A lesão axonal difusa é uma lesão disseminada nos axônios, uma parte das células nervosas, no cérebro que pode ocorrer devido a um traumatismo craniano. Causas frequentes de traumatismos cranianos incluem quedas, acidentes com veículos motorizados, agressões físicas...
Lesão axonal difusa (DAI sigla em inglês Diffuse Axonal Injury), é uma lesão devastadora do cérebro que ocorre em cerca de 50% das pessoas com traumas graves na cabeça e leva como causa de morte para pessoas com lesões cerebrais traumáticas. DAI também pode afetar pessoas com lesão cerebral leve ou moderada.
"Hoje, em toda medicina, ainda não temos nenhum tratamento para a lesão axonal difusa, que é uma das patologias associadas ao trauma cranioencefálico. Tudo que se faz é, literalmente, esperar e ver como ela vai progredir, como o próprio organismo fará a recuperação", afirma o pesquisador.
A conseqüência da lesão axonal difusa é o estado de coma, que pode ser definitivo, constituindo o estado vegetativo (também chamado de coma vigil, síndrome apálico ou mutismo acinético). Nos pacientes que se recuperam do coma podem restar seqüelas, como demência, espasticidade e ataxia.
A lesão axonal difusa (LAD) é uma das principais formas de lesão traumática encefálica, caracterizada pelo envolvimento das fibras axonais das fibras brancas cerebrais.
43 curiosidades que você vai gostar
Significado de Axonal
adjetivo masculino e feminino Relativo ou pertencente a um axônio. Variação de axônico. Etimologia (origem da palavra axonal). áxone + al.
A lesão axonal difusa é definida pela perda de consciência por mais de 6 horas devido a um TCE onde não há alterações estruturais, expansivas ou metabólicas que expliquem o rebaixamento do nível de consciência.
A contusão óssea/edema pode demorar pouco tempo como duas semanas ou até um ano para cicatrizar. A maioria das lesões que vemos - muitas vezes causadas por quedas ou lesões de esmagamento - vão curar dentro de duas a seis semanas.
Ela acontece quando há uma interrupção súbita de um movimento. O corpo da pessoa fica parado (pelo uso do cinto) mas os órgãos internos mantém a velocidade. Como esses órgãos não estão totalmente presos, eles acabam se chocando com muita força contra ossos, músculos e pele.
Esses termos significam que não tem tumor, abscesso ou mesmo edema importante que empurre um hemisfério cerebral contra o outro. Ou seja, tais anormalidades não estão presentes no exame.
A avaliação por imagem do traumatismo crânio-encefálico (TCE), no atendimento emergencial, até o presente, deve ser realizada preferencialmente pela tomografia computadorizada (TC). A TC além de diagnosticar fraturas ósseas, também pode avaliar lesões parenquimatosas e hemorragias ou coleções extra-axiais.
Diferente da contusão, as concussões causam uma disfunção cerebral temporária, sem apresentar fratura do crânio ou feridas na cabeça. Elas podem ocorrer mesmo após um traumatismo crânio-encefálico menor, dependendo da intensidade com que o cérebro foi mobilizado no interior da caixa craniana.
Concussão é qualquer lesão no cérebro que perturba seu funcionamento normal de forma temporária ou permanente. Os abalos são normalmente causados por um golpe ou choque na cabeça.
Hematoma extradural ou epidural (HED) é definido como uma coleção sanguínea entre a dura-máter e a tábua óssea interna e é considerado uma emergência neurocirúrgica1-3. Corresponde a cerca de 1% das admissões por traumatismo craniano (TCE) sendo mais comum em homens do que em mulheres (4:1)3-5.
Calcule, como um exemplo, a desaceleração necessária para diminuir a velocidade de um avião em aterrissagem de 300 mph para 60 mph em 30 segundos. As velocidade são 300 x 1,47 = 440 pés por segundo, e 60 x 1,47 = 88 pés por segundo. A redução de velocidade é 300 – 88 = 212 pés por segundo.
De acordo com Marcus Nascif, a desaceleração é uma das principais responsáveis pelas mortes em um caso de uma diminuição brusca da velocidade de um corpo em movimento. O corpo da pessoa fica parado, fixo no objeto em movimento (nesse caso, o avião), mas os órgãos internos mantêm a velocidade.
Geralmente resulta de acidentes com veículos motorizados e quedas que causam rápida aceleração e desaceleração da cabeça. O estresse da aceleração e desaceleração faz com que o cérebro seja jogado para frente e para trás e para fora das proeminências localizadas na parte inferior do cérebro.
Geralmente, o especialista indica medicamentos específicos para o tipo de Contusão, além de Pomadas Anti-inflamatórias para o alívio da dor.Sigma Farma 6.Neo Quimica - Etico 2.Salonpas 2.Cosmed 1.Gelol 1.Laboratorio Bago Do Brasil 1.Mantecorp SkinCare 1.Salonsip 1.
Depende da gravidade dos ferimentos. A dor geralmente desaparece em 1-4 semanas após o acidente. O hematoma pode ser estendido, talvez para além do local inicial. Pode ser visível por várias semanas e pode até ser doloroso.
A luxação é uma lesão que atinge as articulações que ligam dois ou mais ossos, provocando um deslocamento dos mesmos. Já a contusão é motivada por um trauma em um ponto específico, lesionando tecidos e musculatura, com vermelhidão ou roxidão e dor no local.
O TCE está dividido em três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta.
Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico. As causas do traumatismo craniano podem envolver qualquer acidente em que a cabeça seja fraturada, como em quedas ou acidentes de carro.
Casos moderados a graves podem deixar sequelas como: Problemas cognitivos, como irritabilidade, lentidão, mudanças de comportamento, perda de memória e déficit de atenção); Distúrbios de movimento, como paralisia e perda de equilíbrio; Convulsões.
A lesão axonal difusa é uma lesão disseminada nos axônios, uma parte das células nervosas, no cérebro que pode ocorrer devido a um traumatismo craniano. Causas frequentes de traumatismos cranianos incluem quedas, acidentes com veículos motorizados, agressões físicas...
Na neuropatia axonal o processo patológico está nos neurônios (sensitivos e motores) que originam os axônios. Os neurônios não conseguem manter a integridade estrutural e funcional dos axônios. As porções mais distais dos axônios sofrem mais precocemente que as proximais.
Como mudar a chave Pix de banco?
Como mudar a tag do Discord de graça?
Como criar uma resolução na AMD?
Como alterar o MTU do computador?
Como mudar o idioma do Windows 7 para Português Brasil?
Como instalar o Meet na Smart TV?
Como sair de uma conta do Netflix no PC?
Quantos tiro a AK-47 dar por minuto?
Como funciona a tinta da impressora?
Qual máquina personalizar capa de celular?
Como funciona empresa de crédito?
Como fazer uma ecobag personalizada?
Para que serve a broca Escariadora?
Como desbloquear o Pop-up no Windows 10?
Como fazer fogos de artifício personalizado no Minecraft?
O que é furadeira parafusadeira de impacto?
Como que eu faço para fazer um boletim de ocorrência online?