A termodinâmica é o ramo da física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume — e de outras grandezas termodinâmicas fundamentais em casos menos gerais — em sistemas físicos em escala macroscópica.
A termodinâmica estuda o intercâmbio de energia entre sistemas macroscópicos, formados por um grande número de partículas, como os gases, fluidos e sólidos, recorrendo à análise de importantes grandezas físicas, como pressão, volume e temperatura. ...
A Termodinâmica (do grego therme = calor e dynamis = movimento) é o ramo da Física que estuda os efeitos da mudança de temperatura, volume e pressão, empregados em sistemas físicos em escala macroscópica.
1ª Lei da termodinâmica: “Todas as formas de energia são mutuamente conversíveis”. E ainda: “A energia de um sistema fechado e isolado permanece constante”. Popularizado: “Na natureza nada se cria, Tudo se Transforma”. contato com temperaturas diferentes.
Tem como fundamento o princípio da conservação de energia, que é um dos princípios mais importantes da Física. Essa conservação de energia acontece sob as formas de calor e de trabalho.
...
Primeira Lei da Termodinâmica quanto ao calor (Q): ... quanto ao trabalho (τ): ... quanto à variação de energia interna (ΔU):
15 curiosidades que você vai gostar
A Termodinâmica, como teoria Física, é estruturada por quatro leis: lei zero, associada ao conceito de temperatura, primeira lei, associada ao conceito de energia, segunda lei, associada ao conceito de entropia, e terceira lei, também chamada de postulado de Nernst, associada ao limite constante da entropia quando a ...
Um processo termodinâmico é um evento caracterizado pela mudança de uma ou mais variáveis de estado do sistema. As variáveis de estado são pressão, temperatura e volume, e são chamadas dessa forma pois influenciam fortemente nas propriedades e no comportamento do gás.
É a forma na qual a substância é encontrada quando está pura e submetida à pressão constante de 1 am em uma determinada temperatura (geralmente a temperatura ambiente).
- Processo de quase-equilíbrio: é aquele em que o desvio do equilíbrio termodinâmico é infinitesimal e todos os estados pelos quais o sistema passa durante este processo podem ser considerados de equilíbrio termodinâmico. ... São processos que ocorrem com aumento de entropia.
Conceitos básicos da Termodinâmica
No estudo da termodinâmica, é necessário definir com precisão alguns conceitos básicos, como sistema, fase, estado e transformação. ... O estado depende da natureza do sistema e, para ser descrito, necessita de grandezas que o representem o mais completamente possível.
Existem quatro Leis da Termodinâmica: Lei Zero (associada ao conceito de temperatura), Primeira Lei (relacionada ao conceito de energia), Segunda Lei (associada ao conceito de entropia) e a Terceira Lei (relacionada ao limite constante da entropia quando a temperatura Kelvin se aproxima de zero).
Segunda Lei da Termodinâmica
O que significa dizer que os processos de transferência de energia térmica são irreversíveis. Desse modo, pela Segunda Lei da Termodinâmica, não é possível que o calor se converta integralmente em outra forma de energia. Por esse motivo, o calor é considerado uma forma degradada de energia.
O processo de quase-equilíbrio é uma simplificação formada por estados sem potencial para variação das propriedades intensivas. Sua importância é facilitar o estudo de sistemas termodinâmicos, considerando todas as suas propriedades intensivas uniformes dentro dele.
A termodinâmica é a área da termologia que analisa os processos de troca de calor, observando as variações da temperatura, da pressão e do volume e como elas interferem nos sistemas físicos. ... De acordo com essas leis, é possível transferir energia de um sistema para outro na forma de calor ou de trabalho.
A Termodinâmica é regida por quatro leis. entropia, temperatura, calor e volume que nos permitem descrever diversos sistemas por meio de variáveis, como pressão, volume, temperatura, calor e entropia.
O efeito térmico, também chamado de efeito joule, surge dos inúmeros choques dos elétrons de um condutor quando ele é percorrido por uma corrente elétrica. Quando os átomos recebem energia, eles passam a vibrar com mais intensidade e, quanto maior a vibração, maior é a temperatura do condutor.
O aumento do volume mediante expansão livre implica, em vista da primeira lei da termodinâmica, a manutenção da energia interna do sistema, visto que as fronteiras são obviamente subentendidas adiabáticas. ... Uma expansão livre sempre acarreta um aumento na entropia do sistema que se expande.
Em termodinâmica existem várias funções de estado, de entre as quais se podem citar: a pressão, a temperatura e o volume. ... Por exemplo, conhecendo a temperatura e a pressão de uma mol de um gás ideal, o seu volume pode ser calculado a partir da equação de estado dos gases ideais.
Os ciclos termodinâmicos são processos que um sistema realiza a fim de se obter trabalho do sistema ou de se realizar trabalho sobre o sistema. Cada tipo de motor, por exemplo, tem um processo diferenciado para que se obtenha trabalho do sistema. ... Conheça cada ciclo termodinâmico dos quatro abordados nesse hipermídia.
Ou seja, o trabalho útil gerado por uma máquina térmica é equivalente à quantidade de calor recebida menos a quantidade de calor rejeitada. Parte do calor recebido é convertido em trabalho e o restante é rejeitado. Note que chamamos de fonte quente a região que fornece o calor à máquina.
Descrição macroscópica: “descrição das características grosseiras de um sistema, por meio de umas poucas de suas propriedades mensuráveis sugeridas mais ou menos diretamente pelo nosso senso de percepção.” ([1], pág. 3). Exemplos de propriedades: volume, pressão, temperatura...
A transformação isobárica ocorre quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação no volume e na temperatura, mas a pressão mantém-se constante. ... O contrário aconteceu quando diminuímos a temperatura (água gelada), isto é, a mistura gasosa contraiu-se e o volume ocupado por ela diminuiu.
e) A primeira lei da Termodinâmica diz que o calor fornecido a um gás é igual à soma do trabalho realizado pelo gás e a sua variação da energia interna. Portanto, a quantidade de calor fornecida a um gás é igual a soma do trabalho realizado pelo gás (τ > 0) e a variação da energia interna.
O termo adiabático refere-se a elementos que impedem a transferência de calor com o meio ambiente. Uma parede isolada está bem próxima de um limite adiabático.
Um processo reversível é definido como um processo que pode ser invertida sem deixar nenhum vestígio no ambiente. Ou seja, tanto o sistema e o ambiente são devolvidos ao seu estado inicial, no final do processo inverso. Os processos que não são reversíveis são chamados processos irreversíveis.
Como o alimento se transforma em gordura?
Como usar o aplicativo Cardboard?
Qual a diferença entre advertência verbal e escrita?
O que é melhor para emagrecer natação ou academia?
O que significa maktub Wikipédia?
O que misturar na máscara de nutrição?
Qual o prato preferido da Índia?
Qual a importância do segmento de mercado?
O que pode causar rigidez no pescoço?
Quais foram as gerações do Romantismo?
Como calcular a depreciação com valor residual?
O que é cutícula córtex e medula?
Como saber se uma lâmpada ilumina bem?
Tem aranha venenosa no Brasil?