Agora, estudaremos as estruturas de repetição, que permitem executar mais de uma vez um mesmo trecho de código. Trata-se de uma forma de executar blocos de comandos somente sob determinadas condições, mas com a opção de repetir o mesmo bloco quantas vezes for necessário.
É uma estrutura iterativa que executa uma ação ou um bloco verdade e permite sua repetição até que determinada condição seja verdadeira.
As estruturas de repetição são basicamente três: enquanto-faça, faça-enquanto e para-faça. A diferença básica é que enquanto-faça primeiro testa a condição para depois realizar o bloco de comando, ao contrário de faça-enquanto que primeiro executa o bloco para depois realizar o teste.
O que é estrutura de repetição? Dentro da lógica de programação é uma estrutura que permite executar mais de uma vez o mesmo comando ou conjunto de comandos, de acordo com uma condição ou com um contador.
Estrutura de repetição
Permite que uma sequência de ações ao longo do algoritmo seja executada repetidamente, até que uma determinada condição de interrupção seja satisfeita. A condição de interrupção é representada por uma expressão lógica.
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Escreva um algoritmo que receba um número digitado pelo usuário e mostre o valor do dobro deste número. Este algoritmo continuará a se repetir enquanto o usuário não digitar o valor 0 (zero). Quando o usuário inserir o valor 0, o algoritmo deve ser encerrado.
Estrutura repita
Essa estrutura é utilizada quando temos um número indefinido de repetições e precisamos que o teste condicional seja realizado após a execução do trecho de código. Isto é, devemos utilizar essa estrutura quando não sabemos o número de vezes que um trecho do código deve ser repetido.
Em linguagem C, existem três estruturas de repetição, são elas: for, while e do… while.
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Pseudocódigo:valor_inicial é uma instrução de atribuição do valor inicial do laço para a variável de controle.condição final é uma condição que controla o laço.passo é o incremento do laço.
Existem diversas estruturas de dados utilizadas na programação, as quatro principais são: Listas e suas variações (filas, pilhas, deques, listas circulares…), Árvores e suas variações (binárias, binárias de busca, não binárias…), Grafos, Tabelas Hash, que são largamente utilizadas na implementação de aplicações.
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