O substantivo epiceno é um tipo de substantivo uniforme que possui somente uma palavra para os dois gêneros (masculino e feminino). Eles estão relacionados com os animais sendo diferenciados pelas palavras “macho” ou “fêmea”. Fernando foi picado por uma cobra fêmea. Nasceu um panda macho no zoológico.
[ Gramática ] Diz-se de ou nome que tem apenas um género e designa animais cujo sexo masculino e feminino pode ser determinado através das palavras macho ou fêmea (ex.: em o elefante fêmea encontramos um caso de substantivo epiceno).
Formiga, jibóia, jacaré e tatu são exemplos de substantivos epicenos. Outros exemplos: águia, baleia, borboleta, cobra, corvo, mosca, pulga, rouxinol, sardinha, tigre. A designação é "substantivo epiceno", apenas.
Substantivo Sobrecomum: relacionado com pessoas, por exemplo, a palavra "anjo", utilizada para os dois gêneros: Mariana é um anjo de pessoa; Ricardo é um anjo que apareceu na minha vida. Substantivo Epiceno: relacionado com animais, é utilizado com os termos "macho" e "fêmea" para identificar: cobra macho; cobra fêmea.
As palavras gênio, ídolo e anjo têm em comum o fato de serem substantivos sobrecomuns, isto é, os substantivos que não admitem variação de gênero, ou seja, ou são apenas masculinos, ou apenas femininos.
19 curiosidades que você vai gostar
Chamamos de substantivo sobrecomum o substantivo que não admite contrastes de gênero, quer seja morfologicamente, quer seja sintaticamente, ainda que façam referência a pessoas de diferentes sexos.
Lista de substantivos sobrecomunsa criança;a pessoa;o ser;a criatura;a vítima;o indivíduo;o carrasco;o cônjuge;
Os gramáticos Celso Cunho e Lindley Cintra enumeram alguns nomes de animais que são indicados por substantivos epicenos: a) Femininos: a águia, a formiga, a baleia, a borboleta, a mosca, a pulga, a sardinha. b) Masculinos: o besouro, o condor, o crocodilo, o gavião, o polvo, o rouxinol, o tatu.
Substantivo concreto é a classe dos substantivos que designa coisas palpáveis, como pessoas, objetos, animais e lugares. Ou seja, ele nomeia tudo aquilo que é possível “ver” ou “tocar” concretamente. Por exemplo: livro, lápis, gato, anjo, faca, fada.
São os que sofrem flexão dependendo do gênero do substantivo
Os adjetivos biformes possuem duas formas diferentes e se adequam com o gênero do substantivo que estão acompanhando.
Os substantivos uniformes podem ser: a) Substantivos epicenos: são os nomes de animais que possuem apenas um gênero gramatical para designar os dois sexos.
Substantivo derivado é aquele que tem origem em outro substantivo. Portanto, ele é derivado de um substantivo primitivo.
O substantivo comum é o nome genérico que se dá a um mesmo grupo de seres ou de objetos ou que designa uma abstração. Em outras palavras, é o nome que não individualiza ou especifica determinado ser animado ou inanimado, pois serve para todos os indivíduos de uma mesma categoria, e, por isso, vem em letra minúscula.
(jacaré fêmea - substantivo epiceno. A palavra jacaré não tem flexão de gênero, portanto, quando nos referirmos ao feminino devemos usar a palavra fêmea)Portanto, o feminino de jacaré é jacaré fêmea.
É um substantivo que admite o plural em –ões (gaviões) e o feminino em –ã e em –oa: gaviã e gavioa.
Substantivo AbstratoSubstantivo abstrato são palavras que têm o objetivo de indicar seres que dependem de outro para existir, ou seja, seres sem existência própria. ... Veja alguns exemplos de substantivo abstrato:Qualidades: honestidade, bondade, beleza e inveja. ... Estados: velhice, ilusão, pobreza e doença.
Os substantivos que os representam chamam-se abstratos; são concretos os nomes de referência direta aos seres. Alegria, tristeza, formosura, probidade são substantivos abstratos; casa, mulher, jardim, homem são substantivos concretos."
Substantivo abstrato é um tipo de substantivo que indica qualidade, sentimento, estado, ação e conceito. Essas palavras abstratas não existem por si só, uma vez que dependem de outro ser para se manifestarem, por exemplo: alegria, beleza e felicidade. A alegria de Ana Paula é contagiante.
Há nove classificações de substantivos quanto aos seus tipos: comum, próprio, concreto, abstrato, simples, composto, derivado, primitivo e coletivo.
Respondendo à pergunta, o feminino de cabrito é cabrita. As duas palavras se diferenciam pelas terminações A e O, chamadas de artigo. O representa o artigo masculino, e A representa o artigo feminino.
Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra. Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc. Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.
Substantivos primitivos devem ser entendidos sob o prisma da formação das palavras, pois eles possuem radicais diretamente importados das línguas-mães, não apresentam afixos e, em vista disso, são capazes de dar origem a outros termos, os quais são chamados de derivados.
substantivo feminino Ser criado, que existe, que tem existência real ou fictícia.
Quais são os resíduos de saúde?
Como instalar um pacote Debian pelo terminal?
Quando acabou a Idade da Pedra?
É possível classificar os motores de combustão em duas categorias Quais são elas?
Qual a origem do bairro de Messejana?
Como foi o surgimento da Grécia antiga?
O que são os índios brasileiros?
Como é formada a equipe de saúde da família?
Como descer geladeira em escada?
Quais são os 3 principais produtos de exportação do Brasil?
Como foram feitos os primeiros filmes?
Como são conhecidos os radioisótopos que são?
Quem fundou a Academia Brasileira de cordel?
Como instalar uma ROM pelo celular?
Como tirar adesivo de geladeira velha?
Como tirar as propagandas do jogo?