Oração subordinada substantiva apositiva É aquela que exerce a função de aposto de um termo da oração principal. Exemplos: Esse era meu maior receio: que você não aceitasse meu pedido de casamento.
3 – Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta é aquela que exerce a função de objeto indireto da oração. 4 – Oração Subordinada Completiva Nominal é aquela que exerce a função de complemento nominal de um termo da oração principal.
Oração Subordinada Substantiva Subjetiva É quando a oração exerce função de sujeito. Para encontrar o sujeito em qualquer frase, pode-se fazer a pergunta “o que é que…?”.
Oração Subordinada Substantiva Apositiva Apesar de a NGB não fazer referência, podem ser incluídas como orações subordinadas substantivas aquelas que funcionam como agente da passiva iniciadas por "de" ou "por" , + pronome indefinido.
Por exemplo Ela só quer uma coisa: que sua presença seja notada. Eis aí a Oração Subordinada Substantiva Apositiva. Não confunda com a Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, que também funciona como aposto, mas que tem como função complementar o sentido de um substantivo anterior, e não uma frase.
Alternativa b: substantiva objetiva indireta. A oração subordinada substantiva objetiva indireta tem função de objeto indireto, ou seja, completar o sentido de um verbo que, neste caso, é "lembrar".
Além disso, podemos reconhecer a oração subordinada substantiva apositiva porque substituir a oração subordinada por “isso” nos dá a confirmação de que estamos diante dessa oração de fato. Vale ressaltar que, na maioria dos casos, a oração subordinada substantiva apositiva será introduzida pelos dois-pontos.
A oração subordinada substantiva apositiva exerce função de aposto de algum termo da oração principal. Por Exemplo: Fernanda tinha um grande sonho: a chegada do dia de seu casamento. Aposto (Fernanda tinha um grande sonho: isso.) Fernanda tinha um grande sonho: que o dia do seu casamento chegasse. Oração Subordinada Substantiva Apositiva
Existem algumas estruturas que nos auxiliam a identificar uma oração subordinada substantiva subjetiva. São elas: a) Verbos unipessoais (acontecer, constar, convir, importar, parecer, urgir, suceder) na oração principal.
Oração subordinada substantiva predicativa. É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. (Oração principal com verbo de ligação + oração subordinada substantiva predicativa)
Qual camada do modelo OSI trabalha o switch?
Qual é a cidade mais rica do Mundo 2020?
O que fazer para o cérebro ficar mais veloz?
Quanto tempo uma pessoa com osteoporose vive?
Quem desliza actina ou miosina?
Quantas calorias tem uma barra de chocolate 90 gramas?
Por que as marcas são importantes tanto para empresas quanto para consumidores?
Porque a cor de Odontologia e vermelho?
Quanto tempo demora para curar queimadura de 1 grau?
É bom pentear as sobrancelhas?
Quanto tempo leva para a parafina endurecer?
O que é uma etiqueta no Google Meu Negócio?