Introdução: A hiperplasia fibrosa inflamatória é considerada uma lesão proveniente de uma reação hiperplásica do tecido conjuntivo fibroso, decorrente de um trauma crônico, tendo como fatores etiológicos as próteses mal adaptadas, dentes fraturados, raízes residuais, higiene bucal inadequada, diastemas e outros traumas ...
O tratamento consiste na remoção cirúrgica com exame microscópico do tecido excisado. Em caso de estar relacionada com prótese mal adaptada, o protocolo terapêutico deve incluir confecção nova prótese, para se prevenir recidivas.
A hiperplasia gengival é uma condição que diz respeito ao crescimento excessivo da sua gengiva. Enquanto algumas pessoas possuem pouca gengiva para cobrir seus dentes, outras, com essa condição, têm um muito mais tecido gengival.
A hiperplasia fibrosa inflamatória, também denominada de epúlide fissurada, enquadra-se entre as lesões benignas do tecido mole decorrentes de traumas crônicos, geralmente de uma prótese mal adaptada. Essa lesão acomete preferencialmente o sexo feminino, adultos de meia idade ou mais velhos, e usuários de próteses.
Introdução: A hiperplasia fibrosa inflamatória (HFI) é proliferação de processos inflamatórios não-neoplásicos, que decorrem de traumas físicos e crônicos, porém de baixa intensidade. Tem uma frequência significativa em região de língua, entretanto, seu local de maior ocorrência é em gengiva.
19 curiosidades que você vai gostar
A hiperplasia fibrosa inflamatória consiste em uma lesão fibrosa inflamatória de desenvolvimento. É frequente na mucosa bucal em pacientes que fazem o uso de próteses mal adaptadas ou inadequadas1. ... Para o tratamento da hiperplasia, deve-se suspender o uso frequente da prótese para que haja a diminuição da lesão.
É um tumor benigno localizado na boca. Ele também pode ser chamado de fibroma traumático, fibroma de irritação, nódulo fibroso ou hiperplasia fibrosa focal. Em suma, a principal queixa dos pacientes nos consultórios médicos e odontológicos diz respeito à presença de uma “carninha” ou “bolinha” na boca.
Introdução: A hiperplasia fibrosa inflamatória é considerada uma lesão proveniente de uma reação hiperplásica do tecido conjuntivo fibroso, decorrente de um trauma crônico, tendo como fatores etiológicos as próteses mal adaptadas, dentes fraturados, raízes residuais, higiene bucal inadequada, diastemas e outros traumas ...
O diagnóstico clínico para as lesões em palato duro e rebordo alveolar superior foi de estomatite protética e para as lesões em comissura labial foi de queilite angular.
As causas da candidíase eritematosa, classicamente citadas, são o trauma proveniente da prótese, a higiene deficiente da prótese e da cavidade bucal, o uso ininterrupto da prótese, a infecção fúngica (principalmente pelo gênero Candida) e a hipersensibilidade ao material de base da prótese (WILSON, 1998).
Hiperplasia por placa bacteriana: é o tipo mais recorrente da doença, principalmente em indivíduos que fazem uso de aparelho ortodôntico. É causada pela formação de placa bacteriana em razão da falta de higiene bucal, sendo uma consequência da gengivite.
Com boa empunhadura e cabeça pequena, as escovas TePe são perfeitas para prevenir ou cuidar de bocas com hiperplasia gengival. Após a escovação deve sempre ser realizada a limpeza interdental, com o Mini Flosser da TePe essa função fica cada vez mais fácil.
O tratamento dessas hiperplasias consiste em cirurgias periodontais denominadas gengivectomias, aonde o excesso de gengival que recobre o dente é removido.
O fibroma de irritação é um dos tumores mais comuns da cavidade oral, sendo de origem benigna e de causa mais provável a de reação do tecido conjuntivo fibroso em resposta a traumas constantes no mesmo local9.
Fármacos que particularmente causam hiperplasia gengival incluem:Fenitoína.Ciclosporina.Nifedipina e outros bloqueadores do canal de cálcio.
A hiperplasia é um aumento no número de células de um órgão ou tecido em decorrência de estímulos externos. Esse processo pode ocasionar um aumento do volume dos órgãos ou uma neoplasia benigna. Ela difere-se da hipertrofia, mas ambas podem ocorrer juntas em um processo de adaptação celular a determinados estímulos.
Entre as principais lesões resultantes do uso da PT a mais predominante é a estomatite protética. Encontra-se na mucosa oral dos usuários de prótese total ou parcial removíveis.
A anamnese do paciente com qualquer queixa de lesão de cavidade oral deve conter o tempo de evolução da doença e presença de sintomas como dor, prurido, dificuldade de alimentação ou alterações em outros sistemas do organismo.
Entre as principais lesões decorrentes do uso de prótese dentária a mais prevalente é a estomatite protética. Situa-se na mucosa oral dos portadores de prótese total ou parcial removíveis.
Estomatite protética: é um processo inflamatório que se desenvolve em pacientes que utilizam próteses totais removíveis (dentadura) com a presença de áreas avermelhadas no palato duro (“céu da boca”). Geralmente assintomática, porém pode apresentar queimação, sintomatologia dolorosa, prurido e sabor desagradável.
Em outras palavras, essa alteração contempla células e fibras de tecido conjuntivo, afetando a mucosa oral. A HFI pode atingir o rebordo alveolar, o palato e o fundo de vestíbulo. De modo geral, a cor do tecido local é mantida, embora possa haver ulceração decorrente do trauma.
A hiperplasia papilar inflamatória (HPI) é uma lesão que acomete o palato duro em pacientes que utilizam prótese com base acrílica removível. A etiopatogenia desta lesão está associada a próteses mal adaptadas ou com câmera de vácuo, uso contínuo das mesmas e alterações oclusais.
O médico pode recomendar a administração de medicamentos e/ou aconselhar a realização de uma cirurgia. Os remédios mais usados para o tratamento dos fibromas são os inibidores de estrogênio e progesterona, como os anticoncepcionais, que podem ajudar a controlar o sangramento.
Um fibroma é um crescimento benigno, semelhante a tumor, composto principalmente por tecido fibroso ou conjuntivo. Os tumores semelhantes a tumores, como o fibroma, desenvolvem-se quando o crescimento celular descontrolado ocorre por uma razão desconhecida, ou como resultado de lesão ou irritação local.
O fibroma é classificado como uma lesão proliferativa de natureza benigna, sendo a lesão mais comum da cavidade oral. Entre as suas formas está o fibroma traumático, ocasionado por trauma de repetição, com maior prevalência em mucosa jugal - linha oclusal, mucosa labial, língua e gengiva.
Como funciona a educação bilíngue para surdos?
Quem toma aspirina pode infartar?
Como ver o preço do IPVA 2022?
Como identificar câncer de mama na mamografia?
O que a tecnologia tem feito em nossas vidas?
Qual melhor rolo para pintura de azulejos?
Onde surgiu o primeiro Carnaval do mundo?
Quais povos tomam banho todos os dias?
Qual é a sigla de centímetros?
Qual foi a saudação de Maria para Isabel?
Qual a formação do ensino médio?
Quando a placenta fica grau 1?
O que a OMS fala sobre saúde mental?