Traduzido de inglês-
O fitômero é constituído de lâmina e bainha foliares, entre-nó, nó e gema. ... A lâmina foliar cresce até a diferenciação da lígula, enquanto a bainha foliar, até a exteriorização da lígula, quando, então, se tem a folha adulta, completamente expandida.
3 Bot Diz-se do caule ou vergônea que se reclina ao solo mas tem o ápice ou extremidade levantados. Planta ereta ou decumbente.
A rebrota se dará às expensas dos produtos da fotossíntese das folhas Page 14 Fisiologia e manejo de plantas forrageiras 12 remanescentes, desde que a quantidade de CO2 assimilada seja superior ou igual à quantidade de CO2 liberada pela planta durante a respiração.
Perfilhos, ou afilhos, são estruturas secundárias originárias de meristemas axilares que se desenvolvem paralelamente à haste principal (CASTRO; KLUGE, 1999). O potencial de perfilhamento está diretamente atrelado a características genéticas das plantas (VALÉRIO, 2008; TAVARES et al., 2014).
43 curiosidades que você vai gostar
Na base da espigueta estão duas brácteas que recebem o nome de glumas e que têm a função de proteger as flores de cada espigueta. ... Na antese, após a fecundação, as flores se abrem e expulsam as anteras (é a chamada extrusão das anteras). A partir dessas estruturas, ocorre a formação dos grãos.
O perfilho é a unidade básica de crescimento das gramíneas. Pastos de gramíneas são formados por uma população de plantas individuais formadas por perfilhos e a densidade de perfilhos pode ser influenciada pelo manejo do pastejo.
(A) C3 (mono e dicotiledôneas), as células da bainha do feixe vascular formam apenas uma bainha parcial, em volta do feixe vascular. Apenas as células do mesófilo, arranjadas radialmente estão em contato com a bainha do feixe.
Conforme CHAPMAN & LEMAIRE (1993), fatores ambientais como qualidade de luz e temperatura podem afetar essas características e, consequentemente, também o IAF da pastagem. Outros aspectos como seletividade de pastejo, pisoteio e manejo das pastagens podem colaborar para aumentar a complexidade do uso desse conceito.
As plantas forrageiras são classificadas pelo seu hábito de crescimento. Elas podem ter hábito (i) prostrado ou rasteiro, (ii) semi-cespitoso ou (iii) ereto ou cespitoso. ... As plantas com crescimento cespitoso apresentam crescimento ereto (perpendicular ao nível do solo).
As forrageiras são as plantas usadas como fonte de alimento para os animais, podendo ser gramíneas ou leguminosas. A forragem pode ser plantada e servir para os animais pastarem ou pode ser produzida e depois colhida para ser servida como alimento, um exemplo é o feno e a silagem.
Estolões são partes da planta, como as raízes ou colmos; crescem rente ao solo e enraízam-se nos nós, dando assim origem a uma nova planta. Exemplos típicos de plantas estoloníferas são a braquiária humidícola e o amendoim forrageiro, com estolões facilmente visíveis quando em formação.
As folhas de leguminosas (Figura 9.3) são compostas das seguintes partes: estípula, pecíolo, ráquis, peciólulo e lâmina composta de folíolos. As estípulas soldadas são frequentes e aparecem unidas ao pecíolo por trecho mais ou menos longo, como, por exemplo, em trevos e em alfafa.
A TEMPERATURA regula a atividade meristemática e, com efeito, o crescimento da planta. ... Na ausência de outras limitações, a RADIAÇÃO representa a oferta de energia do meio necessária para o crescimento.
O gênero Urochloa é um dos mais importantes, devido suas várias características de clima tropical, sendo elas: tolerância ao pisoteio de animais, tolerância as cigarrinhas das pastagens, tolerância as secas, boa palatabilidade, pouca ou média exigência em fertilidade do solo, fácil manejo e boa produção de biomassa ( ...
É a situação adequada de utilização das pastagens, proporcionando uma produção animal ótima sem prejudicar as plantas e o solo. Situação C: superpastejo - há excesso de animais na pastagem. A produção é irregular, compromete a produção animal e desgasta a pastagem.
Os fatores ambientais, como temperatura, luminosidade, umidade e fertilidade do solo, bem como às características genéticas da planta forrageira, o manejo da pastagem e à idade fisiológica da planta, estão intrinsecamente associados à capacidade de reconstituição de nova área foliar, após condições e corte ou de ...
O perfilho é considerado a unidade de crescimento (unidade vegetativa) das gramíneas forrageiras. O crescimento de um perfilho depende da contínua formação de fitômeros. Um fitômero é composto de folha (bainha e lâmina), nó, entrenó e gema axilar, que se diferenciam a partir de um meristema apical comum.
A forma de crescimento do colmo determina o hábito de crescimento da planta, que pode ser: a) Ereto: cresce perpendicular ao solo. Em algumas gramíneas os perfilhos crescem de forma agrupada formando touceiras. Plantas com hábito de crescimento ereto e que formam touceiras são chamadas cespitosas (Figura 16).
Nas plantas hidrófitas, o mesofilo é constituído por um parênquima lacunoso muito desenvolvido relativamente ao parênquima em paliçada, que pode estar ausente. ... No mesófilo das plantas xerófitas, o parênquima em paliçada distribui-se pela página superior e inferior das folhas.
A lâmina foliar caracteriza-se por ser achatada e larga. Tal forma otimiza a captação de luz e gás carbônico. A lâmina é de grande importância na identificação do vegetal, pois em cada planta apresenta características específicas de forma, tamanho, tipo de margem, ápice, base, ausência ou presença de tricomas, etc.
Como os caminhos de C4 e CAM ajudam a minimizar a fotorrespiração.
Início do perfilhamento e formação da touceira: Perfilhamento é o processo de emissão de colmos por uma mesma planta, os quais recebem a denominação de perfilhos. ... Por meio desse processo, ocorre a formação da touceira da cana-de-açúcar e a população de colmos que será colhida.
Um ou mais perfilhos comumente se formam se o colmo principal for danificado ou morto por fatores que atinjam a cultura no início de seu desenvolvimento como, por exemplo, granizo, geadas, insetos, vento, pneus de trator, etc.
O perfilho é um conjunto de fitômeros. O fitômero é formado por uma lâmina foliar e sua bainha, nó, entrenó e sua gema axilar. ... A caracterização morfológica do perfilho O perfilho jovem é formado por maior número de folhas vivas, o que pode contribuir para a melhoria de seu valor nutritivo.
Quem tem tireoide pode fazer reposição hormonal?
Porque a árvore da felicidade morre?
O que viola as diretrizes do Instagram?
Como descobrir a senha do cartão de débito Santander?
Como quebrar o jejum intermitente para emagrecer?
Porque alguns nutricionistas não recomendam produtos da Herbalife?
O que pode ser classificado como ativo intangível?
Que tipo de pessoa devo me afastar?
Quais são as ferramentas do Excel?
Quais os benefícios da utilização do serviço SQL Server Agent?
Foi prorrogado o prazo do eSocial?
Qual o clube mais rico do Brasil 2020?
Quais são os crimes inafiançáveis e imprescritíveis no Brasil?