Em geometria, um triângulo isósceles é um triângulo que possui dois lados de mesma medida, isso é, congruentes.
O triângulo isósceles é uma figura geométrica de três lados, sendo que dois possuem a mesma medida e, por isso, são considerados congruentes. Já o lado que possui a medida diferente é denominado de base do triângulo.
O triângulo isósceles, além de possuir dois lados com a mesma medida, possui dois ângulos com a mesma medida. No triângulo isósceles o lado cuja medida é diferente da dos outros é denominado base. Os dois ângulos adjacentes à base são os dois ângulos congruentes.
O lado com medida diferente dos demais lados é a base do triângulo. Além disso, os lados que têm as mesmas medidas formam um ângulo oposto a base do triângulo, esse ângulo é chamado ângulo do vértice.
A base pode ser qualquer lado do triângulo – no triângulo isósceles a base é sempre o lado menor -, a soma dos ângulos internos do triângulo sempre dará o resultado de 180° e a soma do lado externo dará 360°. ... O lado que está com a medida diferente é a base, oposta ao ângulo do vértice onde coincidem os lados iguais.
30 curiosidades que você vai gostar
Em qualquer triângulo, a soma de seus ângulos internos mede 180º. Os triângulos possuem uma propriedade particular muito interessante relativa à soma de seus ângulos internos. Essa propriedade garante que em qualquer triângulo, a soma das medidas dos três ângulos internos é igual a 180 graus.
Qual o valor da área de um triângulo isósceles que apresenta lados com medidas iguais a 10 cm, 10 cm e 12 cm? A base do triângulo mede 12 cm, contudo, não temos a medida da altura. Entretanto, sabemos que ela coincide com a mediana. Desta forma a altura irá dividir a base em dois segmentos iguais, ou seja 12:2 = 6.
No triângulo equilátero, a altura (h) do triângulo divide o triângulo em dois, dessa forma teremos dois triângulos. O lado que representa a base podemos chamá-lo de (l), e será dividido em dois pela altura. Logo o lado da base será l / 2.
O triângulo isósceles tem dois lados iguais, que sempre se encontram no mesmo ângulo em relação à base (o terceiro lado) e diretamente acima do meio dela.
...
Transforme a fórmula em algo universal.A = s2 * senθS é o comprimento de um dos dois lados iguais.θ é o ângulo que fica entre os dois lados iguais.
O triângulo é a figura plana fechada com o menor de lados, constituído por ângulos internos que somam 180°. ... Todos os ângulos externos que constituem um triângulo equilátero medem 120°. Sendo o ângulo externo e o interno suplementares a soma de ambas as medidas é equivalente a 180°e qualquer ângulo externo mede 120°.
Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º. Os ângulos internos do triângulo equilátero, portanto, sempre medem 60°.
O triângulo escaleno é um polígono que não possui lados iguais, ou seja, todos os seus três lados têm medidas diferentes.
Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.
Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa. O teorema de Pitágoras relaciona os três lados do triângulo retângulo.
O teorema de Pitágoras afirma que, para qualquer triângulo retângulo com catetos de medida a e b e uma hipotenusa de comprimento c, a2 + b2 = c. Podemos usar essa equação para descobrir a altura de nosso triângulo equilátero.
O perímetro de um triângulo isósceles é calculado pela fórmula: P = a + b + c. Então: P = 10 cm + 10 cm + 6 cm = 26 cm.
c) Todo triângulo isósceles é acutângulo. Na figura abaixo, notem que o triângulo tem dois lados congruentes e que o ângulo entre eles é maior do que 90°, ou seja, é um ângulo obtuso. Então, esse triângulo é isósceles e também obtusângulo. Assim, este item é FALSO.
Para calcular a área de um triângulo escaleno, podemos usar o comprimento de um dos lados e a altura, por meio da fórmula A = b.h / 2 onde A é a área, b é a base e h é a altura.
Dessa forma, a altura h para o triângulo é: h = c .
Onde: A: representa a área do triângulo; b: representa a base do triângulo, neste caso; c: representa um dos lados do triângulo.
Como saber se tenho candidíase mamária?
Tem como sincronizar duas contas no Instagram?
Como transferir pontos Livelo para a azul?
Como transferir um valor alto de uma conta para outra?
Como solicitar reembolso de DARF?
Quais multas perde a carteira provisória?
Como pedir Coca-cola direto da fábrica?
Tem como transferir de uma faculdade particular para uma federal?
Pode pedir justiça Gratuita para pessoa jurídica?
Como pegar munchlax no Pokémon GO?
É possível endossar nota promissória?
Como pedir uma carta de recomendação para emprego?
Como transferir aplicativos de um celular Motorola para outro?
Como pedir reembolso na PlayStation Store?