Tipos de injeções para cachorros Injeção subcutânea para cachorro: são aquelas administradas sob a pele. Elas são geralmente aplicadas no pescoço, perto da cernelha, que é a área da coluna vertebral entre as escápulas. Injeção intramuscular para cachorro: são as que se aplicam no músculo, como seu próprio nome indica.
Como aplicar injeção subcutânea em cachorro
Pegue uma dobra de pele na região do pescoço; Posicione a injeção paralelamente ao corpo do pet; Introduza alguns centímetros da agulha na pele. Puxe o êmbolo para verificar se há presença de sangue.
Via subcutânea (SC):
A aplicação por via subcutânea é feita diretamente abaixo da pele do animal. Esse método é ideal para a administração dos medicamentos que precisam ser absorvidos de forma lenta e contínua. É indicado para as principais vacinas que devem ser aplicadas nos bovinos.
A injeção subcutânea é aplicada no tecido adiposo, logo abaixo da derme. Ela é utilizada para a administração de medicamentos e vacinas que não causam irritação nos tecidos do corpo e precisam de uma absorção lenta e gradual.
É uma forma de aplicação mais segura e mais fácil. É também na tábua do pescoço. Ou no tórax.
37 curiosidades que você vai gostar
Figura 4: (A) Forma correta de aplicação da injeção subcutânea. A pele deve ser puxada para formar uma prega e deve-se introduzir a agulha paralelamente ao corpo do animal, de cima para baixo, permitindo a injeção no tecido subcutâneo e evitando refluxo do líquido.
Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)
A injeção deve ser aplicada profundamente no tecido subcutâneo. Caso seja utilizada uma agulha de 1,2 cm, o ângulo de inserção deverá ser de 90º, ou seja: perpendicular à superfície cutânea. Já as injeções com agulhas de 1,5 cm são inseridas num ângulo de 45º.
Para fazer a injeção subcutânea, pinçar o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.
Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço. Um exemplo clássico de vacina intradérmica é a BCG.
A área mais adequada é a tábua do pescoço. Evite fazer em qualquer outra região.
Evite manipular os animais 2 horas após a aplicação e se for necessário, este manejo deve ser calmo e tranqüilo até o pasto que permanecerão.
Injeções IM são melhor aplicadas na parte mais alta do pescoço, e não no meio, visto que este é o local onde a veia jugular e as artérias estão. Golpeie a área firmemente algumas vezes com o punho, depois espete a agulha. Deixe que o animal se acalme um pouco se ele tiver pulado quando você enfiou a agulha.
A AAFP, em seu guia de 2013, recomenda a aplicação subcutânea das vacinas o mais distalmente possível na face lateral dos membros torácicos e pélvicos.
Passar uma gaze com álcool na pele do local de aplicação da injeção; Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa. Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega.
Como aplicar injeção intramuscular em cachorroRecomenda-se perfurar a coxa, entre o quadril e o joelho.É preciso ter em mente a localização do osso para não perfurá-lo.Quando perfurar, introduza a medicação lentamente, ao longo de aproximadamente 5 segundos.
Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.
Quantidade de solução a ser introduzida: 0,5 a 01 ml; o comprimento da agulha varia na dependência do ângulo de acesso: - Ângulo de 90º : agulha 13 X 4,5 ou 13 X 3,8; - Ângulo de 45º: agulha 20 X 6/7 ou 25x7.
Na aplicação subcutânea, costuma-se usar a agulha 18x10.
AGULHA: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão.
A 13×4,5mm, assim como as agulhas de canhão amarelo, podem ser utilizadas em administrações subcutâneas na área pediátrica, mas é mais comum o uso em administrações intradérmicas em adultos.
Para as agulhas com comprimento de 4 e 5 mm, recomenda-se o ângulo de 90 graus. Já para as agulhas de 6 e 8 mm, o ângulo poderá variar entre 90 e 45 graus e para os comprimentos maiores que 8 mm, deve ser feito o ângulo de 45 graus.
A injeção subcutânea é uma técnica na qual um remédio é administrado, com uma agulha, na camada adiposa que fica por baixo da pele, ou seja, na gordura corporal, principalmente da região abdominal.
Intramuscular: neste caso, a vacina é aplicada no tecido muscular, com volume máximo de 5 mL. As regiões devem estar distantes dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, sendo que o músculo vasto lateral da coxa (região ventroglútea) e o músculo deltoide (braço) são os locais mais recomendados.
A técnica consiste em esticar a pele para baixo ou para o lado do local onde se pretende aplicar a injeção, até o final da administração do medicamento Esta ação move os tecidos cutâneo e subcutâneo por aproximadamente 1 a 2 cm.
Quem tem mais carros no mundo?
Como se dá a absorção dos medicamentos?
Quais os tipos de martelos que existem?
O que é o sistema ventricular do cérebro?
Onde fica o sensor do air bag?
Qual objetivo de trabalhar aumentativo é diminutivo?
Quem tem problema de refluxo pode tomar café descafeinado?
O que é e como funciona o parlamentarismo?
Pode limpar painel de carro com detergente neutro?
O que significa TRCF na conta de água?
Como saber se a incompetência é relativa ou absoluta?
Como fazer um resumo para apresentação de monografia?
Qual o papel do técnico de enfermagem na sala de emergência?