A Lateralidade contrariada representa aquela criança que tem o seu lado esquerdo dominante, mas que por influências sociais passa a escrever com uma falsa dominância destra. Escrever com a mão esquerda em si não é um transtorno, mas impor à criança a lateralidade não dominante para ela, resulta em transtornos.
CONCLUSÃO: evidencia-se que as crianças com lateralidade cruzada apresentam desempenho inferior na leitura e escrita quando comparadas às crianças com dominância lateral completa. Estes dados justificam a relevância do desenvolvimento psicomotor na infância como fator essencial no processo de aprendizagem escolar.
– Escrever grupos de palavras que comecem por letras de simetria inversa; – Actividades de seguir linhas, caminhos e labirintos. O desenvolvimento da lateralidade e consequente domínio corporal é um factor fundamental no processo de aprendizagem.
A definição final da lateralidade (nome que os cientistas dão à predominância motora de um dos lados do corpo) só irá ocorrer entre os 6 e os 8 anos. Muito antes disso, porém, a criança já começa a mostrar certa preferência pelo uso de uma das mãos.
Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. Na lateralidade cruzada é a mesma salientada acima, ou seja, a criança é, por exemplo, destra da mão e do olho, canhota do pé.
A lateralidade é homogênea quando mão, pé, olho e o ouvido oferecem uma dominância no mesmo lado, direito ou esquerdo. Quando há habilidades para usar diferentes lados do corpo para diferentes atividades chamamos de lateralidade cruzada, por ex. escrever com a mão esquerda e chutar com o pé direito.
Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. Na lateralidade cruzada é a mesma salientada acima, ou seja, a criança é, por exemplo, destra da mão e do olho, canhota do pé.
Algo que seria praticamente automático acaba sendo um desgaste, prejudicando a atenção”, afirma Christian Muller. Alguns distúrbios que podem vir associados à lateralidade cruzada são a dislexia, a disortografia, a discalculia e o deficit de atenção.
3 – OBJETIVOS: - Identificar os lados direito e esquerdo, tendo como referência o seu corpo próprio. - Experimentar o domínio das noções esquerda-direita, independente da sua dominância lateral. - Favorecer a compreensão do conteúdo lateralidade e dominância lateral.
O desenvolvimento da lateralidade é uma ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento motor dos alunos. ... A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé.
Porém, a dislexia pode apresentar-se de modo periférico: negligência, de atenção, letra-por-letra e central.
O lado do cérebro que é responsável, basicamente, pelas capacidades de linguagem, incluindo a leitura e a escrita, é a metade esquerda ou hemisfério esquerdo, no indivíduo destro (Figura 1). Conforme Bonne e Plante 2.
Os globalistas defendiam que as funções mentais estariam distribuídas na massa encefálica, sem estar situada especificamente numa ou noutra região. Elas seriam o resultado do funcionamento do cérebro como um todo.
Estudos mais recentes, de Franz Gall e Paul Broca, no século XIX AEC, associavam regiões do cérebro como responsáveis por determinadas funções mentais; havendo algum dano, haveria algum tipo de sintomatologia.
Quando a pessoa fica roxa O que pode ser?
Como ter um diferencial profissional?
Como foi construído o farol de La Jument?
Pode colocar clarificante com algicida juntos?
Como lidar com um marido bipolar?
Qual a importância do adicional de insalubridade?
Para que serve cebion efervescente?
O que significa tamanho S na China?
Quais são os três tipos de arquivo?
Como cadastrar conta de luz no NIS?
O que apresenta uma folha completa?
Qual o significado do nome aitube?