Assim como em muitas culturas, os yorubás acreditam que Òṣùpá (a Lua) é uma divindade. Desta forma, muitos rituais e ẹbọ (oferendas) só são realizados nas fases lunares consideradas boas.
O período sinódico da Lua é em média 29,53 dias, variando entre 29,3 e 29,8 dias.
A Lua é um símbolo quase universal de feminilidade, passividade, fertilidade, periodicidade e renovação.
A festa das sete luas ou uma outra maneira de dançar a cultura… Na dança celebra-se a vida, mas também a noite, o fantástico e o maravilhoso: invocam-se os mortos e esconjuram-se os vivos; encantam-se os vivos e encomendam-se os mortos.
O ciclo completo de todas elas dura 29,5 dias, ou seja, esse é o tempo que demora para a mesma fase acontecer novamente.
35 curiosidades que você vai gostar
4) Deusa tríplice
Nesse símbolo, o círculo central representa a lua cheia e os semicírculos laterais são as luas minguante e crescente, sinalizando as mudanças naturais em três momentos da vida da mulher: donzela (que representa a pureza), mãe (que seria a proteção) e anciã (que significa sabedoria).
Os rituais da lua minguante, em sua grande maioria, envolvem banimento, ou seja, servem para banir alguma energia que prejudique a sua vida. Porém, peço muita prudência com o que fazem. Não tentem procurar uma magia de banimento que prejudique alguém ou que envolva algo que não conheçam.
Lua Cheia. É quando vemos a Lua iluminada pelo SOL e aparece branca clareando o céu noturno. Seu simbolismo representa a união entre Yin e Yang. A Lua Cheia favorece a expansão, a abundância, a força e o movimento.
Lua Crescente
A lua de hoje está 61,02% visível e está crescendo. Faltam 7 dias para a fase Lua Cheia.