O epitélio estratificado pavimentoso queratinizado é encontrado normalmente em superfícies secas, como a pele, as células da camada mais superficial não apresentam núcleo, contêm abundante quantidade de queratina, de modo a prevenir a perda de água e a penetração de agressões químicas e físicas.
Tecido epitelial de revestimento
Epitélio Simples: são formados por uma única camada de células; Epitélio Estratificado: possuem mais de uma camada de células; Epitélio Pseudo-Estratificado: são formados por uma única camada de células, mas possui células com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.
O epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, se divide esquematicamente em três camadas ou estratos. As camadas profundas são formadas de uma ou duas fileiras de células basais que se assentam na lâmina basal. As camadas intermediárias formam o estrato mais espesso do epitélio normal.
A epiderme apresenta um epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, constituída pelos queratinócitos, e podem ser distintas cinco camadas nela: Camada basal ou germinativa: é constituída por células prismáticas ou cubóides, que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme.
Epitélio pavimentoso estratificado: pode ser queratinizado (pele) ou não, esôfago, vagina, língua, cavidade oral. Epitélio cúbico estratificado: encontrado nos ductos de algumas glândulas.
16 curiosidades que você vai gostar
O epitélio de revestimento é encontrado na parede de cavidades internas e externas de órgãos, geralmente de superfícies úmidas – cavidade nasal, oral, tubo digestivo, útero-. Os epitélios de revestimento classificam-se a partir de dois princípios: número de camadas celulares e formato dessas células.
Localiza-se no revestimento da traqueia, brônquios e cavidade nasal. Ou seja, basicamente, O epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado é quase exclusivamente confinado às vias aéreas do sistema respiratório de mamíferos.
Essa camada é responsável pela renovação da epiderme, apresentando intensa atividade mitótica. Os queratinócitos produzidos são constantemente empurrados para as camadas superiores e aumentam sua produção de queratina.
A queratina é uma proteína produzida pelas células queratinócitos. Nas peles lipídicas, a queratina se acumula na superfície,ou seja na camada córnea, levando a um espessamento da epiderme, o que caracteriza uma pele grossa e queratinizada.
Quanto tempo demora para cozinhar uma beterraba?
Qual é a bandeira mais fácil do mundo?
Quais são as contribuições de intervenção no domínio econômico?
Quais são os costumes do povo hebreu?
Vai ser feriado em São Paulo dia 25?
Como está José Roberto Burnier?
Quais são os principais tipos de poluição do solo?
Quais as consequências da decretação da incompetência absoluta?
Como ativar o streaming de mídia no Windows 7?
O que é imputação objetiva e subjetiva?
Qual é a função de um agricultor?
Como funciona o direito de visitas?
Quais são os materiais mais duros?