A associação de capacitores é uma forma de organizar os capacitores conectando-os, de modo que a sua capacitância total mude para valores maiores ou menores. Quando associamos capacitores em série, a sua capacitância é dada pela relação produto pela soma, quando associados em paralelo, as suas capacitâncias somam-se.
Associação de capacitores é a forma de conectar-e dois ou mais capacitores, de modo a obter-se diferentes capacitâncias. Basicamente existem dois tipos de associação entre capacitores: série ou paralelo, porém é possível combiná-los, formando associações mistas.
Função dos capacitores
A função mais básica do capacitor é a de armazenar cargas elétricas em seu interior. Durante as descargas, os capacitores podem fornecer grandes quantidades de carga elétrica para um circuito.
Capacitores são dispositivos eletrônicos usados para o armazenamento de cargas elétricas, sendo os capacitores de placas paralelas o tipo mais simples.
Essa quantidade vai depender das características individuais de cada um deles. Sendo assim, após o carregamento, a carga total Q estabelecida na associação em paralelo é equivalente à soma das cargas presentes em cada capacitor: Q = Q₁ + Q₂.
41 curiosidades que você vai gostar
Note que a carga líquida total do sistema formado pelos dois condutores continua nula. Após o carregamento de um capacitor, dizemos que ele armazena ou possui carga Q. Note que entre os dois condutores de um capacitor carregado existe um campo elétrico que aponta do condutor com carga +Q para o condutor com carga −Q.
Calcula-se a capacitância (C) de um capacitor por meio da razão entre a carga (Q) que ele armazena em uma de suas armaduras e a tensão (V) aplicada a ele, ou seja, C = Q / V.
O principal objetivo do capacitor de partida é aumentar o torque de partida do motor. Devido à sua característica capacitiva, ele atua na corrente da bobina de partida, aumentando sua defasagem em relação à corrente da bobina de marcha, produzindo uma força de arranque maior.
Estes dispositivos são encontrados em circuitos eletrônicos, e outras aplicações como, por exemplo, sensores, osciladores, filtros de ruídos, armazenamento de carga em sistemas de flash de câmeras fotográficas, em fontes de alimentação e muitos outros exemplos. Ilustração dos exemplos de capacitores da lista abaixo.
A unidade de capacitância no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o farad (F), unidade que equivale a coulomb por volt (C/V).
Energia no capacitor
Sabemos que um capacitor é capaz de armazenar cargas elétricas e, consequentemente, energia potencial elétrica. Uma maneira de se determinar essa energia potencial é utilizar um método gráfico.
O principal motivo disso são os capacitores eletrolíticos, que são usados em profusão na placa-mãe, na placa de vídeo e em diversos outros componentes. Os capacitores permitem armazenar pequenas quantidades de energia, absorvendo variações na corrente e entregando um fluxo estável para os componentes ligados a ele.
Na maior parte das vezes são utilizados externamente, com ou sem uma tomada para o relé fotoelétrico incorporada no reator. Utiliza um capacitor para correção do fator de potência. Com rendimento que varia de 88% a 95% dependendo da potência de lâmpada instalada.
A associação de capacitores é uma forma de organizar os capacitores conectando-os, de modo que a sua capacitância total mude para valores maiores ou menores. Quando associamos capacitores em série, a sua capacitância é dada pela relação produto pela soma, quando associados em paralelo, as suas capacitâncias somam-se.
Existem vários casos cotidianos em que é preciso fazer uso de uma resistência maior ou menor do que a fornecida por um resistor. Porém, um único resistor às vezes não tem a capacidade de suportar a intensidade de corrente elétrica que deve atravessá-lo.
Na descrição do capacitor esse parâmetro é especificado com submúltiplos, por exemplo: µF, nF ou pF. Alguns capacitores denominam a capacitância de forma especifica, como os capacitores de cerâmica. Em números inteiros (100, 300, etc.) tem a unidade de medida em pF, e em números decimais (0,1; 0,40; etc.).
Sua unidade é dada em farad (símbolo F), que é o valor que deixará passar uma corrente de 1 ampere quando a tensão estiver variando na razão de 1 volt por segundo. onde q é a quantidade de carga, dada em Coulomb e U é o potencial eletroestático, dado em Volts. Quanto maior for o material, maior capacitância ele terá.
O capacitor é formado de duas placas metálicas, separadas por um material isolante denominado dielétrico. Utiliza-se como dielétrico o papel, a cerâmica, a mica, os materiais plásticos ou mesmo o ar.
Quando um capacitor entra em curto-circuito, o enrolamento no motor pode queimar. Quando um capacitor se deteriora ou se abre, o motor tem um torque de partida ruim. Um torque de partida ruim pode impedir a partida do motor, o que geralmente desarma as sobrecargas.
O capacitor de partida é aplicado em motores monofásicos para criar a diferença de fase necessária entre os campos, ou seja, criar um conjugado de partida, pois o capacitor adianta a corrente da tensão em 90°.
O desalinhamento é um causador comum de falhas em motores elétricos. Acontece quando o eixo de acionamento do motor (rotor) ou a peça de acoplamento não estão corretamente alinhados com a carga.
A capacitância de um capacitor pode ser calculada pela razão da carga do capacitor acumulada pela sua diferença de potencial elétrico (ddp) entre suas armaduras. A Razão Coulomb/Volt é denominada de Faraday.
Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.
Como baixar jogos de graça no PSP?
Como funciona o cartão de crédito do Itaú?
Qual é a velocidade de um avião supersônico?
Como recorrer multa em tramitação Detran BA?
Como funciona caneta de testar dinheiro?
Como transferir linha Vivo Fixo para outro CPF?
Como funciona divisa de cerca?
Como transferir dinheiro para Sicoob?
Como funciona um plano de celular?
Como copiar fortnite para outro PC?
Precisa tirar o saco da muda para plantar?
Quais os riscos de comprar imóvel em leilão?
Como funciona uma composição musical?
Quanto o CIEE cobra da empresa?
O que é inovação na arquitetura?