O pensamento analógico envolve a representação mental que fazemos das relações existentes entre objetos e/ou pessoas. Essas representações são cruciais na vida do ser humano. É basicamente o que nos diferencia (em termos cognitivos) das outras espécies de animais.
Analogias e metáforas são discutidas no artigo de Ruiz e Luciano (2012) como instâncias de processos que definem centralmente a cognição humana. Analogias são descritas como "a conexão de duas situações com base na existência de um padrão de relações comuns entre seus elementos constitutivos" (p.
Esta, ao menos na Idade Média, era o pensamento analógico. De fato, ele foi o instrumento intelectual predominante na longuíssima duração histórica ocidental até o século XVII, quando somente a partir de então o pensamento lógico passou a ganhar cada vez mais terreno.
A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
27 curiosidades que você vai gostar
A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
A educação na época Medieval era apenas para jovens e adultos da nobreza. Principais características e objetivos da educação medieval: - Transmissão de técnicas adquiridas. - Desenvolvimento da leitura e escrita do latim.
Educação na antiguidade
Reconhecida por seu poder militar e caráter guerreiro, o modelo de educação espartano baseava-se na disciplina rígida, no autoritarismo, no ensino de artes militares e códigos de conduta, no estímulo da competitividade entre os alunos e nas exigências extremas de desempenho.
Filosofia Medieval : Fé e Razão
De modo geral, pode-se dizer que o tema mais importante da filosofia medieval foi a questão da relação entre fé e razão. Seus filósofos foram todos homens religiosos e das mais diversas confissões: católicos, cristãos ortodoxos, judeus e muçulmanos.
De forma geral, a filosofia medieval se preocupava em compreender o papel da humanidade, em relação a sua divindade, bem como entender seus propósitos. Isso já nos fornece uma boa ideia de quais eram os grandes temas da filosofia medieval, mas houve diferentes correntes de pensamento.
Dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV.…
Qual o princípio da teoria do condicionamento operante de Skinner?
Em quais casos a cesariana é indicada?
Quanto se desperdiça de alimentos?
O que significa falar de si mesmo na terceira pessoa?
O que é a política de escalonamento?
Tem leitura obrigatoria no Enem?
Qual é a tinta que pode ser lavada?
Quem são os ganhadores da Bola de Ouro?
Qual o espaço gratuito do OneDrive?
O que significa resistividade e condutividade de um material?
O que a depilação a laser pode causar?
Como pintar parede já pintada com cor escura?
Qual o significado da igreja evangélica?
Como combinar frutas e verduras?
O que é irradiação adaptativa de exemplos?
Como saber o ângulo de alguma coisa?
Como chama o Fusca em Portugal?