A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa, de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política, na biologia e na psicologia.
Refere-se a uma área delimitada sob posse de algo ou alguém
O território é uma das categorias conceituais da Geografia. Seu entendimento é necessário para uma melhor compreensão sobre o espaço. ... Com isso, ele queria dizer que o território é o espaço apropriado por uma relação de poder. Essa relação encontra-se, assim, expressa em todos os níveis das relações sociais.
O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. ... O termo território vem do latim “territorium”, expressão que se referia a uma terra delimitada ou sob uma dada jurisdição.
Traduzindo, território é quando uma pessoa ou organização domina um lugar, e exerce o poder naquela determinada área. Por exemplo, o Brasil é um território por que o governo exerce poder sobre ele, transformando-o assim em território brasileiro.
O território brasileiro seria a área delimitada a partir da soberania exercida pelo Estado brasileiro, tendo uma conotação puramente política. Esse termo é também utilizado em áreas como a Biologia – para descrever as relações de posse territorial dos animais – e também por outras áreas de conhecimento.
33 curiosidades que você vai gostar
O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão.
O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. ... Não há entre os geógrafos um consenso sobre o que seria propriamente o lugar.
Rogério Haesbaert analisa o território com diferentes enfoques, elaborando uma classificação em que se verificam três vertentes básicas: 1) jurídico-política, segundo a qual “o território é visto como um espaço delimitado e controlado sobre o qual se exerce um determinado poder, especialmente o de caráter estatal”; 2) ...
O que é uma Nação:
Uma nação se mantém unida pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional. ... Por exemplo, no Brasil temos a nação indígena e a nação negra que, independente da localização geográfica, permanecem unidos por terem características similares de origem, cultura, costumes, religião e etc.
O território é o espaço que sofre o domínio desses agentes e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade (Ratzel, 1897; apud Moraes, 2000).
“A territorialidade consiste em uma ação apropriativa de um determinado espaço por um indivíduo ou um grupo de indivíduos que desenvolvem, em relação a um objeto ou símbolo, uma relação de posse” (COIMBRA e SARAIVA, 2013.
Povo é o conjunto de indivíduos, ligados a um determinado território por um vínculo chamado nacionalidade. No conceito de povo estão incluídos os brasileiros natos e naturalizados. Distingue-se do conceito de população, pois neste incluem-se, além dos natos e naturalizados, os estrangeiros e os apátridas.
O território é a base física ou geográfica de um determinado Estado, seu elemento constitutivo, base delimitada de autoridade, instrumento de poder com vistas a dirigir o grupo social, com tal delimitação que se pôde assegurar a eficácia do poder e a estabilidade da ordem.
Qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder se caracteriza como território. Uma abordagem geopolítica, por exemplo, permite afirmar que um consulado ou uma embaixada em diferentes países, seja considerado como parte de um território de outra nação.
Nação é usada no candomblé para distinguir seus segmentos, diferenciados pelo dialeto utilizado nos rituais, o toque dos atabaques, a liturgia. A nação também indica a procedência dos escravos que lhe deram origem na nova terra e das divindades por eles cultuadas.
País é um determinado território social, política e geograficamente delimitado, habitado por uma população com cultura comum. ... Um exemplo dessa situação é o Reino Unido, composto por quatro regiões, Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, que são designadas por países, mas não contam nas listas oficiais.
O Estado é toda a sociedade política, incluindo o governo. O governo é principalmente identificado pelo grupo político que está no comando de um Estado. O Estado possui as funções executiva, legislativa e judiciária.
Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição. O termo pode ser também utilizado na política, na biologia e na psicologia.
Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.
Não se pode deixar de observar que esses conceitos mudaram. A fronteira não é mais considerada somente um limite físico ou político, desprovido de sujeitos e relações, da mesma forma que o território não é mais compreendido somente como uma demarcação espacial, dotado de características físicas e sociais.
É importante esclarecer que quando nos referimos ao lugar, falamos de tudo aquilo ao qual um ser pode encontrar abrigo. Assim, poderíamos dizer: a filosofia é o lugar onde a sabedoria é vivenciada, onde vivem pessoas despertas etc.
O Estado é uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. Assim, pode-se dizer que os elementos constitutivos do Estado são: poder, povo, território, governo e leis.
Espaço (do latim spătĭum) é a “distância entre dois pontos, ou a área ou o volume entre limites determinados” (44), e o Lugar (do latim locālis, de locus) é o “espaço ocupado” (45). O espaço só se torna um lugar no momento em que ele é ocupado pelo homem, fisica ou simbolicamente.
Uma característica socioespacial do Brasil resultante do fator acima apresentado é: a) elevada variação climática b) presença de domínios naturais diversificados c) existência de vários fusos horários d) acentuada unidade topográfica. e) ausência de recursos hídricos.
Podem ser naturais, geométricas ou arbitrárias; sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros.
Qual a taxa ideal de gordura no corpo?
Onde fica a reserva técnica de incêndio?
Como saber qual tipo de psicólogo eu preciso?
Como instalar o Postman no Ubuntu?
Qual é o tamanho de um Poodle?
Como rastrear pedido da Lojas Americanas?
Como agendar para fazer o Bolsa Família?
Como saber um tema de um filme?
Como calcular o ângulo central do arco?
Como saber qual vai ser a cor do olho do gato?
Como instalar o WhatsApp em um celular antigo?
Como identificar código de rastreamento?
Como saber o tamanho de um violino?
Como transmitir em 1080p na Twitch?
Como ter os canais da Sky no celular?