Ibá de Ori é o assentamento sagrado da cabeça de um indivÃduo na cultura nagô-vodum, identificado no jogo do merindilogum pelos odu ossá.
Cada ibá de Ori é uma representação material e imaterial de um indivÃduo, captando constantemente energias oriundas da natureza para equilibrar a mente de seus adeptos e crentes.
Ibá (em iorubá: Igbá) é uma palavra da lÃngua iorubá que designa a cabaça que contém os objetos de culto e de adoração a um Orixá, muito utilizado nos assentamentos sagrados ibá orixá, indispensável na obrigação de oiê e axexê. Também serve de vasilha para incontáveis utilidades.
Aqui estão alguns procedimentos espirituais, que podem ajudar a equilibrar o orÃ, e portanto amenizar a ansiedade. Banho: Um banho macerado, de uma rosa branca com alecrim do campo da cabeça aos pés, é um ótimo calmante e equilibrador de ori.
Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.
Ori, palavra da lÃngua iorubá que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. Ori é o primeiro Orixá a ser louvado, representação particular da existência individualizada (a essência real do ser).
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É também chamado de cabeça, simplesmente pelo fato de que a centelha de Deus está no ponto mais alto do corpo humano.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás. No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota.
Assim alcançará equilÃbrio e prosperidade na vida. Seu Ori carrega seu Eleda (destino), nossa existência, erros, acertos, fracassos e o sucesso e abundância dele dependem.
Orà diz o que a pessoa vai ser, é somente o criador (Eleda – o próprio OrÃ) que conhece o destino... Em seguida a pessoa conversa com o seu Orà dizendo o que ela quer para aquele dia, quais são suas metas, o que ela quer alcançar, como ela quer prosperar, o que ela quer VENCER.
Segundo esta obra, Pomba Gira é uma energia que atua em tudo e em todos, dia e noite. E as suas sete ponteiras colocadas no Assentamento com as pontas para cima representam os sete caminhos da mulher. Juntas às outras ferramentas - ervas e sangue - se potencializam tornando os caminhos mais seguros de êxitos.
Ibá de Iemanjá (em iorubá: Igbá yemanja) ou assentamento de Iemanjá como é chamado popularmente pelo povo de santo, são construÃdos com materiais de porcelana, louça ou cristal, geralmente na cor branca, mas podendo ser de cores variadas dependendo da qualidade.
Ibá de Exu (em iorubá: igba èṣù) ou assentamento de Exu como é chamado comumente pelo "povo de santo", são confeccionados de várias formas, muitos são vistos em panela de ferro, alguidar, panela de barro, muitas vezes modelado com tabatinga, em forma humana completa, ou apenas busto, com olhos e boca feito de búzios.
Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
Odi é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com sete conchas abertas pela natureza e nove fechadas. Nesta caÃda responde Exu, Ogum, Obá, Oiá. Significa perigo iminente. O Babalorixá tem que levantar-se do jogo e despachar a porta da casa com água sagrada.
Orô é uma divindade masculina que representa a ancestralidade dos Homens, é um Deus similar à Iyámi, o Culto a Orô representa o culto indireto a Ikú, é um dos cultos aos mortos, Deus da Destruição é considerado como o portal para a ressurreição.
Significado de odoyá: Odoyá ou Odoiá - saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas.
Assentamento é o local onde são colocados alguns elementos com poderes magÃsticos, com a finalidade de criar um ponto de proteção, defesa, descarga e irradiação. Um assentamento pode ser destinado a uma só força ou poder, ou a várias. Mas, em geral, faz-se um para cada força ou poder que se deseja assentar.
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