A nomenclatura vernácula se refere aos nomes de organismos biológicos que são baseados na língua vernácula. Esse tipo de nomenclatura contrapõe-se com a nomenclatura científica, que é redigida em latim.
O nome (ou substantivo) comum indica qualquer ser, real ou não real, pertencente a uma espécie: homem, papel, animal, alma, bondade, beleza, etc. Opõe-se a nome próprio, o que designa determinado ser - aquele e não outro. Indica um ser em particular. Ex.: Pedro, Lisboa, Portugal, Deus, Europa, Tejo.
O substantivo comum é um tipo de substantivo que dá nome aos seres da mesma espécie (pessoas, animais, plantas, frutas, objetos, lugares, fenômenos) de forma genérica. Esses termos são sempre grafados com letra minúscula, por exemplo: pessoa, gente, criança, cidade, país.
Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.
O nome é um elemento de individualização da pessoa na sociedade. Ele é um direito de personalidade, algo íntimo. O nome é uma etiqueta que carregaremos por toda a nossa vida. Todo mundo tem direito ao nome, que é composto de prenome e sobrenome.
23 curiosidades que você vai gostar
O sobrenome ou patronímico possui a propriedade de identificar a pessoa com determinada família, bem como a de revelar suas origens, embora exista também a dificuldade de identificação com a família primeira, muitas vezes porque os patronímicos sofreram algumas modificações.
O nome de uma pessoa traz uma história, traz páginas escritas e também valores e crenças e, isso pode ser transformado e ressignificando da mesma forma como é possível alterar a nossa realidade através do pensamento. O nome é uma identidade e não um rótulo, por isso é importante se conectar com ele.
O substantivo próprio costuma pode ser confundido com o substantivo comum, mas observe: o substantivo comum denomina qualquer ser uma espécie sem especificá-lo, de maneira generalizada, enquanto o substantivo próprio especifica o ser ao qual nomeia. Por exemplo: ... (“país” = substantivo comum)
Os substantivos próprios particularizam seres ou lugares da mesma espécie, ou grupo. Essas palavras são sempre escritas com letra maiúscula. Exemplos: Brasil, São Paulo, Mariana, João, Porto Alegre, Luiza. Os substantivos simples são aqueles formados por apenas uma palavra.
Substantivo comum X substantivo próprio
Se os substantivos comuns são nomes genéricos para um mesmo grupo, o nome próprio será o contrário: ele especifica um indivíduo ou objeto em relação aos demais de mesma categoria. Assim, o substantivo próprio vem em letra maiúscula.
O substantivo comum é a forma mais abrangente de dar nome a seres da mesma espécie que possuem características em comum, podendo ser subdividido em pessoas, animais, lugares, frutas, plantas, entre outros.
Exemplos de substantivos comuns
Palavras que nomeiam objetos: mesa, cadeira, sofá, estante, livro, garfo, faca, prato, garrafa;
Palavras que nomeiam pessoas: homem, mulher, menina, menino, criança, garota, garoto, pai, mãe;
Palavras que nomeiam lugares: país, cidade, estado, bairro, município, rua, planeta;
Os substantivos podem ser classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo. Conheça um pouco mais sobre cada uma deles.
Um nome próprio é um substantivo que distingue e identifica algo de forma específica, como uma pessoa, um lugar ou entidade geográfica. Quando o nome próprio se refere a uma pessoa, é chamado de antropônimo; quando se refere a um lugar ou acidente geográfico é chamado de topônimo.
Os nomes compostos decorrem da junção de dois nomes num resultado harmonioso que combina a sonoridade agradável e, frequentemente, a intenção de homenagear alguém ou atender as preferências distintas do pai e da mãe.
Substantivo próprio
Substantivos próprios são palavras que designam seres individuais e específicos, particularizando-os dentro de sua espécie e distinguindo-os dos restantes. ...
Nomes de pessoas (nomes, sobrenomes, apelidos)
Nomes de lugares (vilas, cidades, países, continentes)
Nomes de animais de estimação.
Substantivos são termos responsáveis por nomear seres, objetos, ações, lugares, etc. Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo. E eles são flexionados em gênero, número e grau.
Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra. Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc. Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.
É a palavra que nomeia os seres. É importante ressaltar que o significado do termo seres nesse caso não é o mesmo da biologia, englobando aqui uma diversidade de coisas, como pessoas, grupos, lugares, instituições, animais, objetos, entidades, ações, qualidades, estados e sentimentos.
O substantivo é uma classe de palavras que tem a função de nomear os seres, os objetos, os fenômenos, os lugares, as ações, etc. Ele é classificado em 9 tipos: simples, composto, comum, próprio, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.
Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
adjetivo Excêntrico; que não faz parte da maioria; que se afasta do senso comum. Que se destaca por ser estranho ou fora do comum. Perdulário; que tende a gastar muito dinheiro; que esbanja.
Significado de Triste
adjetivo Que demonstra tristeza; que permanece em estado de tristeza; que não possui alegria. ... substantivo masculino e feminino Pessoa triste; quem demonstra ou apresenta tristeza: os tristes serão recompensados. Etimologia (origem da palavra triste). Do latim tristis.
Substantivo concreto e substantivo abstrato
*Observação: Por convenção, a palavra “Deus”, tanto com letra maiúscula quanto com letra minúscula, é considerada um substantivo concreto.
Quais os testes de controle de qualidade?
É crime ambiental cortar bambu?
Como tirar atestado de antecedentes criminais estadual e federal?
Qual o rendimento da textura por metro quadrado?
Qual o período da Idade Contemporânea?
Como funciona a organização funcional?
Como organizar minhas fotos reveladas?
O que é perpetuidade de uma empresa?
O que causa frieira nos dedos?
Como criar uma pasta no celular para guardar fotos?
Como tirar marcas de pneu no piso?
Como congelar banana e não ficar preta?
Quantas malas posso levar para Inglaterra?
Quem não é contribuinte do IPI?