Segundo as disposições constitucionais em vigor, servidores públicos são todos aqueles que mantêm vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos de qualquer delas: União, estados, Distrito Federal, municípios e suas respectivas autarquias, fundações, empresas ...
Melhores formações para quem quer prestar concurso público
O servidor público é um regime de trabalho no qual o funcionário trabalha em um órgão público nos âmbitos municipal, estadual e federal. O grande diferencial desse vínculo empregatício, é que ele não é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho, mas por leis específicas voltadas para funcionários públicos.
Usamos a expressão servidor público para nomear as pessoas contratadas pelos órgãos públicos e empresas estatais. Assim, abrangemos quem tem uma relação profissional ou de trabalho com o Estado.
O Portal da Transparência mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), divulga, a partir desta segunda-feira (28/6), informações sobre a remuneração de servidores aposentados e militares veteranos, além de pensionistas vinculados ao Poder Executivo federal.
Saiba qual é o passo a passo para se tornar um servidor público e quais são as principais funções desse profissional! Se você já começou sua carreira profissional, provavelmente já se deparou com algum servidor público ou até mesmo com a possibilidade de se tornar um.
Qual faculdade escolher para se tornar um servidor público? De acordo com o site de oportunidades de emprego, Vagas, o curso de Administração é o mais comum entre os servidores públicos. O curso é oferecido no nível técnico e superior, nos graus tecnológico e bacharelado.
Seja pela estabilidade, seja pelos benefícios pagos, o serviço público é o sonho de milhares de brasileiros. Embora a carreira pública seja um objetivo comum de milhares de pessoas, há muita gente que não entende muito bem como se tornar um funcionário público.
Um levantamento realizado pela Rádio Bandeirantes apontou que 1230 servidores federais recebendo salários acima do teto de R$ 39.293. Neste momento, mais de 600 salários estão em decisão judicial para ver se continuarão sendo pagos ou não. Assista aqui à reportagem completa