Pessoas com temperamento sanguíneo são bastante otimistas e sensíveis. Porém, vale ressaltar que essas pessoas têm o hábito de exagerar em suas falas, além de serem impulsivas. Tais pontos – impulsividade e exagero – precisam de uma melhor atenção por parte dos sanguíneos.
Como qualquer temperamento apresenta defeitos, caracterísitcas menos apetecíveis por parte dos outros: é volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, instável, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso, explosivo, irrequieto e egoísta. Por norma os sanguíneos são bons vendedores, oradores, actores e líderes.
A palavra temperamento deriva do latim 'temperamentum', que significa 'uma mistura de proporções'. Pode-se dizer que, em essência, temperamento é um estilo pessoal inerente, uma predisposição que forma a base de nossas tendências naturais: pensar, sentir, desejar e agir.
As pessoas nas quais predomina o temperamento sanguíneo se caracterizam pelas seguintes fraquezas: são pessoas emocionalmente instáveis, egoístas, egocêntricas, indisciplinadas, com pouca força de vontade, querem ser o centro das atenções e fazem o possível para sê-lo, são ansiosas, despreocupadas, desorganizadas, e ...
O temperamento é uma parte da personalidade. As características do temperamento sanguíneo incluem a sensibilidade, a flexibilidade e pouca atividade.
Tendo em conta as caraterísticas que definem as pessoas com uma alta percentagem de temperamento sanguíneo, podemos saber como são estas pessoas no que respeita as relações íntimas e o amor.
Existem 4 tipos de temperamentos (existem outras idéias de 7 temperamentos, porém a de 4 é muito boa e precisa), são eles: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Por que é bom saber qual é o meu temperamento?
Um número crescente de estudos está revelando como os grupos sanguíneos podem nos tornar mais propensos à doenças letais – ou mesmo nos proteger. A pesquisa mais recente sobre os tipos sanguíneos, por exemplo, mostra que o sangue do grupo O pode diminuir o risco de ataques cardíacos.