Transposição de cargo público é o ato pelo qual o funcionário ou servidor passa de um cargo a outro de conteúdo ocupacional diverso.
A transposição implica no deslocamento de determinado cargo e a sua consequente realocação em outra unidade, alçando-se o seu ocupante para um novo quadro de servidores e para uma nova carreira, distinta da anterior. Às vezes esse deslocamento se dá através de simulacros de atos administrativos.
Chegou a existir também o provimento vertical por ascensão, que é quando o servidor vem a ocupar um cargo público de carreira distinta da que pertencia anteriormente. Hoje, o Superior Tribunal Federal tem entendimento pacífico no que diz respeito à impossibilidade de provimento derivado vertical por ascensão.
A mudança de cargo pleiteada pelos Apelantes é vedada no nosso ordenamento jurídico, pois, consoante já disposto na r. ... 37 , II , segundo o qual a investidura em cargo ou emprego público depende de prévia aprovação em concurso.
Carreira é a disposição ascensional de vários cargos de provimento efetivo, ou de vários empregos permanentes – conforme seja estatutário trabalhista o regime jurídico em questão -, de natureza e conteúdo ocupacional semelhante e complexidade crescente, estabelecida e disciplinada na lei, se se tratar de entidade ...
15 curiosidades que você vai gostar
Para se tornar um servidor público é necessário prestar um concurso público e atender aos seguintes pré-requisitos: Ser brasileiro nato ou naturalizado. Estar em dia com obrigações eleitorais e militares. Ter pelo menos 18 anos de idade.
Aposte na Pós-Graduação preparatória para carreiras públicasGestão Pública;Direito Administrativo e Gestão Pública;Gestão Orçamentária e Financeira;Gestão Tributária e Auditoria no Setor Público.Direito Legislativo.Direito Público.Poder Judiciário.Segurança Pública.
Conforme a norma atual, a extinção de cargos apenas pode ser aplicada por meio da aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional. Logo, o presidente da República não tem poderes para extinguir cargos do serviço público através de decretos presidenciais, por exemplo.
A relotação acontece quando o servidor se desloca para outro órgão – observando o interesse da administração pública. Esse ato é permitido entre entidades da mesma natureza jurídica (exemplo: dentro do Poder Executivo) e é bastante comum nos ajustes do quadro de pessoal em função da extinção ou criação de novos órgãos.
Qual a importância da relevância social da pesquisa?
Qual cobra mais venenosa jararaca ou jararacuçu?
Precisa de ordem judicial para exumação?
Qual o tamanho da menor borboleta?
Como expelir cálculo no ureter?
Qual é a diferença entre médico e biomédico?
Quanto ganha um agregado na Braspress?
Quais são as circunstâncias agravantes e atenuantes das penas?
Quais são os aspectos físicos e naturais?
O que é a pesquisa operacional e como ela é aplicada?
O que é usar aceleração de hardware quando disponível?