É um curso de pós-graduação lato sensu que informa, atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema, com programas nas mais diversas áreas de conhecimento.
Os cursos de especialização, MBA, mestrado ou doutorado estão todos no campo da pós-graduação, mas têm propostas e formatos diferentes.
Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.
Para se matricular em uma especialização é necessário que o estudante tenha um diploma de conclusão da graduação. Ainda, dependendo da instituição de ensino, o candidato pode passar por provas de conhecimentos gerais e específicos, análise de currículo e entrevista com professores do curso.
Como montar um curso de pós-graduação?
Qual a carga horária de uma pós? Diferentemente das aulas da graduação, as aulas da pós não costumam ser diárias. Elas são realizadas em alguns dias úteis e em alguns casos têm uma carga horária mais intensa nos finais de semana. Para as modalidades MBA e especialização a carga horária é de, no mínimo, 360 horas.
Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema, com programas nas mais diversas áreas de conhecimento. De um a dois anos. Para ser reconhecido pelo MEC, os cursos precisam ter duração mínima de 360 horas-aula.
Dessa forma, a especialização deve ser vinculada ao curso técnico, sendo necessária uma aprovação prévia do Conselho Superior.
Curso de especialização é reconhecido pelo MEC? Sim. Lembrando que, segundo o MEC, o s cursos de especialização independem de autorização e reconhecimento – isso garante uma maior flexibilidade.
Exceção para os cursos a distância: neste caso, além das provas presenciais, o estudante faz a defesa, também presencial, da monografa ou trabalho de conclusão de curso. Ao final, o aluno recebe o certificado com o título de especialista. Para aproveitar bem uma especialização, o ideal é já ter no currículo alguns anos de carreira.