O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética. A gordura constitui uma forma eficiente de armazenamento de calorias porque apresenta cerca do dobro da densidade calórica dos carboidratos e das proteínas.
ORIGEM DOS TECIDOS ADIPOSOS: A célula tronco mesenquimal, multipotente, origina os fibroblastos ou lipoblastos. Essa última se diferencia em lipoblasto e esse, por sua vez, pode originar células do tecido adiposo multilocular ou unilocular.
Enquanto no tecido adiposo unilocular temos células grandes, no tecido adiposo multilocular, essas são pequenas e de formato poligonal. O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, estando relacionado, portanto, com a manutenção da temperatura corpórea.
Os condrócitos são células maduras com diminuição de sua atividade metabólica, responsáveis pela manutenção da matriz e pelo controle metabólico da cartilagem na qual se encontram.
O tecido hematopoiético atua na pro- dução dos elementos figurados do sangue. Estão envolvidos os processos de renovação, prolifera- ção, diferenciação e maturação células. O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo sendo constituído de glóbulos san- guíneos e plasma.
O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo rico em gorduras e muito importante para os animais, sendo fonte de energia. Nele temos células especializadas, denominadas adipócitos, responsáveis por armazenar lipídios. Esse tecido representa cerca de 20% do peso corporal de pessoas com peso adequado.
São células que fazem parte do tecido adiposo, os adipócitos são responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo humano. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. São capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho.
Dessa forma, o tecido adiposo é composto por células adiposas, conhecidas normalmente como adipócitos, que quando se tornam células maduras armazenam lipídios, principalmente triglicerídeos, em seu interior.
Tecido Adiposo Multilocular É encontrado principalmente em animais que hibernam. Nos seres humanos está presente em recém-nascidos, fica restrito a regiões específicas nos adultos. Recebe o nome de multilocular por causa das várias gotas de gordura suspensas no citoplasma dos adipócitos.
A seguir apresentamos um pouco mais desse tecido, como sua constituição, suas funções e sua classificação. O tecido adiposo é constituído predominantemente por células adiposas, ou adipócitos, envoltas por uma lâmina basal e fibras reticulares.
Tipos de tecido adiposo. O tecido adiposo dos mamíferos pode ser classificado em dois tipos: tecido adiposo comum ou amarelo ou unilocular e tecido adiposo pardo ou multilocular.
Os adipócitos encontram-se distribuídos de forma isolada, podendo também ser encontrados formando pequenos aglomerados pelo tecido conjuntivo frouxo ou formando grandes agregados, constituindo, assim, o tecido adiposo.
Cada célula adiposa é envolvida por uma lâmina basal. No tecido unilocular tem existem septos de conjuntivo que contém vasos e nervos. Nesse tecido adiposo, as fibras reticulares sustentam as células adiposas. Deposição e mobilização dos lipídios
O que foi o governo de Dom Pedro 1?
O que o adjunto adverbial modifica?
Quais são os componentes de um Estado?
O que são dificuldades de aprendizagem?
O que é desenvolvimento psicossocial?
Quais são as abordagens de marketing?
Como tratar dores articulares?
Quanto ganha um controlador de acesso 12x36 noturno?
O que aumenta a absorção de ferro?
Quanto tempo tenho para sacar RPV?
Quanto tempo para receber o passaporte?
Quais são as principais fontes de erros de medição?
Qual a natureza jurídica do contrato de prestação de serviços?
O que são radiofármacos onde e como são utilizados?
O que são contratos administrativos e contratos da Administração?