Os silicatos são muito comuns na natureza mineral, e seus cristais são constituídos por sua unidade fundamental, o tetraedro SOi4, onde cada cátion Si4+ liga-se de forma covalente, por compartilhamento de elétrons, a quatro ânions O2- situados nos vértices de um tetraedro.
Os exemplos mais comuns de silicatos são: quartzo, feldspatos, micas e os piroxênios. Estes são os minerais constituintes de rocha mais importantes da crosta, pois perfazem uma média de 75% do volume total da mesma.
Qualquer silicato simples pode ser descrito utilizando esta fórmula. ... Este tipo de ligação de tetraedros através do compartilhamento de oxigênios, que aumenta a coesão da rede cristalina, é conhecida como polimerização e é a origem da ampla variedade das estruturas dos silicatos.
As estruturas complicadas de silicatos são frequentemente fáceis de compreender se a unidade [SiO4] for desenhada como um tetraedro, com o átomo de silício no centro e os átomos de oxigênio nos vértices. Frequentemente a simplificação chega a omitir os átomos.
O silício (latim: silex, sílex ou "pedra dura") é um elemento químico de símbolo Si de número atômico 14 (14 prótons e 14 elétrons) com massa atômica igual a 28 u....
Silício | |
---|---|
Estrutura cristalina | cúbico de faces centradas |
Propriedades físicas | |
Estado da matéria | sólido |
Ponto de fusão | 1687 K |
O basalto é uma rocha ígnea eruptiva (magmática) de composição máfica, por isso rica em silicatos de magnésio e ferro e com baixo conteúdo em sílica, que constitui uma das rochas mais abundantes na crosta terrestre. ... Como minerais acessórios encontram-se, principalmente, óxidos de ferro e titânio.
Mineral que se considera como um conjunto de tetraedros quase regulares (Si,Al)O4 cujos centros são ocupados por iões de silício ou alumínio, e os vértices por iões de oxigénio .
A família dos tectossilicatos abrange os minerais mais comuns da crosta terrestre e representa a mais alta polimerização possível da sílica. ... Os minerais mais importantes da família são o quartzo, o feldspato potássico e a série do plagioclásio.
Os filossilicatos são silicatos de algo grau de polimerização. Estes se estruturam como planos infinitos de sílica que se superpõem uns aos outros em forma de camadas, intercalados com cátions ou grupos catiônicos. A unidade estrutural básica do grupo são as camadas tipo t-o-t.
Mas o que torna o silício um material tão especial a ponto de emprestar o seu nome para o Vale do Silício, região da Califórnia (EUA) dominada por empresas de tecnologia? Confira alguns motivos: Em primeiro lugar, o silício é fácil de achar.
Os silicatos de sódio ainda apresentam uma vasta aplicação no tratamento da água de origem industrial, onde sua adição pode reduzir índices de ferro e manganês sob a forma de hidróxidos que precipitam nas tubulações. Por sua capacidade de seletividade e adsorção, são também empregados no tratamento de efluentes de natureza diversa.
Feldspato, granito, quartzo, entre outros materiais, são baseados em compostos de silício-oxigênio. Os compostos de silício têm uma ampla variedade de propriedades úteis, principalmente porque eles podem se ligar firmemente a outros átomos e criar arranjos complexos.
Ouvir: Silício. Origem, propriedades e aplicações do silício O silício é o elemento de número atômico 14, do terceiro período da família do carbono e, devido a isso, ele possui várias propriedades parecidas com o carbono.
Como secar pelo de gato sem secador?
Como secar um trevo de quatro folhas?
Como tirar fotos de produtos para venda?
Pode dar diazepam para cachorro dormir?
Qual é a Super Bonder mais forte?
Onde é praticado os esportes urbanos?
Quanto tempo leva para secar a madeira?
Como publicar vídeos longos no Stories?
O que fazer após a carboxiterapia?
Como colocar várias fotos no mesmo Story?
Quais fenômenos podem ser cartografados em um mapa?
Como escrever uma boa redação?
O que se fazer após o término do processo do 5W2H?
Como diminuir a umidade no Grow?
Como se tornar uma pessoa mais generosa liste 5 ações?
Como aplicar a vitamina C no cabelo?