Para que serve o SSD? O SSD (unidade de estado sólido) é um dispositivo de armazenamento que tem a mesma função de um HD (disco rígido): guardar arquivos do sistema operacional, apps, documentos e jogos.
SSD é uma sigla em inglês que significa Solid State Drive ou “unidade de estado sólido”. É um componente de hardware que funciona em conjunto ou em substituição ao conhecido HD, como unidade de armazenamento de dados em um computador.
A principal vantagem do SSD sobre os HDs tradicionais é a velocidade em guardar e acessar arquivos em sua memória Flash, o que ocorre de forma praticamente instantânea. As taxas de leitura e transferências ficam em torno de 500 MB/s em SSDs mais básicos, mas podem ultrapassar 7.000 MB/s em modelos mais modernos.
Os SSDs substituem os discos rígidos mecânicos tradicionais (SSD) usando memória baseada em flash, ou seja, muito mais rápida, otimizando sua performance. As tecnologias mais antigas de armazenamento em disco rígido são executadas mais lentamente, comprometendo a experiência do usuário e a produtividade no trabalho.
Se você procura uma tecnologia que permite mais velocidade em armazenamento, desempenho melhor no sistema operacional, o SSD é o mais indicado. Contudo, se precisar de uma capacidade maior de armazenamento de dados, com um preço mais acessível, o HD atenderá melhor.
26 curiosidades que você vai gostar
Quando os SSDs foram lançados, muita gente ficou receosa de obter a nova tecnologia devido a um rumor que eles teriam pouco tempo de vida útil. Na verdade, o SSD possui uma vida útil menor que um HD convencional, mas isto não significa que ele durará pouco.
Nos modelos mais simples de SSD essa taxa facilmente ultrapassa os 500 MB/s para leitura e 300 MB/s para gravação. Em resumo: um computador equipado com o componente vai ler os dados três vezes mais rápido do que um HD comum e, pelo menos, armazenar informações duas vezes mais rápido.
Uma unidade de disco rígido (HDD) é um dispositivo de armazenamento antigo que usa pratos mecânicos e um cabeçote móvel de leitura/gravação para acessar dados. Uma unidade de estado sólido (SSD) é um tipo de dispositivo mais novo e rápido que armazena dados em chips de memória que podem ser acessados imediatamente.
Assim como se sua necessidade for mais voltada para escrita e leitura, um drive SSD de 120 GB é uma opção suficiente. Lembre-se sempre que o sistema operacional Windows 10 utiliza normalmente até 60 GB do SSD para sua instalação, então, no caso de um SSD de 120 GB, você terá apenas 60 GB.