Pretensão é a ação de pretender algo, ou seja, o que se exige ou solicita; aquilo que se deseja conquistar.
Que não procura fazer-se notado; que não quer exibir algo que não tem (ex.: trabalho sem pretensões).
1 presunção, arrogância, afetação, vaidade, convencimento, imodéstia, altivez, empáfia, jactância, bazófia, vanglória, soberba, orgulho, prosápia. Aspiração: 2 aspiração, ambição, desejo, vontade, anseio, intenção, busca.
Pretensão é sinônimo de presunção, arrogância, afetação, vaidade e imodéstia, bem como de aspiração, ambição, desejo, anseio e sonho. Pode ser sinônimo também de solicitação, exigência, pedido e reivindicação.
O que é Presunção:
Presunção é o ato de presumir, ou seja, tirar uma conclusão baseado em indícios, dicas ou aparências. Etimologicamente, o termo “presunção” se originou a partir do latim praesumptionis, que significa “ideia antecipada”.
31 curiosidades que você vai gostar
Com frequência, diante de nossos olhos, julgamos-nos o centro das atenções e deveras importantes, bem mais do que realmente somos diante dos olhos dos outros. Moral da História: Quanto menor a mente, maior a presunção.
A Lei de Prevenção de Trabalho Forçado Uigur criará uma “presunção refutável” que supõe que bens fabricados em Xinjiang são feitos com trabalho forçado e, portanto, proibidos, conforme a Lei de Tarifas de 1930, a menos que certificados de outra maneira pelas autoridades dos EUA.
A pretensão é declaratória quando se queira apenas a certificação da existência/inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica, estende-se a qualquer das duas espécies de direito: direito a prestação ou direito a situação jurídica.
A palavra pretensão deriva do latim "praetensio,onis", derivado de "praetendere", que significa alongar.
Significa que o processo não está mais disponível para apreciação no cartório.
Sujeito vaidoso, que tem uma opinião excessivamente boa, positiva e elevada sobre si mesmo; pretensioso: o autor é um presunçoso em termos culturais. Pessoa que se julga melhor que os demais; presumido. Aquele que se acha belo, perspicaz, com maior inteligência etc.
Sem pretensões, desafectado , singelo. Plural: despretensiosos |ó|.
1 a fim, para, com a finalidade, com o propósito, com o intuito, com o objetivo.
A pretensão salarial nada mais é do que um valor que você próprio deve estimar para o seu salário caso seja questionado sobre isso em uma entrevista de emprego. Muitas vagas oferecidas no mercado de trabalho não deixam claro o valor do salário no anúncio. É comum encontrar, por exemplo, “salário a combinar”.
Pretensão salarial é o salário que você acha que deveria ganhar ao ser admitido por uma empresa para realizar a função a que você está se candidatando. Ou seja, é o quanto você acha que vale o seu trabalho considerando quanto o mercado vem pagando por ele.
Mexericos é o plural de mexerico. O mesmo que: chicanas, fofocas, tramas, tricas, confusões, desordens, enredos, tramóias.
As palavras que não são originárias de outras são consideradas substantivos primitivos: "casa", "livro", "folha", "pedra", "carta", "dente", "chuva", "sapato".
As palavras primitivas são aquelas que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.
O substantivo primitivo é aquele que não se origina de palavras do próprio idioma. O substantivo primitivo pode originar outros substantivos, que serão os substantivos derivados.
“A pretensão exerce-se ou perante o obrigado, diretamente, ou “através” do Estado, de regra o Juiz (exercício judicial da pretensão). A pretensão perante o Estado é outra coisa; é a pretensão que teria o titular daquela à tutela jurídica. A interpelação, de regra, é exercício de pretensão com prestação positiva” 13 .
A pretensão que é o que fenece no caso de prescrição por ação do tempo; é ato jurídico consistente na declaração de vontade do autor ou requerente, sem a qual o direito de ação se torna impossível de ser exercido. A pretensão é o conteúdo da ação que é deduzida em juízo através da demanda.
Como exemplos de pretensões imprescritíveis em sede de Direito Civil podem ser citados os seguintes exemplos: as ações que protegem os direitos da personalidade (vida, honra, liberdade, obras artísticas e literárias); as que dizem respeito ao estado das pessoas (estado de filiação) e as ações referentes a bens públicos ...
Usada na operação denominada prova indireta, a presunção é a consequência ou ilação que se tira de um fato conhecido (provado) para deduzir a existência de outro, não conhecido, mas que se quer provar.
A presunção é considerada um instrumento que permite o alcance de uma convicção judicial, consistindo num exercício mental ou lógico que poderá permitir a descoberta da verdade, podendo encontrar-se expressamente consagrada na lei ou ser baseada em máximas da experiência.
PRESUNÇÃO ABSOLUTA (“jure et de jure”) – O juiz aceita o fato presumido, desconsiderando qualquer prova em contrário. Assim, o fato não é objeto de prova. A presunção absoluta é uma ficção legal; PRESUNÇÃO LEGAL – É aquela expressa e determinada pelo próprio texto legal.
Significado da palavra solenemente no dicionario?
A palavra solenemente o que significa?
Quanto tempo deixar o Cristal no sal grosso?
Como comprar Trezor no Brasil?
Como acessar a nuvem do WhatsApp?
São modalidades de suspensão do crédito tributário exceto?
Qual a importância do lazer como ferramenta social?
Quando devemos usar costa e costas?
Quais são as espécies de sucessão?
O que quer dizer a sigla Shield?
Luva tricotada para que serve?
Quantas vezes tem que dar comida para o cachorro?