3 LINGUAGEM ICONOGRÁFICA A Linguagem iconográfica/iconografia é um substantivo feminino da língua portuguesa e define o estudo dos assuntos representados por imagens artísticas, obras de arte, relacionando com as suas fontes e significados.
O termo iconografia nos remete portanto a todas as imagens que irão compor a carreira de um artista, por exemplo, ou ao conjunto de obras, sejam elas escultura, cinema, pintura, fotografia, xilogravura e etc., que integraram determinado período artístico. ... Essas imagens e desenhos são a sua iconografia.
A iconografia estuda a origem das imagens, e como elas são expostas e formadas. ... A pesquisa iconográfica pode trazer mais conteúdo pra um texto sobre um período histórico com imagens de esculturas, obras arquitetônicas, quadros ou fotografias.
Recursos iconográficos e multimodais são todas as representações das ideias que o autor quer dar ao seu texto, mas renuncia ás palavras para isso, pois prefere trabalhar a linguagem visual inserindo imagens. para retratar emoções.
O termo iconografia ou iconologia esteve relacionado estritamente à história da arte até as décadas de 1920 e 1930 e, remete ao estudo da origem e formação das imagens. Os historiadores da arte desse período priorizaram o conteúdo intelectual dos trabalhos, visando compreender os aspectos implícitos.
43 curiosidades que você vai gostar
Vocábulo usado para designar o significado simbólico de imagens ou formas representadas em obras de arte. Também nomeia uma disciplina da História da Arte, dedicada a identificar, descrever, classificar e interpretar a temática das artes figurativas.
O uso de imagens auxilia no entendimento e interpretação da história, da vivência de épocas diferentes, sendo uma excelente fonte de pesquisa em virtude de sua riqueza detalhes e informações, nos possibilita interpretar , e não apenas decorar. ...
Os textos multimodais mais conhecidos são os que estão pautados na junção de elementos alfabéticos e imagéticos (leia-se linguagem verbal escrita e visual, respectivamente). ... Tais gêneros trazem consigo a materialização de signos alfabéticos (letras, palavras e frases) e signos semióticos (imagéticos e visuais).
Multissemióticos são os textos com muitos elementos, como imagens, ícones e desenhos.
Os recursos multimodais presentes nos textos podem ser definidos como elementos que garantem aos textos diferentes configurações, que transcendem as palavras, relacionando elementos que são visuais, orais, e até mesmo, escritos. Sendo assim, um texto multimodal compreende aquele que tem diferentes tipos textuais.
Para se fazer uma análise iconográfica deve-se observar a forma usada (cor, linhas e volumes), o conteúdo temático (significados, articulações), significado factual, significado expressivo. Com isso, chega-se aos valores simbólicos propostos em uma obra. Existem diversas maneiras de se interpretar uma arte.
Nome que se dá aos textos que possuem muitos elementos (além do texto escrito), desenhos, imagens, ícones etc.
Os recursos linguísticos são formas usadas para expressar experiências comuns de forma original, motivada ou poética em um discurso. Para atingir esse propósito, figuras de linguagem ou estilo são empregadas para valorizar um texto de modo com que esse comunique seu conteúdo com uma linguagem mais expressiva.
(Silva, 2008, p. 1). No que diz respeito às características estruturais das tiras de humor, segundo Carvalho (2008), entre os seus elementos verbais e não verbais estão: os balões, a onomatopeia, planos e ângulos de visão e legendas. Sendo assim, é possível afirmar que se trata de um gênero multimodal/multissemiótico.
Os textos multimodais são aqueles que empregam duas ou mais modalidades de formas linguísticas, a composição da linguagem verbal e não verbal com o objetivo de proporcionar uma melhor inserção do leitor no mundo contemporâneo.
Multimodalidade geralmente envolve combinações de fala, gestos, texto, processamento de imagem, e não só. Contém sempre duas ou mais modalidades de comunicação. Por exemplo: O realismo sensorial, similar à comunicação cara-a-cara dos humanos é sempre objetivo a longo prazo.
Sendo assim, cores, imagens, disposição da escrita e das imagens presentes no texto e a formatação textual são características /elementos multimodais, os quais evidenciam a pretensão comunicativa do texto, contribuindo de forma significativa para a elaboração de significado por parte do leitor.
A partir da realização da leitura de imagem nós nos tornamos mais conscientes de quem somos, de onde estamos e, principalmente, da mentalidade existente em nós e ao nosso redor. Ao aprender a ler imagens, tornamos nossa percepção de mundo mais elaborada e amadurecemos nosso olhar.
As imagens são armazenadas com mais facilidade e por mais tempo no cérebro, sendo mais fácil para o aluno lembrar do que os textos escritos; por isso, é uma das melhores formas de aquisição de conhecimento para alunos que estão em processo de alfabetização.
Por meio das imagens, e aí podemos usar vários exemplos, como fotografias, pinturas, charges e o próprio filme, ocorre uma maior aproximação com fatos e acontecimentos do passado, permitindo um diálogo com outras temporalidades de forma mais clara, com uma melhor compreensão de como se davam as relações em outros ...
Um recurso é uma forma. Os recursos linguísticos são formas para expressar experiências comuns, conferindo originalidade, emotividade ou teor poético ao discurso. As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva.
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
ex., «durante dez minutos», «de manhã», «há bocado»). Assim, fala-se do valor aspectual que participa do sentido do próprio verbo – trata-se do aspecto lexical. Diz-se, por exemplo, que o valor aspectual de um verbo como nadar é o de constituir um actividade: (1) O João nadou durante dez minutos.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – desenvolver análise e avaliação, durante leitura e produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das formas de composição dos textos, sua situação de produção, e seus efeitos de sentido, para, entre outras coisas, mobilizar conhecimentos ortográficos, sintáticos, discursivos ...
Isso significa que, nas nossas salas de aula, temos de dar lugar a gêneros que combinam diferentes modalidades, tais como as linguagens verbal (oral e escrita), visual, sonora, corporal e digital.
Como tirar vazamento na base do vaso sanitário?
Quanto ganha um corretor de imóveis da MRV?
Qual organela libera peroxidase?
Qual a data do trânsito em julgado?
O que prega a religião dos judeus?
Quanto custa fortnite para pc?
Quais são os tipos de variação linguística exemplos?
Como fazer o feijão congelado?
O que é uma regra deontológica?
Como saber quantos dias tem o meu ciclo?
O que é o perímetro de um triângulo?
Quem tem faculdade de Pedagogia pode trabalhar em quais áreas?