A substância fundamental (Substantia fundamentalis), conhecida como substância amorfa, é um dos componentes da matriz extracelular, existindo em conjunção com diferentes tipos de proteínas fibrosas para a formar. É um termo para designar os componentes não-celulares da matriz, contendo as fibras.
Material amorfo ou substância amorfa é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atômicos), como os sólidos regulares.
Os tecidos conjuntivos têm origem mesodérmica. Caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular, substância amorfa ou matriz, que é sintetizado pelas próprias células do tecido.
A substância fundamental amorfa caracteriza-se por preencher os espaços entre as células e as fibras do conjuntivo e, sendo de aspecto viscoso, podendo representar uma barreira à penetração de partículas estranhas no interior dos tecidos.
Conceito Matriz Extracelular
A matriz extracelular consiste em uma rede complexa de proteínas e cadeias de polissacarídeos secretados pelas células. Sua disponibilidade é variada em diferentes tipos de tecido.
38 curiosidades que você vai gostar
A matriz extracelular não serve apenas como uma rede para es- tabilização da estrutura física dos tecidos, mas também possui função importante nas interações célula-célula e célula-matriz, participando deste modo da integridade dos tecidos.
Ouça este artigo: O tecido conjuntivo, ao contrário dos outros tipos de tecidos histológicos encontrados no organismo, tem como principal componente estrutural a matriz extracelular e tem como funções dar forma e auxiliar na estrutura do corpo conectando células e órgãos e dando suporte às diferentes partes do corpo.
Os glicosaminoglicanos (GAGs) são componentes dos tecidos conjuntivos e representam 30% do material orgânico presente no corpo. Eles criam um gel hidrofílico, que permite a movimentação das células e a circulação de moléculas, como nutrientes, hormônios e outras substâncias químicas.
É formado por fibras reticulares e por células reticulares (fibroblastos que produzem fibras reticulares). O tecido reticular provê uma estrutura arquitetônica tal que cria um ambiente especial para órgãos linfóides e hematopoéticos (medula óssea, linfonodos e nódulos linfáticos e baço).
O colágeno é sintetizado intracelularmente em pequenas porções por diferentes tipos celulares, principalmente por fibroblastos, condroblastos e osteoblastos, e exportado para fora da célula, onde através de enzimas polimerizantes adquire sua estrutura em tripla hélice.
A mesoderme consiste num folheto embrionário, situado entre a endoderme e a ectoderme. A partir da mesoderme, por multiplicação e diferenciação celular. Exemplo de uso da palavra Mesoderma: A mesoderma dá origem aos sistemas nervoso central, muscular, circulatório, às glândulas endócrinas e às gónadas.
O tecido conjuntivo têm origem mesodérmica e é classificado morfologicamente como: tecido conjuntivo propriamente dito, tecido conjuntivo com propriedades especiais (tecido adiposo, tecido mucoso, tecido hematopoético e tecido elástico) e tecido conjuntivo de sustentação (tecido cartilaginoso e tecido ósseo).
O tecido muscular é um tecido de origem mesodérmica caracterizado pela presença de células alongadas, denominadas de fibras musculares ou miócitos, com um citoplasma rico em fibras proteicas, que conferem a esse tecido a capacidade de contração.
– Cristalinos: compostos por átomos, moléculas ou íons arranjados de uma forma periódica em três dimensões. As posições ocupadas seguem uma ordenação que se repete para grandes distâncias atômicas (de longo alcance). – Amorfos: compostos por átomos, moléculas ou íons que não apresentam uma ordenação de longo alcance.
Os denominados "minerais amorfos", como a opala, apesar de manterem uma certa constância de composição química e de características físicas, não apresentam a organização cristalina dos minerais, sendo classificados como mineralóides (parecidos com minerais); a designação "mineral amorfo" deve ser abandonada.
Sobre o tipo Amorfo: Disponíveis, conciliadores, tolerantes por indiferença, mostram muitas vezes uma obstinação passiva muito persistente. No conjunto, são aqueles de quem se diz que têm "bom gênio". Negligentes, inclinados à preguiça, são inimigos da pontualidade. São Indiferentes ao passado mais ainda que ao futuro.
Tecido conjuntivo reticular é um tecido conjuntivo constituído por fibras e células reticulares, que são exclusivas desse tipo de tecido. Tais elementos se dispõem compondo uma delicada trama, que dá suporte a células livres formadoras de células do sangue.
A célula envolve essas fibras com seu citoplasma, isolando-as de outros componentes e células do tecido. As células reticulares são encontradas em muitos tecidos e órgãos, como o baço e os linfonodos. Eles também têm como alvo células B e T para regiões específicas do tecido linfático.
Tecido Conjuntivo Sanguíneo (Reticular)
Esse tecido tem a função de produzir as células típicas do sangue e da linfa.
Definição de glicosaminoglicanos
Eles representam 30% do material orgânico do corpo e podem ser de diferentes tipos. Os GAG mais importantes são o sulfato de condroitina para cartilagens, ossos e córnea; sulfato de dermatane para derme e tendões; e sulfato de heparina para fígado, pulmões e artéria aorta.
FIBROBLASTO: Sintetizam a matriz extracelular (proteínas colágeno, elastina, glicoproteínas, glicosaminoglicanos, proteoglicano) Produz fatores de crescimento (que controla a proliferação e a diferenciação celular) e essa célula é a mais comum no tecido conjuntivo.
Os principais glicosaminoglicanos são: condroitim 4 e 6 sulfato (CS), dermatam sulfato (DS), heparan sulfato (HS), heparina (HEP), queratam sulfato (QS) e ácido hialurônico (AH).
Os três componentes do tecido conjuntivo são células, substância fundamental e fibras. A substância fundamental e as fibras compõem a matriz extracelular (MEC). A célula primária do tecido conjuntivo é o fibroblasto. Sua função é produzir e manter a MEC do tecido conjuntivo.
Tecido Conjuntivo Denso
Possui grande quantidade de matriz extracelular, com predominância das fibras colágenas, dispostas sem grande organização. Há poucas células presentes, entre elas os fibroblastos.
O tecido conjuntivo, de modo geral, apresenta três componentes básicos: células, fibras e substância fundamental. As células desse tecido são variadas e podem pertencer a dois grupos principais: células residentes e células transientes.
Quais os efeitos colaterais do óxido nítrico?
Quais são os tipos de falácia?
Quem matou o professor Dumbledore?
O que acontece quando se oculta uma publicação no Facebook?
Qual é a maior torcida do mundo em 2021?
Porquê a África tem menos acesso à internet?
Qual a função de um processador de som?
Quantos AAS devo tomar por dia?
Quais são as partes básicas de um micrômetro?
O que é telemetria do Windows?
Como transformar VCF em vCard?
É verdade que o cachorro é o melhor amigo do homem?
Quais são os principais produtos industriais desenvolvidos no Rio de Janeiro?
Quando a empresa deve emitir a CAT?
Porque é importante conversar sobre habilidades socioemocionais?