Define-se como contingência a proposição composta que não é uma tautologia nem uma contradição, ou seja, o valor lógico da proposição composta depende dos valores lógicos das proposições simples que a compõem.
Em filosofia e lógica, contingência é o modo de ser daquilo que não é necessário, nem impossível - mas que pode ser ou não.
Definição Definição: Chama-se contingência contingência contingência toda proposição composta em cuja última coluna da sua tabela verdade aparecem os valores V e F cada uma pelo menos uma vez . Em outras palavras, contingência contingência contingência é toda proposição composta que não é tautologia nem contradição.
Resultado de tabelas de verdade
Se na coluna do operador principal todas as linhas forem verdadeiras, diremos que a proposição composta é uma tautologia. Ao contrário, se todas forem falsas, é uma contradição. Por fim, se houver pelo menos uma verdadeira e pelo menos uma falsa, diremos que é uma contingência.
Quando uma proposição não é tautológica nem contraválida, a chamamos de contingência ou proposição contingente ou proposição indeterminada. Observe que como uma tautologia é sempre Verdadeira, sua negação sempre assumirá o valor lógico da Falsidade, resultando assim em uma contradição.
16 curiosidades que você vai gostar
A contingência é, na verdade, o caso mais comum de proposição lógica. Consiste numa proposição composta que pode ser verdadeira ou falsa, dependendo do valor lógico das pre- missas que a constituem.
A necessidade e a contingência são modos da verdade; por isso, são denominadas “modalidades aléticas” (do termo grego para verdade, ἀλήθεια). Uma vez que a negação de uma verdade necessária é uma falsidade necessária, os modos da verdade são também modos da falsidade.
Em filosofia e outras áreas das ciência humanas, diz-se que um argumento é tautológico quando se auto explica, de forma redundante. É a proposição que tem por sujeito e predicado um mesmo conceito, expresso ou não pelo mesmo termo. Por exemplo, dizer que “tudo o que é demais sobra” é uma afirmativa tautológica.
Para detectar rapidamente uma Tautologia, basta analisar a última coluna da Tabela de Verdade que você preencher na resolução da sua questão. Caso a coluna da proposição analisada só tiver valores lógicos verdadeiros, trata-se de uma Tautologia.
O que dizem as Leis de Morgan
Em linguagem simples podemos dizer o seguinte: negar duas proposições ligadas com “e” – ou seja, uma conjunção – é o mesmo que negar duas proposições e ligá-las com “ou” (ou seja, transformá-las em uma disjunção. Para ficar mais claro: Não (p e q) é igual a (não p) ou (não q).
As proposições lógicas podem ser classificadas em dois tipos: Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero. Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).
Veja como montar uma tabela verdade para 3 proposições simples:Na 1ª coluna preenchemos a 1ª metade com V e a 2ª metade com F .Na 2ª coluna preenchemos com V e F alternados em grupos de dois, iniciando pelo V .Na 3ª coluna preenchemos com V e F alternados entre si, iniciando pelo V .
O contingente é o que simplesmente acontece de existir, mas não precisaria ter exis- tido: ser necessário é o ser que deve existir, que não pode não existir . . . Podemos reexpressar o argumento deste modo: “A proposição Deus existe é necessária”. Isto é, seria contraditório negar a existência de Deus4.
Necessário é um adjetivo que qualifica tudo aquilo que é preciso, essencial e de grande necessidade. Costuma-se utilizar o adjetivo “necessário” para se referir aquilo que deve ser obrigatoriamente realizado. Por exemplo: “É necessário o preenchimento do formulário para ser atendido”.
Proposição: Toda frase que você consiga atribuir um valor lógico é proposição, ou seja, frases que podem ser verdadeiras ou falsas. Não são proposições frases onde você não consegue julgar, se é verdadeira ou falsa, por exemplo: 1) Vai estudar? 2) Mas que legal!
(1) Uma sentença composta é chamada Tautologia quando seu valor lógico for sempre verdade, independentemente dos valores lógicos das sentenças simples que a compõem.
O que é Tautologia:
Tautologia é a repetição desnecessária de uma mesma ideia usando termos diferentes. É aplicado à linguagem e às normas de redação como algo a ser evitado na escrita formal. A tautologia é uma redundância, como a expressão "círculo vicioso".
contradiçãoAfirmação oposta, inversa ou contrária ao que alguma pessoa disse;Incongruência entre ações ou comentários consecutivos relativamente àquilo que se disse;Discordância de pontos de vista, perspetivas, emoções, vocábulos ou ideias;Ação ou resultado de (se) contradizer;Impugnação ou refutação.
vício de linguagem que consiste em repetir uma ideia usando palavras diferentes (exemplo: descer para baixo, entrar para dentro, etc.)
Tautologia (de tautos, em grego, exprime a ideia de mesmo, de idêntico) é outra denominação que recebe o pleonasmo vicioso e se caracteriza pela seguida repetição, por meio de palavras diferentes, de um pensamento anteriormente enunciado devido ao "desconhecimento da verdadeira significação dos termos empregados, ...
Princípio da não tautologia: uso de diferentes palavras ao longo do texto, mas que transmitem a mesma ideia. Esse vício de linguagem interfere na interpretação, pois impede a progressão textual e, consequentemente, o entendimento da mensagem.
Necessário é o que existe e opera universalmente sempre da mesma maneira e não pode ser diferente do que é nem operar de maneira diferente da que opera (é o caso da natureza, com suas leis). Contingente é o acaso, o que pode ou não acontecer sem que tenhamos como prever se ocorrerá ou não.
A liberdade humana de escolha, pressuposta pela ética, exige que haja contingência. Se aceitarmos um sistema filosófico sem contingência, estaremos defendendo um sistema necessitario. Como tal, nele não há espaço para o exercício da liberdade. Sem liberdade não há espaço para a ética, para o direito ou para a história.
Em Deus, existência é o mesmo que essência; ou – colocando diferentemente a mesma coisa – existir é essencial para Deus. Então, Deus é um ser necessário, um ser que existe necessariamente. As coisas criadas são contingentes, isto é, suas existências não se inferem se suas essências.
A contingência temporal é apenas a mudança ao longo do tempo, e isto é muito diferente da contingência no sentido alético mais robusto da metafísica contemporânea. (“Alético” quer dizer “referente à verdade”.) ... Compare-se com a contingência aparente de ter nascido na Grécia.
Quem julga os embargos à execução?
Qual é a diferença entre gengivite e periodontite?
Quais são os tipos de legítima defesa?
Como eram conhecidos os caldeus?
Qual é o prazo de validade da medida provisória?
Quantas latas de cerveja engorda?
Qual é o melhor formato de vídeo para o YouTube?
Para que serve a tesoura íris?
Como se chama a alimentação por sonda?
Qual a fórmula para calcular o tempo?
Que teve infarto pode fazer sexo?
O que significa fio da espada na Bíblia?