Maker, em inglês, significa realizador, criador, fazedor. Os “faça-você-mesmo” não é nenhuma novidade para educadores, estudantes e o restante da sociedade.
5 coisas que você precisa saber para se tornar um MAKER
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos.
Dentro da Educação, a cultura maker só traz benefícios porque ajuda na formação da motricidade e agrega outras habilidades no desenvolvimento dos estudantes, como estímulo à criatividade, à ludicidade e ao espírito colaborativo, entre outros vários aspectos.
O Educador Maker é um profissional que precisa romper fronteiras do ensino convencional e se reinventar sempre para conduzir as aulas. “Por se posicionar como não detentor do conhecimento, fica evidente que o seu processo de aprendizagem é contínuo”, comenta Omae.
O movimento Cultura Maker é uma evolução do “Do it yourself” ou, em bom português, do “Faça você mesmo”. O conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano.
Um aspecto importante desse universo "maker" é o espaço físico, sendo famosos os laboratórios de fabricação onde estão disponíveis máquinas e ferramentas como impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos e acessórios para desenvolver eletrônica.
Quienes no tienen profesión y modo de vida o afición estrechamente unidas, incluso pueden salir beneficiados de ser un maker, según Alejandro: “ También hay muchos casos de gente que prefiere trabajar en otros campos y romperse la cabeza sólo en su tiempo libre ” Y por supuesto que no hay que nacer maker para poder disfrutar de este modo de vida.
Los makers de hoy pueden crear hardware capaz de explorar las profundidades del océano, ir al espacio, y solucionar problemas críticos que antes eran del dominio de las grandes y bien financiadas organizaciones. Inventan nuevas soluciones, llevan innovaciones al mercado, y obtienen una perspectiva interesante a través de la Ciencia Ciudadana.
De acuerdo al Media Lab del MIT, los makers tratan a los átomos como a los bits — utilizando las poderosas herramientas de la industria del software para revolucionar la forma en que hacemos objetos tangibles. Artesanos, reparadores, aficionados, e inventores pueden ser considerados makers o hacedores.
Se siente orgulloso de considerarse un maker desde que tiene uso de razón. La curiosidad sobre cómo funcionan las cosas la tiene desde pequeño.
Quais os cursos técnicos do futuro?
O que fazer com sangue pisado no dedo?
Como salgar o bacalhau dessalgado?
O que significa o número 5 em hebraico?
Quantas fases tem um processo trabalhista?
Em que casos o artigo definido pode ser usado?
O que Ellen White diz sobre adoração?
Qual é a formação de um anestesista?
O que é avaliação do equilíbrio?
Quais os produtos mais usados em salão de beleza?
É possível ter contrações e não sentir dor?
Quem tem problema de coração pode tomar antidepressivo?
Quem está fazendo dieta pode comer queijo?
O que caracteriza o desenvolvimento de um vegetal?
O que significa ser o número 4?
O que não pode faltar no projeto?
Quais os principais autores do Realismo e Naturalismo?