- Peter Drucker: Marketing é um processo social; e mais: “o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua”; - Theodore Levitt e Raimar Richers: o Marketing é um processo de troca; - Philip Kotler: Marketing é um instrumento gerencial.
Para Peter Drucker, o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender o cliente a tal ponto que o produto ou o serviço “se venda”. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar.
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
Para kotler, é de extrema importância que o a empresa tenha um funil de vendas, que é dividido em seis etapas: Prospectar clientes. Entender as necessidades do público-alvo. Desenvolver soluções.
Neste momento, é quando os clientes terão o primeiro contato com determinado tipo de produto, assim a empresa precisa investir muito em marketing, na chamada demanda primária, que é a procura pela classe do produto, e não necessariamente por uma marca específica.
33 curiosidades que você vai gostar
Já a demanda se refere à quantidade que os consumidores querem e estão dispostos a comprar determinado bem, ou seja, a demanda é determinado pelos consumidores. Ela é influenciada pela renda dos cidadãos, preços, produtos similares, substitutos, entre diversos outros exemplos.
Características do produto (também conhecido como "atributos"), são informações complementares do produto (por exemplo "Modelo", "Fabricante", "Garantia", etc.). As características devem ser informadas no cadastro do produto (menu "Produtos" na administração da loja).
1 - Atrair. O primeiro e mais importante estágio é a atração de visitantes para os seus canais de relacionamento. ... 2 - Converter. ... 3 - Relacionar. ... 4 - Vender. ... 5 - Analisar.
Ao longo dos anos, o Marketing evoluiu, passando por quatro fases: Marketing 1.0, 2.0, 3.0 e, por último, Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, nos trouxe a definição do Marketing 4.0, que é o modelo que mais se encaixa aos dias atuais.
Mesmo sendo um conceito relativamente novo, o marketing já passou por quatro eras: O Marketing 1.0, Marketing 2.0, o Marketing 3.0 e o Marketing 4.0. Comparado a outras áreas, o marketing é um estudo bem recente, que só começou a ganhar força após a Revolução Industrial.
Termo cunhado por Philip Kotler, o Marketing Social é uma prática em que os princípios do marketing tradicional são utilizados para promover causas sociais, propagar ideias, atitudes e comportamentos socialmente conscientes e focados no bem-estar coletivo.
A principal diferença entre o marketing social e o comercial está no objetivo das ações. Enquanto o marketing comercial visa aumentar o lucro, o social tem como foco ajudar a resolver problemas da sociedade.
Para criar uma campanha de marketing social é preciso ter as metas bem definidas, os objetivos traçados, avaliações quantitativas e qualitativas, tecnologias que atendam os fins e segmentos específicos, bem como maneiras otimizadas de mensurar os resultados.
“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”. Essa definição mostra a abrangência da concepção de marketing.
Os conceitos centrais de marketing (necessidades, desejos, demandas, produtos, troca, transações e mercados) estão interligados numa relação causal direta. Esta relação tem como princípio a base da construção da própria fundamentação teórica do marketing.
Kotler (2011) define marketing como o processo por meio do qual os indivíduos satisfazem suas necessidades e desejos por meio da troca de produtos de valor (bens, serviços e ideias).
A evolução do Marketing dividida em eras
Era de Vendas: Teve seu início em 1930 e foi caracterizada pelo surgimento dos primeiros sinais de excesso de oferta. O grande volume de produção estimulou as empresas a adotar e desenvolver técnicas comerciais mais agressivas para atingir o volume necessário de vendas.
Quais são as 3 etapas do plano de marketing?Planejamento. É o momento de colocar todas as propostas no papel, não sem antes fazer uma boa análise da sua situação atual. ... Implementação. Um plano de marketing não deve se restringir a um documento com páginas e páginas escritas e sem nenhuma aplicação prática. ... Avaliação.
Etapa 5 – Definição dos objetivos de marketing
O quinto passo das etapas do plano de marketing é a definição dos objetivos que se pretende alcançar a curto, médio ou longo prazo. É preciso que eles sejam claros, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo bem definido no tempo.
O conceito de 4 Ps do marketing foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy, e muito difundido por Philip Kotler.
...
Os 4 Ps do Marketing explicadosForma;Design;Embalagem;Qualidade;Garantia;Assistência técnica;Serviços, etc.
O que é produto
Produto é o resultado de uma atividade humana ou de processo natural, e tem relação com um processo de produção. Também designa bens de consumo ou de comércio, como um artigo ou mercadoria à venda. Em economia, bens duráveis e não duráveis são produtos, itens que possuem um dono, com direitos sobre ele.
Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade. O mais importante de um produto é o serviço que ele presta. O produto não é somente o que o engenheiro diz dele, mas, também, o que está implicado por sua concepção, embalagem, distribuição, preço qualidade e garantia.
Classificação de ProdutosA classificação de produtos consiste em analisar uma ou várias amostras do produto a fim de definir alguns itens referente à qualidade do produto como: impurezas, umidade, cor, etc.Após a coleta, é feita a análise da amostra.
A teoria da demanda descreve os consumidores individuais como entes "racionais" que escolhem a quantidade "melhor possível" de cada bem, em função dos rendimentos, preços, preferências, etc. Uma expressão para isso é maximização da utilidade restringida (sendo a renda a "restrição" da demanda).
A demanda espiritual é o resultado de uma irradiação de fluídos negativos que podem ser direcionados a uma pessoa ou grupo, vindo de indivíduos tomados por sentimentos negativos, bem como espíritos sedentos por vingança.