Mathieson e Wall apresentam uma definição bem simples e com conotações geográficas, dizendo que Demanda Turística é “o número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes daquele de trabalho e de residência habitual”.
Revela o perfil socioeconômico dos turistas, as características da sua viagem e a avaliação dos turistas internacionais e domésticos sobre os serviços e equipamentos turísticos do país. ...
A demanda é constituída pelas pessoas que se deslocam de seu local de residência para consumir os serviços turísticos. Há cinco tipos de demanda: real, potencial, histórica, futura e potencial vinculada à demanda real.
A demanda é a quantidade de bens e serviços que determinados consumidores desejam adquirir por um certo período de tempo. E a demanda turística é a procura por produtos e serviços que caracterizam a própria atividade turística.
Um conjunto de elementos inter-relacionados que evoluem de forma dinâmica. Existem quatro elementos básicos no conceito da atividade turística : 1.
...
Dentro do Conceito de Gastos Turísticos, obtemos as seguintes combinações:Alojamento.Alimentação.Transporte.Lazer, cultura, atividades esportivas.Compras.Outros.
23 curiosidades que você vai gostar
São as Atividades e os Recursos Culturais, Históricos, Naturais, Cênicos, as paisagens, que fazem com que as pessoas viajem para conhecer e desfrutar dos destinos turísticos.
Turismo emissivo: toda atividade que envolve a saída de pessoas para viajar para outra localidade nesse caso existe a evasão de divisas. Turismo nacional: é a soma de todas as atividades ligadas ao ato de viajar dentro de um determinado país, podendo ser praticado pelos habitantes locais ou estrangeiros.
41) a oferta turística pode ser definida como: O conjunto de atrações naturais e artificiais de uma região, bem como de todos os produtos turísticos à disposição dos consumidores para a satisfação de suas necessidades.
Os principais fatores que influenciam a demanda turística são o preço dos produtos turísticos, o preço dos outros produtos, a renda do consumidor e o gosto do turista. No que se refere à classificação, a demanda turística é classificada em potencial e real.
Produto turístico, de acordo com o MTur é “o conjun- to de atrativos, equipamentos e serviços turísticos acresci- dos de facilidades, localizados em um ou mais municípios, ofertado de forma organizada por um determinado preço” (BRASIL, MTUR, 2007c, p. 17).
Elasticidade-preço da demanda turística A elasticidade-preço da demanda turística é definida como a relação existente entre as variações percentuais das quantidades demandadas de produtos turísticos em virtude da variação percentual dos preços dos mesmos produtos (LAGE, 2009).
MERCADO TURÍSTICO. Como qualquer tipo de mercado, o mercado turístico pode ser considerado como uma rede de informações que permite aos agentes econômicos – consumidores, no caso os turistas, e produtores, no caso as empresas de turismo – tomarem decisões para resolverem os problemas econômicos fundamentais do setor.
Atrativo é aquilo que motiva a viagem, sendo chamado, inclusive, de “matéria-prima do turismo”. Atrativo é o mesmo que recurso, para a maioria dos autores. O produto turístico só existe a partir da estruturação de um ou mais atrativos, adequando-os para serem consumidos pelos visitantes.
Segundo Beni (2003), os indicadores da situação da oferta turística são: a existência ou não destes bens e serviços; o percentual de consumidores do turismo que os utilizam; o nível de atendimento e o grau de satisfação dos turistas.
Ao conjunto formado pelos atrativos, equipamentos e serviços turísticos, juntamente com a infraestru- tura de apoio ao Turismo recebe o nome de Oferta Turística de um núcleo receptor. É esta oferta que vai atrair os visitantes ao município e possibilitar sua permanência.
É o conjunto de obras de instalações de estrutura física de base que criam condições para o desenvolvimento de uma unidade turística, tais como sistema de transportes, comunicações e serviços urbanos (redes de abastecimento de água, luz, esgoto, limpeza pública).
Turismo emissivo: Compreende os residentes que viajam para visitar outro país. Fora das fronteiras existentes em cada país. Turismo receptivo: Compreende não residentes que chegam para visitar um determinado país.
O turismo receptivo gera divisas para a localidade, ao passo que, por meio do turismo emissivo, divisas são levadas para fora do país, da região ou da cidade.
É um conjunto de instalações ou serviços turísticos oferecidos por uma empresa, organização ou entidade pública, num lugar determinado e acessíveis ao público. Forma de relevo litorâneo abrupto e escarpado, resultante do trabalho de erosão realizado pelo mar e por outros agentes.
O turismo convencional compreende atividades produtivas modernas, com foco no mercado e concentração de lucros, reproduzindo organizações territoriais em espaços do capital propícios ao lazer. Caracteriza-se com a padronização dos produtos e serviços, como exemplo as grandes cadeias de hotéis.
Transfere o valor dos patrimônios culturais, das cidades, e dos lugares da população local para os turistas, enquanto objeto do olhar, do prazer e de desejo. Em função do turismo e do consumo dos espaços são produzidas diversas formas estruturais de paisagens e de negócios.
O turismo na economia
O turismo também pode ser definido de acordo com a expectativa da demanda, pois este está ligado ao consumo de bens e serviços dos turistas, como hospedagem, alimentação, transporte e atrações culturais. E com a teoria da oferta de acordo com os preços oferecidos aos bens e serviços no mercado.
O índice é composto por diversas atividades ligadas ao turismo, como transportes (terrestre, marítimo e aéreo), locação de automóveis, restaurantes, hotelaria, agências de viagens e serviços de catering e de comida preparada, entre outras.
O produto turístico é formado por atividades e serviços relacionados aos meios de hospedagem, alimentação, transporte, produtos típicos locais e equipamentos de lazer e entretenimento naturais ou artificiais.
Reconhecem-se três dimensões fundamentais do produto turístico: Recursos Turísticos, (naturais e sócio-culturais expressos no património do homem), Infraestruturas (transporte e comunicações, facilidades) e Serviços (os que oferecem as empresas de serviços).
Quando dois juízes se declaram incompetentes?
Como calcular o ph de ácidos fortes?
Quanto é a cota de retirada do hago?
O que é desequilíbrio de tensão?
Como a umidade da região amazônica chega nas regiões Sul e Sudeste do Brasil?
Quem é concursado pode ter outro emprego?
Como os escravos tomavam banho?
Quais são os cinco direitos dos idosos?
Quais bancos financiam 90% do imóvel?
Porque a bexiga enche com água quente?
Que mensagem a música ABC do Sertão transmite?
Para que serve temozolomida 100mg?
Qual é a importância do oxigênio?
Para que serve enrofloxacina em aves?