Os biofilmes microbianos são comunidades de células aderidas a uma superfície e entre si e embebidas por uma matriz de substâncias extracelulares poliméricas. Estas substâncias poliméricas são produzidas pelos próprios microrganismos, com a finalidade de aumentar a sua chance de sobrevivência em um determinado meio.
A maioria das bactérias são capazes de aderir e formar biofilmes, onde eles podem persistir e sobreviver por dias a semanas ou mesmo mais, dependendo do micro-organismo e as condições ambientais (WINKELSTRÖTER et. al, 2014). Mas como os biofilmes se formam?
A formação de biofilmes em superfícies que entram em contato com alimentos pode ocasionar a sua contaminação e, consequentemente, causar doenças de origem alimentar.
Estão presentes no biofilme dentário: polissacarídeos, células epiteliais descamadas, leucócitos, enzimas, sais minerais, glicoproteínas salivares, proteínas, pigmentos e restos alimentares. Evidenciou-se a presença de espaços ou canais de água entre as microcolônias bacterianas do biofilme.
Atualmente se acredita que 80% das infecções bacterianas humanas estão associadas à formação de biofilme, especialmente, aquelas que envolvem o uso de dispositivos médicos, como cateteres, válvulas cardíacas, lentes de contato entre outros.
O que são dilemas morais e profissionais?
Quem ama ama alguém ou ama a alguém?
O que é discurso direto na narrativa?
Qual era o nome da religião persa e quem foi seu fundador?
Quais as hipóteses de cabimento da apelação das decisões do Tribunal do Júri?
O que a Bíblia fala sobre o número 40?
Qual o melhor refletor para quintal?
Como recuperar fotos do iPhone no Android?
Quais são os dois tipos de requerimento?
Qual o valor da multa por quebra de contrato de curso?