O que é uma lei ordinária?

Pergunta de Mariana Costa de Pinho em 31-05-2022
(65 votos)

No direito, a lei ordinária é um ato normativo primário e contém, em regra, normas gerais e abstratas. Embora as leis sejam definidas, normalmente, pela generalidade e abstração, estas contêm, não raramente, normas singulares.

Para que serve uma lei ordinária?

Trata de assuntos diversos da área penal, civil, tributária, administrativa e da maior parte das normas jurídicas do país, regulando quase todas as matérias de competência da União, com sanção do presidente da República. O projeto de lei ordinária é aprovado por maioria simples.


O que são leis ordinárias exemplos?

São as leis típicas, ou as mais comuns, aprovadas pela maioria dos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal presentes durante a votação.

Quais são as leis ordinárias?

Lei ordinária é a espécie normativa mais comum prevista na Constituição Federal e que edita normas de forma geral e abstrata.
...
Os demais atos normativos primários são:emendas à Constituição.leis complementares.leis delegadas.medidas provisórias.decretos legislativos.resoluções.

Qual a diferença entre lei ordinária e lei complementar?

No tocante ao aspecto formal, a diferença entre lei ordinária e lei complementar está no quórum de provação do projeto de lei. ... Enquanto a lei complementar é aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada casa, a lei ordinária é aprovada pela maioria simples.

AGU Explica - Lei Ordinária x Lei Complementar


22 curiosidades que você vai gostar

O que é uma lei complementar?

A lei complementar fixa normas para a cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, conforme a Constituição. ... O quórum para aprovação de projeto de lei complementar é maioria absoluta das duas Casas do Congresso (41 senadores e 257 deputados).

O QUE É lei complementar exemplo?

Um bom exemplo de lei complementar é o Código Tributário Nacional (CTN), lei Nº 5.172, de 25 de Outubro de 1966. O CTN trata de diversos assuntos relativos ao direito tributário, o qual regula a arrecadação tributária nacional.

Como identificar uma lei ordinária?

LEI ORDINÁRIA: aprovada por maioria simples (artigo 47 da CF/88). Exemplificando, imaginemos que seja necessária a aprovação das espécies normativas no Senado Federal, que possui o total de 81 Senadores.

Quem pode criar uma lei ordinária?

“A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou comissão da Assembléia Legislativa, ao Governador do Estado, ao Tribunal de Justiça, ao Procurador-Geral de Justiça e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição”.



Outras questões

Como saber se eu sou filha de Ogum?

Como limpar o matambre?

Como saber se estou com o dedo do pé quebrado?

O que fazer quando a tinta da impressora seca?

Como saber se eu tive uma premonição?

Como apagar arquivos do Google Drive no iPhone?

Como se chama uma pessoa que é muito fria?

Como limpar dados do chip?

Como perceber que estou sendo chato?

Como faço para limpar os cookies do meu celular?

O que acontece se a pasta térmica secar?

Como saber se você é um bom professor?

Como fazer limpeza de cabeçote da impressora Epson l3110?

Como saber se você é descendente de judeus sefarditas?

Quais são as etapas de um processo de canonização?

O que é cashback Shopee?

Como usar folha de cheque?

Como funciona Cyborg?

Como funciona o contrato de trabalho determinado?

O que é gratuito no Claro now?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com