O conceito de sexismo foi originalmente formulado para aumentar a consciência sobre a opressão de meninas e mulheres, embora no início do século 21 ele às vezes tenha sido expandido para incluir a opressão de qualquer sexo, incluindo homens e meninos, pessoas intersexuais e pessoas trans.
“Sexismo é o preconceito ou discriminação baseada no sexo ou gênero de uma pessoa. O sexismo pode afetar qualquer gênero, mas é particularmente documentado como afetando mulheres e meninas.
O machismo é uma forma de sexismo, isto é, uma atitude de descriminação baseada no sexo ou gênero de uma pessoa. Isso significa que o sexismo pode afetar qualquer gênero e sexo, mas, historicamente, não se tem documentação de que já tenham existido sociedades sexistas com opressão do sexo masculino.
A visão sexista, de discriminação entre os sexos, é dominante em nossa sociedade e, por consequência, nas nossas escolas. Tanto nosso comportamento como a forma que pensamos, sentimos, falamos, sonhamos ou fantasiamos é influenciado pela imagem que possuímos de nós.
Uma educação não-sexista se propõe a ir contra tudo isso. Ela almeja, entre outras coisas, sair do campo teórico e descer à prática cotidiana, empreendendo ações que primem pela igualdade concreta entre os sexos.
41 curiosidades que você vai gostar
Educação não sexista
Esse talvez seja o passo mais importante para alcançarmos uma sociedade não sexista. Educar nossas crianças em busca da igualdade é essencial. Os pais e professores precisam estar cientes dos seus papéis na educação e socialização das crianças.
O significado do termo machismo
O termo “machista” deriva da palavra macho, na prática está associado a uma masculinidade exacerbada, a uma sensação de superioridade sob o feminino pautada unicamente no seu sexo e reafirmada através dos “deveres” para com a família.
Misandria é a repulsa, desprezo ou ódio contra o sexo masculino. Esta é uma forma de aversão patológica aos homens, enquanto gênero sexual, sendo considerada o oposto da misoginia, que é o sentimento de repulsa e ódio pelo sexo feminino.
Homens também não estão completamente livres, principalmente os que não se encaixam em certos padrões e características. O mesmo acontece com pessoas que se identificam com outros gêneros, que são constantemente vítimas de preconceito e violência.
Como é a estrutura organizacional linear?
Quantas horas se trabalha na Irlanda?
Com quantas semanas se faz a primeira ecografia?
Quem são os legitimados ativos?
Quanto rende 500 mil na conta?
Quanto custa uma cirurgia de pálpebras 2021?
Quem é responsável pelo aluno?
Como calcular mão de obra pintura?
Quanto o Bradesco cobra para emitir boleto?
Quando a impermeabilização do solo ocorre?