A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante (visão + audição) ... cheiro azedo (olfato + paladar)
Sinestesia- Sua voz soava docemente pelo salão principal.- A visão fria da morte tomava conta de todos.- O cheiro doce da infância estava naquelas fotos.- soava docemente (audição e paladar)- visão frio (visão e paladar)- cheiro doce (olfato e paladar)
Sinestesia é um fenômeno neurológico que consiste na produção de duas sensações de natureza diferente por um único estímulo. É um termo que caracteriza a experiência sensorial de certos indivíduos nos quais sensações correspondentes a um certo sentido são associadas a outro sentido.
Figura de linguagem que se refere ao plano sensorial
A sinestesia é uma figura de palavra ou tropos, assim como a metonímia e a metáfora, que fazem referências à percepção sensorial - tato, audição, olfato, paladar e visão.
Há certa confusão em relação aos termos sinestesia e cinestesia: o segundo termo (cinestesia) refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos (Michaelis, 1998); o primeiro termo (sinestesia) refere-se a uma sensação secundária que acompanha uma percepção, ou seja, ...
22 curiosidades que você vai gostar
Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. ... Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. Um exemplo mais adequado é dizer que o indivíduo "partiu", ou que "deixou esse mundo".
O que é a Perífrase:
Consiste no uso de muitas palavras ou uma frase complexa para se referir a algo que poderia ser dito de modo simples. A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. ... Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.
Significado de Antonomásia
substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas (por Camões), o Redentor (por Jesus Cristo). Alcunha, apelido, cognome.
CatacreseO pé da mesa estava quebrado.Descasque dois dentes de alho para a comida.A cabeça do prego está torta.A asa da xícara quebrou-se.Sentou-se no braço da poltrona para descansar.Ele já compôs a cabeça do samba.O inseto é menor que a cabeça do alfinete.
Quais são as máquinas mais usadas na agricultura?
O que a OMS diz sobre cuidados paliativos?
Como funciona a cobrança do LIS Itaú?
O que significa onda maluca na Bahia?
Como tirar manchas de outras cores?
O que são agregados na construção?
Qual o valor do m2 do quartzo branco?
Quais são os sintomas da falta de testosterona?
Qual o custo de uma impressora 3D?
Quais são as vertentes principais do cristianismo?
Como o polietileno verde é produzido?
Qual a principal característica do clima frio?
Quem foi Maquir no Velho Testamento?
O que é ser uma pessoa orgulhosa?