Em geometria, um triângulo isósceles é um triângulo que possui dois lados de mesma medida, isso é, congruentes.
O triângulo isósceles é uma figura geométrica de três lados, sendo que dois possuem a mesma medida e, por isso, são considerados congruentes. Já o lado que possui a medida diferente é denominado de base do triângulo.
O triângulo isósceles, além de possuir dois lados com a mesma medida, possui dois ângulos com a mesma medida. No triângulo isósceles o lado cuja medida é diferente da dos outros é denominado base. Os dois ângulos adjacentes à base são os dois ângulos congruentes.
O lado com medida diferente dos demais lados é a base do triângulo. Além disso, os lados que têm as mesmas medidas formam um ângulo oposto a base do triângulo, esse ângulo é chamado ângulo do vértice.
A base pode ser qualquer lado do triângulo – no triângulo isósceles a base é sempre o lado menor -, a soma dos ângulos internos do triângulo sempre dará o resultado de 180° e a soma do lado externo dará 360°. ... O lado que está com a medida diferente é a base, oposta ao ângulo do vértice onde coincidem os lados iguais.
30 curiosidades que você vai gostar
Em qualquer triângulo, a soma de seus ângulos internos mede 180º. Os triângulos possuem uma propriedade particular muito interessante relativa à soma de seus ângulos internos. Essa propriedade garante que em qualquer triângulo, a soma das medidas dos três ângulos internos é igual a 180 graus.
Qual o valor da área de um triângulo isósceles que apresenta lados com medidas iguais a 10 cm, 10 cm e 12 cm? A base do triângulo mede 12 cm, contudo, não temos a medida da altura. Entretanto, sabemos que ela coincide com a mediana. Desta forma a altura irá dividir a base em dois segmentos iguais, ou seja 12:2 = 6.
No triângulo equilátero, a altura (h) do triângulo divide o triângulo em dois, dessa forma teremos dois triângulos. O lado que representa a base podemos chamá-lo de (l), e será dividido em dois pela altura. Logo o lado da base será l / 2.
O triângulo isósceles tem dois lados iguais, que sempre se encontram no mesmo ângulo em relação à base (o terceiro lado) e diretamente acima do meio dela.
...
Transforme a fórmula em algo universal.A = s2 * senθS é o comprimento de um dos dois lados iguais.θ é o ângulo que fica entre os dois lados iguais.
O triângulo é a figura plana fechada com o menor de lados, constituído por ângulos internos que somam 180°. ... Todos os ângulos externos que constituem um triângulo equilátero medem 120°. Sendo o ângulo externo e o interno suplementares a soma de ambas as medidas é equivalente a 180°e qualquer ângulo externo mede 120°.
Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º. Os ângulos internos do triângulo equilátero, portanto, sempre medem 60°.
O triângulo escaleno é um polígono que não possui lados iguais, ou seja, todos os seus três lados têm medidas diferentes.
Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.
Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa. O teorema de Pitágoras relaciona os três lados do triângulo retângulo.
O teorema de Pitágoras afirma que, para qualquer triângulo retângulo com catetos de medida a e b e uma hipotenusa de comprimento c, a2 + b2 = c. Podemos usar essa equação para descobrir a altura de nosso triângulo equilátero.
O perímetro de um triângulo isósceles é calculado pela fórmula: P = a + b + c. Então: P = 10 cm + 10 cm + 6 cm = 26 cm.
c) Todo triângulo isósceles é acutângulo. Na figura abaixo, notem que o triângulo tem dois lados congruentes e que o ângulo entre eles é maior do que 90°, ou seja, é um ângulo obtuso. Então, esse triângulo é isósceles e também obtusângulo. Assim, este item é FALSO.
Para calcular a área de um triângulo escaleno, podemos usar o comprimento de um dos lados e a altura, por meio da fórmula A = b.h / 2 onde A é a área, b é a base e h é a altura.
Dessa forma, a altura h para o triângulo é: h = c .
Onde: A: representa a área do triângulo; b: representa a base do triângulo, neste caso; c: representa um dos lados do triângulo.
Quais são as praias mais perigosas do Brasil?
Quanto tempo demora um TED caixa?
Porque o álcool atrapalha o emagrecimento?
Quem são os povos edomitas hoje?
Quais são as normas constitucionais?
Qual era a arquitetura do Nintendo 64?
Como se diz feijão na Argentina?
Como identificar se está com apendicite?
Quantas gotas de própolis pode tomar por dia?
Como são divididas as contrações musculares?
Qual a diferença da adoção para a parentalidade socioafetiva?
Qual o grau de inteligência do maltês?
O que é ética e qual a sua função para a sociedade?
O que é deslocamento periélio?
Quais são os transportes logísticos?