Arte urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial .
Grafite: considerado a manifestação mais popular da arte urbana. Frases e desenhos geralmente feitos com sprays cobrem paredes de casas, edifícios, túneis e ruas.
A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas.
Características da arte urbana É performática e independente; Reflete sobre o uso do espaço público; Possui um caráter dinâmico e efêmero; Interage com o local e o espectador.
A Arte Urbana abrange todos os exemplos de manifestações artísticas tais como grafites, pinturas, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço urbano, que se diferem das atitudes de vandalismo.
Arte Urbana no Brasil No Brasil, a arte de rua aparece na década de 70, mais precisamente com as obras de grafite nas paredes da cidade de São Paulo. Curiosamente surgiu numa época conturbada da história do país, com a Ditadura Militar.
5- O street art, ou arte urbana, são intervenções urbanas artísticas com temas variados como política, religião, protestos e problemas sociais. A arte urbana é uma arte marginal, e não está atrelada a nenhum padrão estético, ela é livre, sendo a expressão máxima da sociedade e do ser cidadão.
Origem da Arte Urbana Os temas utilizados pelos artistas de rua são bem diversos, no entanto, muitos trabalhos estão pautados em críticas sociais, políticas e econômicas.
Além disso, havia muitos artistas nos centros urbanos que se expressavam pela música, teatro e dança. A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar visibilidade à arte cotidiana, ...
É importante analisar o crescimento da arte urbana nos últimos tempos e a forma que passa a ser vista como um “valor cultural” muito significativo para as minorias que anseiam em mostrar sua arte. Assim, essas manifestações populares permitem o encontro das pessoas com a arte independente.
A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas.
Dessa forma, os cidadãos acabam se deparando com a arte sem a necessidade de deslocamento até centros culturais. Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois a fusão de ambas se dá naturalmente, na medida em que o ser humano vive e se desloca pela cidade. Escadaria Selaron, Rio de Janeiro, Brasil.
O que fazer para tirar a ferrugem da água do poço?
O que fazer quando oficial de justiça não encontra a pessoa?
Qual é o café mais caro no Brasil?
Qual a empresa da cantora Anitta?
O que significa t ou h nos pneus?
O que é cultura material e imaterial?
Qual companhia aérea vai para Portugal?
Para que serve o pêndulo no reiki?
Qual era a moeda brasileira em 1950?
O que é risco probabilidade é fator de risco?
Quais as características do realismo na arte?