Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem.
O que é o sulco do pneu? A banda de rodagem é a superfície de um pneu e é a parte que fica em contato com o solo quando o automóvel está em movimento.
Os sulcos dos pneus são pequenos canais esculpidos na banda de rodagem da peça – aquela que tem contato direto com a pista. Quando o dia está chuvoso, é esse canal que mantém a estabilidade do veículo na pista e garante a segurança durante o trajeto.
Os canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem dos pneus são chamados de sulcos e sua principal função é escoar a água evitando assim a aquaplanagem. Os sulcos também garantem a aderência do pneu à pista e essenciais para garantir uma frenagem segura em pista molhada.
“Recomendamos uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada, tenha a capacidade de drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo. 35 curiosidades que você vai gostar
O que diz a legislação é que o pneu deve ter um sulco de no mínimo 1,6 milímetro. Esse mínimo é o que indica o TWI, o Tread Wear Indicator, um tijolinho de borracha que fica lá no fundo do sulco.
Um mesmo modelo de pneu pode ser comercializado com três, quatro ou até mesmo com cinco sulcos. Os sulcos são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem do pneu e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem.
Em anatomia, sulco é uma depressão ou ranhura estreita e alongada encontrada em superfícies anatômicas. Em alguns casos, é o local por onde passam nervos ou vasos sanguíneos, como o sulco coronário no coração.
Mais conhecidos como “bigode chinês”, os sulcos faciais são rugas que se estendem do canto do nariz às extremidades dos lábios, conferindo uma aparência mais envelhecida ao rosto.