O aparelho urinário ou sistema urinário é um conjunto de órgãos envolvidos com a formação, depósito e eliminação da urina. O aparelho é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Os materiais inúteis ou prejudiciais ao funcionamento do organismo não são assimilados, sendo assim eliminados.
O rim é o principal órgão do aparelho urinário com diferentes e importantes funções para o organismo, tais como a filtragem do sangue para a eliminação de resíduos tóxicos excedentes ao organismo, regulação da produção de glóbulos brancos e formação dos ossos, regulação da pressão arterial sanguínea, produção de ...
Fisiologia renal é a parte dos estudos dos rins, órgão encontrado aos pares no organismo humano e localizado na cavidade abdominal logo abaixo das costelas. Os rins fazem parte do sistema urinário, responsável pela produção de urina, o principal produto de excreção do organismo.
O Sistema Urinário ou Aparelho Urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, possui a função de filtrar as "impurezas" do sangue que circula no organismo. O Sistema Urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias, formada por dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
O sistema excretor é formado pelo conjunto de órgãos que atuam no processo de “limpeza” do organismo. Esses órgãos atuam de modo a eliminar as substâncias tóxicas ou que estão em nível elevado na circulação sanguínea. O processo de excreção acontece através do líquido denominado urina.
43 curiosidades que você vai gostar
O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo.
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
O sistema urinário é formado por órgãos, cuja principal função é a filtração do nosso sangue. Ele também é responsável pela eliminação de substâncias nitrogenadas, que surgem do metabolismo celular, e pelo controle da quantidade de sais, água e outras substâncias em nosso corpo.
O sistema urinário é muito importante para a eliminação de catabólitos do nosso corpo e, consequentemente, para a manutenção do equilíbrio interno do organismo. A partir dele é possível controlar a quantidade de água, bem como a quantidade de substâncias necessárias e indesejáveis.
A urina deixa os néfrons através dos dutos coletores e chega ao ureter. O ureter leva a urina até a bexiga urinária. A bexiga é um órgão elástico que armazena a urina até ela ser eliminada. Da bexiga parte um canal, chamado uretra, que transporta a urina da bexiga para o meio externo.
Cada rim é revestido por três camadas de tecido: a fáscia renal, a cápsula adiposa e a cápsula fibrosa. A anatomia interna dos rins é dividida em duas zonas, o córtex e a medula renal. O córtex renal corresponde à camada mais externa, logo após a cápsula fibrosa do rim.
A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra. A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons. Inicialmente, ocorre o processo de filtração no interior do corpúsculo renal.
A pressão hidrostática do sangue no interior dos capilares glomerulares é a força responsável pela ultrafiltração glomerular. Portanto, o processo de filtração glomerular, do ponto de vista termodinâmico, é passivo, não necessitando de energia metabólica.
Mas o trabalho dos rins não tem por finalidade única nem principal a eliminação do excesso de água. Na urina, a água entra mais uma vez como veículo que permite a excreção de resíduos resultantes da atividade orgânica. E o caso da ureia “bagaço” final das proteínas aproveitadas e reaproveitadas pelo organismo.
Todas são as funções dos rins, exceto: a) eliminação de resíduos metabólicos. b) regulação do balanço hidroeletrolítico e do equilíbrio ácido-básico. c) conservação de nutrientes e glicólise. d) função endócrina.
Néfron: função
Com cerca de 1,4 milhão deles presentes em nosso corpo (quase que 700 mil em cada rim), o néfron tem como principal função processar os fluidos que não serão mais úteis para nós, dando origem assim à urina.
6 principais doenças do sistema urinário e como tratar
Infecção urinária. ...
Insuficiência renal. ...
Doença renal crônica. ...
Cálculos renais. ...
Incontinência urinária. ...
Câncer.
Eles filtram as impurezas, controlam a pressão arterial, e ainda produzem hormônios e vitaminas. Conheça melhor seus rins.
O sistema urinário, também chamado de aparelho urinário, é o sistema do corpo humano responsável por retirar, do nosso organismo, as substâncias tóxicas e que estão em excesso. Ao garantir que essas substâncias sejam eliminadas, ele promove o que chamamos de homeostase — o equilíbrio do meio interno do nosso corpo.
O aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.
O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por:
Dois rins;
Dois ureteres;
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Uma bexiga;
Uma uretra.
A uretra feminina é mais simples que a masculina: localiza-se logo atrás do púbis e antes da vagina. Na mulher, a uretra é mais curta com certa de 5 cm de comprimento e 8 mm de diâmetro. Enquanto que a uretra masculina é mais complexa e tem cerca de 16 cm e de 8 e 10 mm de diâmetro, desde a bexiga até o final do pênis.
Os resíduos formados a partir das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados através:
do sistema respiratório (gás carbônico)
da pele (suor)
do sistema urinário (urina)
Por excreção se entende a passagem dos fármacos da circulação sangüínea para o meio externo; é através deste processo que os compostos são efetivamente removidos do organismo.
Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.
Como mudar a cor do realce no Adobe Acrobat?
Como Imprimir várias fotos em uma folha no Photoshop?
Qual o correto Pentio ou penteio?
É comum a crença de que os morcegos são cegos?
Como escreve pastéis em português?
Como se escreve pavão feminino?
O que é responsabilidade social e corporativa?
O que significa reparação do dano na esfera penal?
Quais são as pragas que atacam o alho?
Qual é o papel da sociologia diante dos problemas ambientais?
Qual a origem da palavra piada?
Como gravar áudio sem a pessoa perceber?
Qual a relação da perícia com a arbitragem?