O que é um artigo científico? Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.
Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p. 2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
Conteúdo. Assim como todo texto, um artigo acadêmico precisa ter começo, meio e fim. Para iniciá-lo, construa uma introdução explicando a motivação da pesquisa e as teorias envolvidas no objeto de análise. Esse é o momento ideal para contextualizar o leitor sobre o seu trabalho e mostrar o que você pensou ao escrevê-lo ...
Diferença entre artigo acadêmico e artigo científico
Além dos artigos científicos, também são artigos acadêmicos os artigos de revisão e os artigos originais. Os artigos científicos são aqueles que seguem um protocolo específico e restrito, além de respeitar o método científico ao buscar conclusões em respostas.
Artigo Científico: o que é e definição de artigo científico. Artigo científico é uma publicação acadêmica de autoria declarada que apresenta e discute resultados, ideias, métodos, técnicas e processos produzidos em uma determinada pesquisa científica produzida pelas diversas áreas do conhecimento.
41 curiosidades que você vai gostar
Um artigo reflete a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Serve de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os resultados do teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar, transmitir algumas observações originais.
Os textos científicos são específicos e têm como objetivo aprofundar algum tema. Por esse motivo, é um texto que requer muita atenção na hora da leitura, porque apresenta uma linguagem mais complexa relativa a alguns conceitos e teorias.
Existem vários tipos de artigos científicos, porém os mais comuns são:revisão bibliográfica.estudo de caso.revisão bibliométrica.pesquisa ação.survey.
O que caracteriza um texto acadêmico é, antes de tudo, o seu objeto: ele veicula o fruto de alguma investigação científica, filosófica ou artística. Deve, pois, refletir o rigor, a perspectiva crítica, a preocupação constante com a objetividade e a clareza que são parte inerente da pesquisa acadêmica.
10 dicas para escrever e publicar um artigo científicoLeia sobre o que já feito. ... Pense no nível que a sua pesquisa irá atingir. ... Apresente uma novidade. ... Saiba a hora certa para começar a escrever. ... Tenha em mente o tipo de revista que você gostaria de publicar. ... Mantenha a lógica no texto. ... Encontre a medida certa.
Confira os passos para fazer um artigo:1 – Determine o tema (abrangente) do seu artigo. ... 2 – Pesquise o mercado para o tema que você selecionou. ... 4 – Crie um título atrativo para o seu artigo. ... 5 – Comece a escrever. ... 6 – Escreva a introdução do seu artigo. ... 7 – Escreva a conclusão do seu artigo. ... 8 – Revise todo o seu artigo.
Elementos pré-textuais do artigo científicoTítulo, e Subtítulo (opcional). figuram na primeira página do artigo. ... Nome do autor ou autores. O nome do autor deve conter a informação mínima necessária para identificar cada autor. ... Resumo na língua do texto. ... Palavras-chave na língua do texto.
Passo a passo de como escrever um artigo com maestria!Leia a pauta com atenção. ... Entenda quem é a sua persona. ... Conheça melhor o cliente. ... Atente-se para as palavras-chave. ... Pesquise a partir das sugestões da pauta. ... Complemente sua pesquisa. ... Elabore o esqueleto do seu artigo. ... Utilize intertítulos a seu favor.
Para ser considerado científico, o artigo precisa obedecer à seguinte estrutura:título;autor (es);epígrafe (facultativa);resumo e abstract;palavras-chave;conteúdo (introdução, desenvolvimento textual e conclusão);referências.
A redação do artigo científicoIntrodução. A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, ao problema estudado, aos principais conceitos envolvidos e aos trabalhos já realizados até o momento. ... Material e métodos. ... Resultados. ... Discussão. ... Conclusões.
Estrutura do Artigo CientíficoTítulo.Autor (es)Epígrafe (facultativa)Resumo e Abstract.Palavras-chave;Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão),Referências.
O texto acadêmico tem como finalidade discutir uma temática em estudo durante a formação profissional em determinada área ou curso. Utiliza uma linguagem clara e objetiva, dissertando sobre um objetivo ou problema de autoria do estudante ou então, recomendada por um professor.
A estrutura do trabalho acadêmico é dividida em partes externas e partes internas. As partes internas ainda se subdividem em pré-texto, texto e pós-texto, seguindo uma ordem sequencial de elementos obrigatórios e opcionais que deve ser mantida. As partes externas são lombada e capa.
Conheça 6 tipos de trabalho acadêmicoResumo. O resumo nada mais é do que uma síntese das ideias de um determinado material. ... Relatório. O relatório é um trabalho exclusivamente descritivo. ... Fichamento. ... Artigo científico. ... Resenha. ... Monografia ou TCC.
Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.
As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).
Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).
A finalidade é o objetivo, o propósito que se deseja alcançar a partir de determinada ação, atitude, comportamento, etc. Quando pergunta-se qual a finalidade de alguma coisa, o intuito é saber qual o objetivo disto.
São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema. Possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversos informações de valor indiscutível.
Os textos de divulgação científica são aqueles que têm o objetivo de tornar público o conhecimento produzido por diferentes segmentos da sociedade que, por meio da pesquisa, produzem ciência.
Quantas polegadas tem o Moto E7 Plus?
Qual o tipo de concreto para piso?
O que é uma modalidade coletiva?
O que fazer quando a sentença não é cumprida?
O que posso fazer para afinar o colo do útero?
O que são barras longitudinais?
Quanto tempo demora depois de transitado em julgado?
Como saber se vou receber os 400 do Auxílio Brasil?
Qual a diferença de um nódulo e um cisto?
Quem canta Como é grande meu amor por você?
Quais são os números de quadrado perfeito?
Qual é o CID da licença amamentação?
Pode acender vela para o anjo da guarda Sexta-feira?
Qual é o maior navio do mundo?