Formações relacionadas filogeneticamente que possuem por isso a mesma origem e estrutura básica, podendo, por evolução divergente, desempenhar funções diferentes.
Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer, portanto, que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.
Um exemplo de órgãos homólogos é com relação aos ossos das patas dianteiras de diversos vertebrados. Embora possuam funções diferentes como a asa de uma ave, a nadadeira de uma baleia e a mão de um ser humano, a estrutura óssea desses membros são semelhantes e possuem uma mesma origem embrionária.
Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum. Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.
Nós utilizamos características homólogas – características similares em organismos diferentes porque foram herdadas de um ancestral comum que também tinha essa característica. Um exemplo de característica homóloga é os quatro membros dos tetrápodes. Pássaros, morcegos, ratos e crocodilos todos têm quatro membros.
38 curiosidades que você vai gostar
A homologia pode ser definida como características que possuem a mesma origem embrionária e estão presentes em espécies com ancestralidade comum. A analogia, por sua vez, não indica ancestralidade comum e é resultado de evolução convergente.
O conceito de analogia se refere a organismos de diferentes espécies que possuem estruturas biológicas semelhantes, mas que não possuem uma mesma origem embrionária.
Em biologia evolutiva a homologia se refere as estruturas que têm a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies que descendem de um ancestral em comum, podendo exercer diferentes funções em diferentes espécies.
Designação de um órgão ou parte de um órgão que apresenta regressão no seu tamanho através da evolução da espécie, por ser desnecessário ou de muito pouca utilidade. São exemplo de órgãos vestigiais o apêndice cecal nos seres humanos e as asas do avestruz.
Como fazer um cabo crossover de rede?
O que é um gráfico de uma função?
Como criar um grupo no WhatsApp com link no iPhone?
Como fazer gráficos bonitos Excel?
Como solicitar suspensão do contrato de trabalho?
Como fazer download de arquivos PDF bloqueados?
Como informar suspensão do contrato de trabalho?
Como colocar um programa no formato de RAR?
Como pegar certificado Sest Senat?
Como incentivar as pessoas a responderem pesquisas?
Como entender o Beta-hCG quantitativo?
Como informar na GFIP funcionário afastado?
Como faço para imprimir o cabeçalho em todas as páginas no Excel?
Como informar na sefip afastamento por doença?
O quê investir com a Taxa Selic baixa?