Follow Line, ou Seguidor de Linha, é uma categoria de robôs autônomos que, na maioria das vezes, se assemelham a carros de corrida. Através da combinação de motores, sensores e inteligência artificial, o principal objetivo é percorrer um determinado percurso no menor tempo possível.
Para montar seu robô seguidor de linha, você precisará de:
LDR Montando um Robô Seguidor de Linha: Podemos utilizar como sensor os LDR´s (resistores dependentes de luz), ou então sensores ópticos reflexivos, como o TCRT5000, que terão a função de “enxergar” a linha e transmitir essa informação para o Arduino.
Este sensor tem a capacidade de identificar o caminho a ser seguido a partir de uma linha que pode ser na cor branca (o chão deverá ser preto) ou na cor preta (o chão deverá ser branco). A partir das frequências emitidas pelo sensor, o mesmo seguirá mantendo seu trajeto, que no caso é a linha.
O robô é construído sobre a plataforma Arduino para processamento de dados e seu software ajudou a integrar códigos de montagem apropriados para os quais ele pode decidir como manobrar em torno dos obstáculos. O robô desenvolvido é totalmente autônomo e não requer intervenção do usuário durante sua operação.
Usando um sensor de cor, seguir a linha pela direita O programa mais simples que se pode fazer é usando um sensor de cor – modo intensidade de luz refletida - junto ao chão (como na figura ao lado) e colocar o robô de um dos lados da linha.
Para fazer este projeto, você precisará de:
O seguidor de linha é um sensor reflexivo que contém um foto diodo e um foto transistor no mesmo encapsulamento. Isso possibilita o módulo identificar linhas e/ou objetos brancos, pretos e até mesmo cores intermediárias.
O funcionamento é TCRT5000 é o seguinte:
O Arduino é uma plataforma de prototipagem open source de computação física. ... É um sistema que pode interagir com o ambiente por meio de hardware e software e pode ser conectado a um computador ou uma rede para o recebimento ou envio de dados.
Para começar você precisa de um robô. Nós aconselhamos o uso do Kit Falcon que temos na loja virtual. Caso esteja realmente começando e não tenha uma placa para programar seu primeiro robô, sugerimos ainda adquirir junto do kit, a placa Julieta V1.0. Esta placa possui todo o necessário para o desenvolvimento do robô.
Em nosso robô, como você já pôde observar, possuímos dois motores. Desta forma, quando chegarmos a uma curva para a direita, a roda de dentro da curva (roda do lado direito do robô) deverá ir mais devagar do que a roda de fora da curva, fazendo assim com que o robô consiga virar.
Esse tipo de robô tem como finalidade seguir de forma autônoma através de uma pista pré definida, onde a partir de linhas no chão vai fazendo a leitura da luz emita pelas sondas, conseguindo seguir perfeitamente o traçado.
Porque o gás de ar condicionado está tão caro?
Quando você sonha com rinoceronte?
Que palavra posso substituir por suprir?
Sujeitos processuais quem são?
Quem tem gastrite pode comer banana nanica?
Quais são os princípios da mobilidade urbana em uma cidade sustentável?
Qual é a recompensa do Dragon?
Qual tipo de exame de sangue que detecta H. pylori?
O que muda com a Lei Complementar 173 2020?
Qual a importância da diversidade musical?
Porque fevereiro tem 28 e 29 dias resumo?
Quais são os tipos de patologia?