O jornal escolar é também uma ferramenta pedagógica para o trabalho inter e transdisciplinar, por ser um espaço no qual se apresenta o debate de temas relacionados às experiências dos alunos e os conteúdos curriculares podem ser explorados, enriquecendo a participação dos alunos e contribuindo para uma escola conectada ...
Veja abaixo algumas dicas que irão facilitar para você em como fazer um jornal.
O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social. O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos.
Para fazer um jornal digital, você tem que cuidar da sua home, onde as notícias mais importantes podem ir. Além disso, um jornal digital não pode deixar para trás a possibilidade de seus usuários comentarem. Em seu jornal digital, você pode incluir timelines, uma ferramenta interessante é o Timeline.
- Materiais Disponibilização de jornais que sirvam de referência para o trabalho. 1º ao 9º ano. Dois meses por edição. Calendário de eventos escolares e comunitários, jornais impressos (locais, nacionais e, se possível, institucionais), câmera fotográfica, computadores, gravadores e blocos de anotação.
O objetivo de um jornal como a Folha é, antes de mais nada, oferecer três coisas ao seu público leitor: informação correta, interpretação competente sobre essa informação e pluralidade de opiniões sobre os fatos.
Os textos jornalísticos se revestem de algumas partes constituintes, tais como: legenda, título, subtítulo e texto-legenda.
Planeje o layout antes de começar.
Os jornais têm um papel insubstituível na saga brasileira. A preservação do jornalismo não depende só do empenho das empresas de comunicação. Depende de todos nós: dos leitores, dos anunciantes, da indústria, do mercado financeiro, do agronegócio, de todos os que, de fato, acreditam no Brasil.
Criar um veículo por meio do qual a escola possa divulgar seu projeto educativo. - Para a direção Garantir a estrutura e o material necessários ao andamento do projeto. - Para os alunos Participar da produção das edições e ter contato com os gêneros jornalísticos.
Além disso, o jornal escolar se revela um dos instrumentos mais apropriados para o desenvolvimento da metodologia dos projetos didáticos que aparece nos PCN, como uma das formas centrais de trabalho com a linguagem na escola. A relação privilegiada com essa metodologia se deve à importância social do jornal, à sua tecnologia de implementação ...
Enquanto educador, o ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social, sendo o jornal considerado uma das fontes para atingir tal objetivo. O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social.
Com o tempo, você pode começar a publicar o jornal uma ou duas vezes por mês. Distribua as funções. Depois de montar a equipe, determine quem vai fazer o quê. Você vai precisar de repórteres, editores, designers, fotógrafos etc. — mas cada um pode ter mais de uma função.
RESUMO As mídias utilizadas e os resultados obtidos através da aplicação do projeto Jornal Escolar, “A Voz do Poli”, serão apresentada ao longo desta construção, o qual surgiu durante o curso de pós-graduação, a partir de uma ideia, na qual pudesse ser usada como ferramenta
Como é que tira a prova dos nove?
Para que serve glutamina como tomar?
Como separar as sílabas da palavra piedade?
Como o mundo se dividiu durante a Guerra Fria?
Como separar as sílabas de palavras com hífen?
Como usar um programa em modo de Compatibilidade?
Como o Brasil reagiu a Crise de 1929?
Como focar no jogo do Harry Potter?
Como o iPhone sabe quantos passos?
Como foi a chegada dos açorianos a Florianópolis?
Como fazer para instalar um programa no Linux Ubuntu?
O que falar para deixar um homem louco por mensagem?
Como era o Nordeste antigamente?
Como foi o chamado de John Wesley?
Como fixar madeira para pergolado?