O que é tempestivamente?

Pergunta de Bárbara Irina Garcia Brito Ribeiro em 02-06-2022
(12 votos)

A tempestividade, definição daquilo que é tempestivo ou oportuno, é um conceito do Direito processual que qualifica atos processuais realizados pelas partes da lide, dentro do prazo previsto em lei. Para que o mérito seja julgado, é necessário primeiro que a tempestividade seja observada.

Qual o significado de tempestivamente?

Tempestivo = que vem ou sucede no tempo devido, oportuno: O advogado apresentou o recurso tempestivamente (no prazo). ...


O que significa que o recurso é tempestivo?

Tempestivo pertence à família de tempo. Significa no tempo certo, oportuno: O recurso foi apresentado tempestivamente (dentro do prazo). Intempestivo é o contrário. Quer dizer fora do prazo: A ação judicial foi considerada intempestiva (ajuizada fora do prazo previsto em lei).

O que significa tempestivo em um processo trabalhista?

O termo “tempestivo” é utilizado no Direito Processual para determinar a realização de um ato processual dentro do prazo estipulado pela legislação.

O que é tempestividade CPC?

De acordo com o parágrafo 4o do art. 218 do Novo CPC, "será considerado TEMPESTIVO o ato praticado antes do termo inicial do prazo". ... Chegam ao protocolo da Corte e interpõem o recurso que tem objeto, que é o acórdão, antes de detonado o prazo inicial desse prazo.

[Forensepédia] O que significa 'tempestivo'?


29 curiosidades que você vai gostar

Como comprovar a tempestividade do recurso?

O advogado que precisa comprovar a indisponibilidade do sistema eletrônico, deve, primeiramente, localizar a Certidão emitida pelo tribunal. Posteriormente, é necessário juntar ao processo a Certidão de Indisponibilidade, no momento em que for interposto o recurso, na forma de anexo.

O que é tempestiva interposição de recurso?

Tempestividade significa que o recurso deve ser interposto dentro do prazo fixado em lei. Todo recurso tem um prazo e, se a parte o interpõe após este prazo, o recurso não será conhecido por intempestividade.

O que significa os embargos são tempestivos?

Os Embargos são tempestivos, preenchendo os demais requisitos de admissibilidade, pelo que deles se conhece, embora se os rejeite, no mérito. Com efeito, o Embargante não apontou qualquer defeito efetivo no julgado, externando mero inconformismo com o resultado do julgamento.

Quem deve pagar o depósito recursal?

O depósito recursal, como visto acima, é requerido unicamente do empregador, e nunca do trabalhador. No entanto, a Reforma Trabalhista estabeleceu algumas exceções, no §10 do art.

O que é recurso tempestivo e intempestivo?

Tempestivo significa que o ato foi praticado dentro do prazo legal, ocorrendo, assim, no tempo certo. O ato praticado fora desse limite estabelecido é dado como intempestivo porque ocorreu após ter decorrido o prazo legal.

O que acontece quando o recurso e intempestivo?

Cabe recurso de agravo de instrumento contra ato judicial que não admitiu apelação por intempestividade (descumprimento de prazo). De acordo com a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, esse instrumento é adequado porque o ato do juiz possui carga decisória, prejudicando o exercício do direito de recorrer.

Qual é o significado da palavra litisconsorte?

Pessoa que, juntamente com outra, demanda alguém ou é parte em juízo.

O que é interpostas?

1. Posto entre. 2. [Figurado] Que serviu de intermediário.

O que significa a palavra incorre?

2. Ficar sujeito a (ex.: os réus incorrem em pena de detenção). 3. [Antigo] Atrair, chamar sobre si.

Qual o tempo para liberar o depósito recursal?

Deste modo, antes do recurso não conhecido por deserção, terá a empresa a oportunidade de complementar e comprovar o valor integral do depósito recursal, no prazo de cinco dias, a ser concedido pelo juiz e/ou pelo relator do apelo no tribunal.

O que acontece depois do depósito recursal?

Conforme o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Depósito Recursal é garantia de juízo e não se trata de uma taxa de recurso. ... Isso significa que, após o trânsito em julgado, ele será levantado pela parte vencedora e, caso a condenação seja favorável ao trabalhador, terá sua finalidade de garantia consumada.

O que é um depósito recursal?

O depósito recursal trabalhista é uma obrigação que o empregador tem quando deseja recorrer de uma decisão judicial definitiva dos respectivos órgãos jurisdicionais, quando das reclamatórias trabalhistas.

O que significa a palavra embargos?

Embargar significa impedir, colocar um obstáculo, conter, reprimir, não deixar que algo se manifeste. No direito, os embargos, como uma forma de recurso a decisões judiciais, possuem o mesmo objetivo. ... Eles são recursos tomados em sentenças, acórdãos e outras decisões judiciais de qualquer instância do direito.

O que vem após embargos de declaração?

Art. 1.026. Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso. Assim, caso a parte oponha embargos de declaração, o prazo para eventual recurso é interrompido, de modo que sua contagem é reiniciada após o julgamento dos embargos.

O que é declarar a sentença?

A partir de então, pode-se definir a sentença como sendo o ato processual do Juiz compreendido pelo pronunciamento através do qual decide a lide, resolvendo o seu mérito, ou extingue o processo, sem a atribuição da ratio a qualquer um dos litigantes que compõem aquela relação jurídico-processual sobre a qual recaiu ...

Pode interpor recurso de apelação antes da publicação da sentença?

Será considerado intempestivo o recurso de apelação interposto antes da publicação da sentença.

Quanto à tempestividade explique se o advogado precisa fazer prova da existência dos feriados?

1.003, § 6º, do CPC/2015, a comprovação de feriado local deve ser realizada no ato de interposição do recurso. ... para fins de aferição de tempestividade, a ocorrência de feriado local deverá ser comprovada, mediante documento idôneo, no ato da interposição do recurso” (AgInt no REsp 1626179/MT, 3ª Turma, rel. Min.

Quais são os recursos nominados pelo CPC?

Apelação, agravo de instrumento e recurso especial são exemplos de recursos no Novo CPC. Eles são os meios, previstos em lei, pelos quais a parte ou interessado pode requerer nova análise de uma decisão judicial. É possível pedir reforma, anulação, invalidação ou simplesmente buscar esclarecimentos sobre a decisão.

Quem deve exercer o juízo de admissibilidade do recurso?

O juízo de admissibilidade analisa se recurso atende os pressupostos formais exigidos pela lei. ... Normalmente o recurso é interposto perante o órgão responsável pela prolação da decisão recorrida (juízo a quo), e posteriormente é repassada ao órgão responsável pela análise do mérito recursal (juízo ad quem).

O que é um recurso interposto?

[ Jurídico, Jurisprudência ] Pedido de revisão de uma decisão judicial junto de uma instância superior.



Outras questões

Por que saber argumentar é importante para a vida em sociedade?

Qual o certo menor de idade ou de menor?

Qual foi o objetivo dos Estados Unidos a oferecer ajuda financeira aos países europeus no período posterior à

O que o benzeno pode causar no ser humano?

Quanto tempo demora para curar uma infecção de pele?

Quais são as principais causas do medo de falar em público?

Quem criou a educação interdimensional?

Quem liberou a Kurama?

Qual o melhor sistema de amortização?

O que levar para vestir na praia?

Qual é a durabilidade do couro sintético?

É possível repetir de ano na pandemia?

Como regularizar o contrato de gaveta?

O que é ter metas?

Como funciona uma reserva extrativista?

Quanto tempo demora processo seletivo da Vale?

Qual é a última instância?

Como fazer captura apenas de uma parte da tela?

Quem não pode fazer camuflagem de estrias?

Qual cidade conhecer no Paraná?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com