SPDA é a sigla para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas¸ mas é conhecido popularmente como para-raios. Como o próprio nome diz, ele tem a função de impedir e minimizar o impacto das descargas atmosféricas. Principalmente em estruturas e edificações, como prédios e estabelecimentos industriais.
O SPDA serve para proteger pessoas, edifícios, prédios, tanques, tubulações e outros contra descargas atmosféricas. A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra. Ele evita/minimiza os danos em construções e pessoas oriundos de tais descargas.
Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.
Sua empresa possui o laudo SPDA? Este documento é fundamental, pois é responsável por analisar as condições do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Assim, de modo geral, é possível verificar se o SPDA, também conhecido como para-raios, existe na empresa e se funciona adequadamente.
SPDA – Sistema de Proteção de descargas atmosféricas.
26 curiosidades que você vai gostar
Tipos de SPDASPDA moderno com Para-Raios Ionizante. ... SPDA pelo método de Gaiola de Faraday. ... SPDA pelo método da Ponta Franklin. ... SPDA pelo método das Esferas Rolantes.
O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW. Segundo o Corpo de Bombeiros, a instalação desse mecanismo também é necessária nos seguintes locais: edifícios com mais de 30 metros de altura; ... estruturas isoladas que apresentam uma altura superior a 25 metros.
Para obter o laudo de vistoria spda, é preciso contratar uma empresa especializada do setor de Proteção contra Descargas Atmosféricas. O serviço avalia a condição das hastes, isoladores, luz piloto, entre outros componentes do para-raios.
O laudo SPDA é um documento técnico assinado por profissionais habilitados pelo Crea – normalmente engenheiros-eletricistas credenciados. Ele descreve o resultado da perícia técnica feita na edificação, bem como os problemas encontrados no sistema de proteção contra raios.
Quem pode emitir laudos técnicos? O laudo de SPDA deverá ter como signatário um profissional habilitado (Engenheiro Eletricista), vinculado ou não a uma pessoa jurídica, com o devido registro na entidade de classe (CREA).
O sistema de aterramento e SPDA são dois sistemas distintos, mas um cabe ao outro. O SPDA é dividido em três etapas: a primeira é a captação das descargas elétricas pela antena, esta por sua vez direciona as descargas para os fios condutores que os destinam ao aterramento.
O aterramento SPDA é uma das técnicas que compõe os sistemas de proteção contra descargas elétricas atmosféricas, conhecidas popularmente como SPDA, que tem como função diminuir a colisão das decorrentes descargas atmosféricas, que podem ocasionar explosões, danos materiais, incêndios e, até mesmo, pôr em risco à vida ...
O captor franklin protege a edificação como um cone formado a partir de sua ponta, com um ângulo que varia conforme a sua altura em relação à terra. A sua instalação compõe-se na utilização de um ou mais mastros com captores de modo que toda a estrutura da edificação fique dentro da proteção do sistema.
Objetivo e funcionamento. O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas ou para-raios, tem como objetivo minimizar e evitar os efeitos que as descargas atmosféricas causam em ambientes, tanto em relação às pessoas quanto em relação a estruturas.
Sua principal função é a de redistribuir as correntes elétricas que estejam trafegando pelos condutores de descida do SPDA. Quando instalado corretamente, esse condutor horizontal deve interligar todas as descidas.
Componentes dos SPDACaptor: trata-se de um elemento pontiagudo que tem como objetivo interceptar as descargas atmosféricas. ... Condutores de descida: tem como função elevar a corrente elétrica do captor para a terra. ... Haste para suporte do captor: Essa haste deve ser de cobre e presa a cobertura, fixada em um isolador.
Ainda sim, o preço da manutenção e do laudo, que a principio é anual, varia de acordo com os problemas encontrados na vistoria a ser feito pelo engenheiro responsável. Agora, se o para raio não tiver problemas, necessitando apenas da emissão do laudo, o preço vária em média de R$ 300,00 à R$ 400,00.
1 ano para empresas contendo munição ou explosivos, locais expostos à corrosão atmosférica severa ou instalações de empresas fornecedoras de serviços considerados essenciais; 3 anos para as demais organizações.
Etapas do projeto de SPDAGerenciamento dos possíveis riscos.Definição de recursos de proteção.Determinação da forma adequada de proteção.Determinação da quantidade e posição das descidas.Definição do condutor de aterramento.Indicação das equalizações de Potenciais.Estipular as MPS-Medidas de Proteção contra Surtos.
O Laudo de Aterramento somente poderá ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista, conforme preconiza o item 10.2.7 da NR10, visto que é um item que compõe o Prontuário das Instalações Elétricas (PIE NR10).
Os riscos a serem avaliados em uma estrutura são:R1: risco de perda de vida humana (incluindo ferimentos permanentes);R2: risco de perda de serviço ao público;R3: risco de perda de patrimônio cultural;R4: risco de perda de valor econômico.
Porém, alguns casos a necessidade de instalação são evidentes, como:locais de grande afluência de público;locais que prestam serviços públicos essenciais;áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;estruturas isoladas, ou com altura superior a 25 m;estruturas de valor histórico ou cultural.
Enquanto que na “cidade maravilhosa” a lei obriga que somente os prédios com mais de 30 metros possuam o equipamento, na “Ilha da Magia” é obrigatório que toda ocupação residencial privativa multifamiliar, com 20 metros ou mais de altura, ou que possua área construída superior a 750m² seja equipado com o Sistema de ...
Além disso, a Norma NBR 5419 define qual a exigência de para-raio e SPDA em condomínios. A altura mínima para instalar para-raios é de 25 metros. Mas, as construções em áreas com alta densidade de descargas elétricas são obrigadas a ter para-raios independente da altura.
O Corpo de Bombeiros exige então a instalação de para-raio em edificações com definições como:Que contenha materiais inflamáveis;Prédios com mais de 30 metros de altura;Estruturas isoladas com mais de 25 metros de altura,Entre outros requisitos.
Quanto custa autenticar documento?
Quantas cápsulas de valeriana posso tomar por dia?
Qual a diferença entre sal e flor de sal?
A agricultura moderna caracteriza-se por?
O que sao e quais sao os fatores climaticos?
O que fazer esta semana em lisboa?
Qual o principal objetivo da intranet?
Quando posso emitir nota fiscal complementar?
Qual é a função do ácido hialurônico?
Quem teve câncer de mama é considerado deficiente?
Quais são os tipos de exames Parasitologicos?
Qual é a principal matéria prima na produção de biscoito?
O que é o arrependimento eficaz?
Quantas turbinas Eolicas existem no Brasil?