Os verbos de ligação, verbos copulativos ou verbos relacionais não indicam ação, e sim uma qualidade, estado ou classificação. Estes verbos fazem a ligação entre dois termos: o sujeito e suas características.                                                                  
Costumam listar-se como verbos copulativos os seguintes: ser, estar, ficar, parecer (como em "parecer doente"), permanecer, continuar (como em "continuar calado"), tornar-se e revelar-se.»
        
Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida.                                                                  
Existem vários tipos de verbos de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, tornar-se, virar (no sentido de "tornar-se"), andar (não no sentido de "caminhar" e sim no sentido de "por", "encontrar-se"; por exemplo, "João anda meio triste ultimamente"), ficar, encontrar-se, viver, etc.         
GRAMÁTICA diz-se do verbo que seleciona um complemento direto e um predicativo do complemento direto (é o caso do verbo achar na frase: Achei-a muito simpática.)                                                                                             
            
                                                 32 curiosidades que você vai gostar                    
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: ... Objeto direto: o prefeito) Eu comi meu bolo predileto.                                                         
Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto. Os verbos transitivos diretos não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal com o objeto direto.                                                         
Verbos de ligação ligam uma característica ao sujeito, indicando um estado. Não indicam uma ação realizada. Fazem parte do predicado nominal, introduzindo o predicativo do sujeito.
...
Verbos de ligaçãoser;estar;parecer;ficar;tornar-se;continuar;andar;permanecer.                                                         
Os verbos de ligação indicam um estado, modo, sentimento e apontam para uma caracterização. Ou seja, os verbos de ligação são pontes entre o sujeito e o predicativo (atribui característica ao sujeito). Eles são estudados na Gramática da Língua Portuguesa e devem estar acompanhados do predicativo do sujeito na oração.                                             
O que significa a tatuagem de coração?
Qual é o ano base do PIS 2022?
Qual é o órgão que fiscaliza os bancos?
O que fazer para aliviar crise de bronquite?
Quem é a herdeira do clã Hyuuga?
Porque as ações da Tesla subiram tanto?
Que consequências pode causar uma lesão no nervo?
Qual o melhor cloreto de magnesio PA ou Dimalato?
Como disfarçar cheiro de cigarro na boca?
Como saber se você foi mal na entrevista?
Quais são os elementos essenciais de um contrato de trabalho?