O peeling é uma das técnicas de clareamento da pele, que utiliza, dentre outras possibilidades, o ácido tricloroacético.
É um dos procedimentos de medicina estética capaz de promover a renovação celular, de forma progressiva, estimulando a regeneração natural dos tecidos.
O peeling químico é um tipo de tratamento estético que é feito com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma camada lisa, podendo ser feito para eliminar manchas e linhas de expressão, por exemplo.
O peeling estimula a renovação das células da pele por meio de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas ou de métodos físicos, como a dermoabrasão. O procedimento pode ser utilizado para clarear manchas e cicatrizes de acne, além de atuar no tratamento de rugas e linhas de expressão.
O melhor candidato para um peeling químico é a pessoa que tem pele relativamente clara e deseja melhorar a sua textura, elasticidade e atenuar imperfeições. A faixa etária em que esse procedimento é mais comum é entre 40 e 60 anos, mas nada impede que ele seja realizado aos 30, 70 ou 80 anos.
Peelings químicos: podem ser muito superficiais, superficiais, médios e profundos, de acordo com a indicação e o objetivo do tratamento. Entre os ativos mais comuns, estão o ácido retinóico, ácido salicílico, tricloroacético, solução de jessner, ácido glicólico, 5-fluoracil e o peeling de fenol.
28 curiosidades que você vai gostar
"Os peelings mais indicados são o de ATA (ácido tricloroacético) e o de Jessner (composto por ácido salicílico, ácido lático e resorcina), que atingem as camadas mais profundas da pele.
O peeling físico consiste em agentes indutores de descamação que podem ser desde lixas e cremes abrasivos, até aparelhos de microdermoabrasão por fluxo de cristais (peeling de cristal) ou as lixas de pontas de diamantes (peeling de diamantes).
O peeling é um procedimento que deve ser orientado pelo dermatologista.
Contudo, um esteticista não pode realizar todos os tipos de peeling, estado ele apto, no entanto, a realizar o peeling superficial (ou peeling estético). Outros tipos como o peeling químico profundo , por exemplo, são feitos apenas por profissional formado em medicina como é o caso de um dermatologista.
O Ácido retinóico pode ser usado em tratamentos com peeling químico, em clínicas de estética ou com o dermatologista, pois é um tratamento que leva a esfoliação da camada mais superficial da pele, permitindo o crescimento surgimento de uma pele nova mais macia, lisa e uniforme.
Quando fazer um peeling
O peeling é indicado sempre que há baixa autoestima devido a rugas, cicatrizes ou pele manchada principalmente em regiões visíveis como rosto e a escolha do tipo de peeling depende da avaliação da pele.
No pós peeling, um dos principais cuidados é jamais arrancar a pele q está soltando. Quando ela se solta sozinha, é sinal que a pele que está por baixo já está “madura” o suficiente para ficar na superfície.
Os valores do tratamento levam em consideração o caso a ser tratado, o tipo de ácido utilizado, o número de sessões necessárias e a área onde o peeling químico será aplicado. Por isso, existe uma grande variação nos preços, mas, em média, cada sessão pode custar entre R$ 300 a R$ 1000.
Objetivo: Peeling químico que irá auxiliar no afinamento e uniformização da pele além de proporcionar ação anticarcinogenica.
Aplicar uma gota de Renovage Peeling – Bioage em cada região da face.
Deixar agir por 10 minutos.
Remover com gaze umedecida em água.
Aplicar uma gota de Perfetc Peel Fase 2 na região a ser tratada.
A solução é aplicada na pele, permanecendo por 10 minutos. O paciente pode sentir um leve ardor durante o processo. Depois, o peeling químico é removido e neutralizado. Lembrando que esses produtos são brandos — apesar de serem químicos.
Para preparar a pele para o peeling químico, a Drª Carolina indica seguir uma rotina regrada que inclui limpeza, hidratação, fotoproteção, atenuação de manchas preexistentes e diminuição suave da espessura da camada córnea, através da aplicação de cremes à base de ácido retinóico e hidroquinona - sempre receitados pelo ...
Quais são os tipos de peeling existentes?
Ácido retinóico. O ácido retinóico é uma substância derivada da vitamina A, usado para a descamação superficial da pele. ...
Ácido glicólico. É um ácido de fácil penetração na pele, considerado um esfoliante mais agressivo. ...
Ácido salicílico. ...
Cristal. ...
Diamante. ...
Laser ablativo. ...
Luz pulsada.
Esteticistas estão indicados a realizar peeling com até 20% de concentração de ácido glicólico. Este tipo atinge apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele, deixando-a mais vistosa e iluminada, mas não provoca grandes alterações, como a remoção de manchas, por exemplo.
Quais são os três tipos de peeling?
Físico/Mecânico. Procedimento indolor e minimamente invasivo, que é feito utilizando métodos físicos para descamar a pele por dermoabrasão. ...
Químico. Neste tipo, a descamação da pele ocorre através do uso de ácidos. ...
Com laser. Peeling feito com uso de aparelhos a laser.
Profissionais que podem aplicar
É importante que a paciente vá a um dermatologista, profissional apto a avaliar sua pele e indicar ou não o peeling de diamante. Além do médico, o tratamento pode ser feito por fisioterapeuta ou esteticista.
Em geral, indica-se para pessoas com cicatrizes de acne, rugas profundas, fotoenvelhecimento intenso, flacidez cutânea, entre outras. A aplicação do peeling de fenol inicia-se com uma limpeza intensa da pele.
Superficial: a melhor opção para quem tem pele com manchas superficiais, com rugas, ásperas ou com acne ativa. Médio: usado para eliminar manchas, rugas, sulcos, cicatrizes de acne e marcas de expressão. Profundo: usado quando a pele está muito envelhecida ou possui cicatrizes muito profundas.
Basicamente, a diferença entre esses procedimentos está na maneira como a descamação da pele é realizada. Enquanto no peeling químico o processo é feito com ácidos específicos, o peeling físico utiliza um processo de lixamento na pele para promover a renovação celular.
Os tipos de Peeling
Basicamente, os peelings podem ser classificados em três tipos: químico, mecânico e a laser.
O peeling de fenol é o mais profundo de todos os peelings. Ele é o único que consegue chegar até a derme reticular (a camada mais profunda da pele), enquanto que outros tipos de peelings só conseguem resultados mais superficiais e menos expressivos.
Qual a membrana que reveste o coração e quais são suas camadas?
Como funciona a compra do pacote Office?
Como orar para receber um milagre urgente?
Qual é o relevo que têm maiores elevações da superfície terrestre?
Como ocorre o processo de formação dos minerais?
Como são avaliados os esportes técnicos-combinatórios?
Como funciona a liberdade religiosa no Brasil?
Como são chamados as algas que produzem diatomito?
Como fazer uma campanha de oração com propósito?
Como funciona a lente do microscópio?
Sou funcionária pública tenho direito a salário maternidade?
Quais os direitos da grávida na faculdade?
Como funciona Licença-maternidade 6 meses?
Como funciona a habilitação de crédito em recuperação judicial?