Destrutor (do inglês, desctructor), é um membro de uma classe, um método, invocado quando a classe deve ser destruída. É utilizado, normalmente, para liberar a memória alocada dinamicamente pela classe e para eliminar as possíveis referências à classe, quando ela não mais existir.
O construtor é uma função com o mesmo nome da classe e que não pode retornar nenhum valor. Exceto em casos não usuais, o construtor assume que o espaço foi alocado para todos os atributos na estrutura do objeto quando ele é chamado. O nome do destrutor é o da classe com um til (~) anexado no início.
Construtores são basicamente funções de inicialização de uma classe, as quais são invocadas no momento em que objetos desta classe são criadas. Destrutores realizam a função inversa: são funções invocadas quando um objeto está para ``morrer . ...
DestrutoresO destrutor é uma função cujo nome é o nome da classe precedido de um til (~).Um destrutor não pode aceitar qualquer tipo de parâmetro nem possui qualquer tipo de valor de retorno, nem mesmo void.Se não for declarado para uma classe, o compilador gera um.
O (pseudo-)método construtor determina que ações devem ser executadas quando da criação de um objeto. Em Java, o construtor é definido como um método cujo nome deve ser o mesmo nome da classe e sem indicação do tipo de retorno -- nem mesmo void.
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Também conhecidos pelo inglês constructors, os construtores são os responsáveis por criar o objeto em memória, ou seja, instanciar a classe que foi definida. Eles são obrigatórios e são declarados conforme a Listagem 1.
Construtor em linguagens de programação orientadas a objeto é um método chamado assim que uma nova instância do objeto for criada. Tal método geralmente é responsável pela alocação de recursos necessários ao funcionamento do objeto além da definição inicial das variáveis de estado (atributos).
Um destruidor é uma função membro que é invocada automaticamente quando o objeto sai do escopo ou destruído explicitamente por uma chamada para delete . Um destruidor tem o mesmo nome que a classe, precedida por um til ( ~ ). Por exemplo, o destruidor da classe String é declarado: ~String() .
Infelizmente, não existe destruição de objeto em C#. Só podemos descartar um objeto em C#, o que só é possível se a classe implementar IDisposable . Para os objetos de qualquer outro tipo de classe, temos que atribuir um valor null ao objeto de classe.
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