O que é um objeto em Java? Uma entidade que possui estado e comportamento é conhecida como um objeto, por exemplo, cadeira, bicicleta, marcador, caneta, mesa, carro, etc. Pode ser física ou lógica (tangível e intangível).
Um objeto é um elemento computacional que representa, no domínio da solução, alguma entidade (abstrata ou concreta) do domínio de interesse do problema sob análise. Objetos similares são agrupados em classes. No paradigma de orientação a objetos, tudo pode ser potencialmente representado como um objeto.
– Os objetos possuem características próprias, denotadas por atributos. – Os objetos podem ser categorizados, agrupados, e uma classe descreve todos os objetos de um tipo particular.
Programação orientada a objetos – Java
Em Java, os objetos funcionam como pequenos pacotes de dados, que são usados para executar determinadas tarefas. Esses objetos também possuem instruções para o processamento de seus atributos. Essas instruções são o que os programadores chamam de métodos.
Como utilizar
Declaramos o tipo (neste caso o nome da classe) seguido pelo nome da variável. Exemplo de instanciação de classe: Produto produtoUm; produtoUm = new Produto(); produtoUm.
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Como chamar ou chamar um método definido pelo usuárioimport java.util.Scanner;classe public ParImpar {public static void main (String args []) {// criando o objeto da classe Scanner.Scanner scan = new Scanner(System.in);System.out.print ( "Digite o número:" );// lendo o valor do usuário.int num = scan.nextInt();
Você declara o <tipo-de-retorno> como um tipo de dados ou uma classe. O <nome-do-método> segue o padrão de nomenclatura adotado até agora, veja que você poderá executar o método chamado-o pelo nome. Relembrando este nome deverá ter letras minúsculas, a não ser as iniciais das segundas componentes em diante.
A programação orientada a objetos é um modelo de programação onde diversas classes possuem características que definem um objeto na vida real. Cada classe determina o comportamento do objeto definido por métodos e seus estados possíveis definidos por atributos.
Proporciona uma plataforma segura para desenvolver e executar aplicativos que gerenciam automaticamente a memória, fornece canais de comunicação seguros, protegendo a privacidade dos dados e, por ter uma sintaxe rigorosa, evita a quebra de código, ou seja, não permite sua corrupção.
Os métodos GET e SET são técnicas padronizadas para gerenciamento sobre o acesso dos atributos. Nesses métodos determinamos quando será alterado um atributo e o acesso ao mesmo, tornando o controle e modificações mais práticas e limpas, sem contudo precisar alterar assinatura do método usado para acesso ao atributo.
Uma definição de classe é basicamente uma definição de um tipo de dado. Uma classe contém um conjunto de bits representando um estado e um conjunto de operações que permitem modificar o estado.
Classe representa um conjunto de objetos com características afins. Uma classe define o comportamento dos objetos, através de métodos, e quais estados ele é capaz de manter, através de atributos. Exemplo de classe: Cachorro, Copo, Radio, Telefone, etc. Tudo que representa uma categoria de objetos.
Significado de Objeto
substantivo masculino Algo que se consegue perceber pelos órgãos sensoriais, nomeadamente pela pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Causa, motivo de um sentimento, de uma ação: o objeto do desejo. Tudo o que se oferece ao espírito, que o ocupa: objeto de preocupação.
A classe é a abstração do objeto. Na realidade ao programarmos um objeto, definindo suas características e funcionalidades, estamos programando uma classe. Dentre alguns recursos aplicados na programação orientada a objeto, temos: encapsulamento, herança e polimorfismo.
Encapsulamento, herança e polimorfismo: as principais características da POO. As duas bases da POO são os conceitos de classe e objeto. Desses conceitos, derivam alguns outros conceitos extremamente importantes ao paradigma, que não só o definem como são as soluções de alguns problemas da programação estruturada.
São características da linguagem de programação JAVA, EXCETO: a) O processo de compilação elimina uma gama enorme de possíveis problemas e uma checagem dinâmica (realizada em tempo de execução) contorna muitas situações que poderiam gerar erros.
Segundo o Netbeans.org, uma aplicação Java Web gera páginas web interativas, que podem conter vários tipos de linguagens de marcação (HTML, XHTML, XML, entre outras) e conteúdo dinâmico, sendo estas páginas compostas por componentes web como: JavaServer Pages (JSP), servlets e JavaBeans.
Ideia básica da Orientação a objetos (OO)
Utilizando Orientação a Objetos, o programador consegue moldar diversos objetos e definir como esses objetos devem interagir entre si. Existe uma conversa entre todos os objetos de sua aplicação através de mensagens sendo que as mensagens são responsabilidade do programador.
Orientação a objeto é um conceito que esta relacionado com a ideia de classificar , organizar e abstrair coisas. Veja a definição formal: "O termo orientação a objetos significa organizar o mundo real como uma coleção de objetos que incorporam estrutura de dados e um conjunto de operações que manipulam estes dados.
se você está perguntando como chamar o método dentro do método main(), basta criar uma instancia da classe principal dentro do método main() e a partir dessa instancia chamar o seu método.
Em Java apenas as Interfaces não possuem construtores. O construtor sempre tem a seguinte assinatura: modificadores de acesso (public nesse caso) + nome da classe (Carro nesse caso) + parâmetros (nenhum definido neste caso). O construtor pode ter níveis como: public, private ou protected.
Um método estático pode ser aplicado à classe e não necessariamente a um objeto. Considere o exemplo do método sqrt(), um método estático da classe Math, usado aqui para atribuir a raiz quadrada de 2 à variável sqr2: double sqr2 = Math. sqrt(2.0);
Em programação orientada a objetos, para invocarmos um método de um objeto, só precisamos criar a instância do objeto e, em seguida, invocar um dos métodos que já conhecemos do objeto. Imagine você acessar um objeto de forma genérica, ou seja, você não conhece nada sobre os métodos e propriedades do objeto.
Isso se chama "default" (padrão), ou pacote-privado, o que significa que apenas as classes no mesmo pacote podem chamar o método. A segunda palavra, static , significa que o método pertence à classe e não à nenhuma parte dela (objeto). Métodos estáticos devem ser chamados usando o nome da classe: " exemploClasse.
Método main()
Já a palavra static tem um sentido bem especial: significa que o método pode ser invocado mesmo sem ser criado nenhum objeto da classe.
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