A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
Como fazer uma crônica narrativa?Enredo: história da trama, onde surge o tema ou o assunto que será narrado.Personagens: pessoas presentes na história e que podem ser principais ou secundários.Tempo: indica o tempo no qual a história está inserida.Espaço: determina o local (ou locais) onde se desenvolve a história.
A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano. Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.
Como a tipologia predominante é a narrativa, o texto apresenta um enredo com personagens, tempo e espaço. Suas principais características são humor, ação e crítica.
A crônica é um gênero textual caracterizado por textos curtos, de linguagem simples e que retrata os aspectos da vida cotidiana, geralmente com toques de humor ou ironia.
38 curiosidades que você vai gostar
Passo a passo de como fazer uma crônica argumentativa
Para fazer uma crônica argumentativa, deve-se organizar alguns elementos prévios à escrita, como o contexto cotidiano ou o exemplo que vai ilustrar e inserir o tema, bem como o ponto de vista ou a reflexão que se deseja expressar.
Crônicas devem ser curtas, mas não tanto.
Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas.
– Um tamanho bom de crônica é entre 2 mil e 4 mil toques (contando letras, pontuação e espaço entre as palavras), porém, o tamanho é livre. O autor deve sentir qual o tamanho ideal para a sua história. – A crônica não precisa ser cômica.
Dicas para escrever uma boa crônica
O texto de uma crônica normalmente não é necessariamente longo, pode ter em torno de 500 a 1500 palavras. A linguagem sempre deve ser clara e ser acessível.
Dicas para produzir uma boa crônica narrativa. Primeiramente, o autor deve observar com atenção o acontecimento, cena, fato ou cenário que deseja descrever para definir o tema do texto. É importante também que o escritor apresente logo no início de texto o tema escolhido de forma leve e objetiva.
A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras. Os temas comuns a esse gênero são os mais variados possíveis. Qualquer assunto cotidiano pode ser motivo de crônica.
O fator principal que define a crônica é sua temática: crônicas abordam assuntos vinculados ao cotidiano das cidades. Um bom cronista é aquele que narra situações banais sob uma ótica particular e criativa. É comum que esse tipo de texto tenha marcas claras de humor.
Humor, intimidade, lirismo, surpresa, estilo, elegância, solidariedade. 6- Que temas podem aparecer numa crônica? Assuntos relacionados ao momento, em outras palavras, ao cotidiano.
Tematizar situações cotidianas: diálogos entre casais, cenas em um restaurante, momentos em uma estação de metrô são temas comuns em crônicas. Linguagem leve: o uso do nível coloquial da língua é bem-vindo nas crônicas. Em alguns casos, o humor ou, ainda, o tom poético pode marcar a linguagem usada nesse gênero.
#Dica 1Quando aconteceu? (tempo)Quem estava presente? (personagens)Onde os personagens estavam? (espaço)O que aconteceu? (enredo/introdução)Como isso aconteceu? (desenvolvimento e conclusão)
Na apresentação ou introdução, você deverá apresentar as personagens, bem como suas características físicas e psicológicas, e situar o leitor no tempo e no espaço da narrativa. No desenvolvimento, você apresentará os conflitos, ou seja, as diversas situações nas quais as personagens serão envolvidas.
Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.
Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.
A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Frases para iniciar uma introdução“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”“Muito se discute a importância de …”“Pode-se afirmar que, em razão de …”“Observando o cenário…”“É de conhecimento geral que…”“Em face do cenário atual…”“Segundo a pesquisa…”“Tendo em vista que…”.
Uma história pode começar com uma introdução do próprio narrador. Apresentar-se como o narrador da sua própria história, e fornecer detalhes mais, ou menos, pertinentes para o desenrolar da história, é uma abordagem directa que, por vezes, funciona muito bem.
Segue uma lista:Pode-se afirmar que, em razão de…Ao analisar o (a,os,as)…Em virtude do cenário atual, em vista da atual situação…Percebe-se que…Comenta-se, com frequência, a respeito de…Convém lembrar…É indiscutível que, é inegável que …Levando-se em consideração os aspectos…
Embora você esteja escrevendo na perspectiva de primeira pessoa, as frases não podem começar somente com “eu”, senão, sua narrativa ficará repetitiva e cansativa. Tente variar as frases para não começar sempre com dessa forma. Em vez de escrever duas frases seguidas, como “Eu desci as escadas com o coração acelerado.
A principal característica da crônica localiza-se na sua temática: o cotidiano é o grande assunto desse gênero. Nesse sentido, quase tudo que, de alguma forma, é significativamente importante para alguém transmitir a seus companheiros ou conhecidos pode ser um motivo para escrever uma crônica.
A crônica narra de forma artística e pessoal fatos do cotidiano, geralmente colhidos no noticiário jornalístico. Que fatos estão enfatizados nesta crônica? A crônica geralmente é um texto curto e leve, escrito com objetivo de divertir o leitor e /ou levá-lo a refletir criticamente sobre a vida e o comportamento humano.
O que são direitos sociais exemplos?
Como escreve o número 19 por extenso?
Qual a importância da inclusão digital na vida dos idosos?
Como tomar banho de descarrego de Arruda?
O que são ativos na contabilidade?
Como é a vida de quem tirou a vesícula?
Como preparar uma massa de cimento para fazer um muro?
Como identificar um período simples?
Até quando Plutão fica em Capricórnio?
Qual a diferença de whey concentrado e isolado?
Tem que estar com o cabelo sujo para fazer progressiva?
Como são chamadas as doenças do glicogênio?
Quanto tempo leva para a primeira audiência em uma ação trabalhista?
Quem é o líder do alvorecer dourado?