A responsabilidade social tem o conceito de adoção de postura, ações, comportamentos e atitudes visando bem-estar coletivo da comunidade. Sempre tentando compreender a função de cada um no ambiente de engenharia. A responsabilidade social traz consigo conceitos de sustentabilidade que extrapolam questões ambientais.
As organizações socialmente responsáveis são aquelas que repensam suas posturas, comportamentos e condutas atuais e, dessa forma, se estruturam para colocar em prática atitudes que promovam o bem-estar dos envolvidos. Dentre essas ações, estão aquelas voltadas para o benefício da sociedade e também do meio ambiente.
Tipos de responsabilidade socialResponsabilidade Social Corporativa (RSC)Responsabilidade Social Empresarial (RSE)Responsabilidade Social Ambiental (RSA)
Os benefícios obtidos pela empresa socialmente responsável são incalculáveis, vou destacar alguns: Melhoria na reputação da marca, atrai mais investidores, elevação do engajamento dentro do ambiente de trabalho, colaboradores mais comprometidos com o sucesso do negócio, aumento da credibilidade gerando mais confiança ...
Pessoas responsáveis não adotam um comportamento porque ele é certo, adota porque ele faz bem para suas vidas. A responsabilidade nos traz a consciência de que é preciso assumir a culpa pelos nossos fracassos e não apontar o dedo para outras pessoas sempre que algo de errado acontece.
33 curiosidades que você vai gostar
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar o ambiente e a comunidade ao redor da empresa. Ou seja, ela tem como intuito capacitar e inspirar as pessoas, criando novas oportunidades de negócios para os públicos.
A responsabilidade pode ser classificada em diferentes grupos, então os tipos de responsabilidades mais proeminentes são as seguintes:Social;Ambiental;Civil;Criminal (ou delitiva);Administrativa;Moral;Política;Ministerial;
Responsabilidade social é quando empresas, de maneira voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar de seu público interno e externo. Trata-se de uma prática espontânea, isto é, ela não deve ser tomada a partir de determinações do governo, por exemplo.
A responsabilidade social interna focaliza o público interno da empresa, ou seja, seus funcionários e respectivos dependentes. Já a responsabilidade social externa se concentra na comunidade mais próxima da empresa ou no ambiente em que ela está inserida (MELO NETO; FROES, 2001).
Portanto, a empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses de acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos.
Responsabilidade social: 7 ações voluntárias organizadas por grandes empresasCyrela. Por meio do Instituto Cyrela, a empresa, uma das maiores do setor imobiliário nacional, promove ações solidárias e de impacto social relevante, a partir de seu programa de voluntariado. ... Deloitte. ... L Oreal. ... Walmart. ... Santander. ... 3M. ... Natura.
Como ser uma empresa socialmente responsável na prática?Reduzir o impacto ambiental.Educar o público-alvo.Criar líderes ambientais.Usar produtos naturais.Ações de voluntariado.Fazer doações para instituições sociais.
Na responsabilidade Social Externa as empresas podem trabalhar com a comunidade onde ela está inserida, as comunidades carentes, seus fornecedores, o governo e outros. Atuando em áreas como educação, saúde, assistência social, cultura, meio ambiente e outras.
Já a responsabilidade social empresarial interna tem como foco o bem estar de seus funcionários e dependentes de forma a levá-los a uma maior dedicação, empenho e lealdade, atingindo assim a máxima produtividade e qualidade dos serviços prestados.
O conceito, definido como responsabilidade social individual, inclui o envolvimento de cada pessoa em relação à comunidade onde vive, mostrando interesse para o que está acontecendo na sua comunidade ou na resolução de alguns dos problemas locais.
Ser responsável significa ter a capacidade de cumprir com os seus compromissos. A responsabilidade não está relacionada apenas com o campo profissional, por exemplo, qualquer trabalhador deve cumprir sua jornada de trabalho de forma eficiente.
As principais características da responsabilidade social corporativa são: Uma prática empresarial responsável. Seguir estratégias de marketing responsáveis. O compromisso com iniciativas voluntárias que vão além do que é exigido pela legislação e pelas obrigações contratuais adquiridas.
As empresas que estão normalizadas e/ou certificadas no âmbito de normas relacionadas com a RS, não são necessariamente socialmente responsáveis. Em primeiro lugar, muitas normas levam em consideração apenas determinados aspectos, em detrimento de outros, cujo incumprimento implica muitas vezes uma conduta anti-RS.
Para gerar responsabilidade do Estado, devem surgir três elementos: a conduta administrativa, o dano e o nexo causal.
“A responsabilidade solidária é aquela em que o credor, ele pode exigir de um ou de todos os devedores ao mesmo tempo a completude da obrigação devida, do débito devido. A responsabilidade subsidiária é aquela que o ordenamento jurídico impõe ao credor o respeito ao benefício de ordem dos devedores.
A responsabilidade objetiva tem como requisitos a conduta, o dano e o nexo causal. Ou seja, nesses casos o causador do dano deverá indenizar a vítima mesmo que não seja comprovada a culpa. Por outro lado, na responsabilidade subjetiva é necessário comprovar a conduta, o dano, o nexo causal e culpa do agente.
O desafio presente para o movimento da RSE tem duas faces: de um lado, a internalização de seus conceitos e das práticas em todas as áreas das empresas e, de outro, a articulação das ações de responsabilidade social com as políticas públicas.
Está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade. Todos são responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão.
O conceito de “responsabilidade” pode ser definido por uma ação que vem de dentro de cada um de nós, como um senso de comprometimento para assumir consequências e tomar decisões. Ela é imposta quando nos dizem o que deve ser feito e somos responsabilizados por isso.
Busca atender à necessidade de a população ser mais socialmente responsável e ambientalmente sustentável. Assim, pessoas físicas e jurídicas passam a adotar medidas que visam o benefício da sociedade e do meio ambiente.
Quais são os juros moratórios legais?
Qual o objetivo de se definir estratégias?
Para que é indicado a dipirona?
Como saber se o gás do ar condicionado está pouco?
Como usar banho a seco em cães?
Qual caderno é bom para desenhar?
Qual a importância do sistema de drenagem no projeto de muros de contenção?
O que é o processo de carbonatação?
Quais animais voltaram da extinção?
Quais os benefícios da metodologia ativa?
O que significa o número 7 na vida da pessoa?
Como se preparar para uma sessão de Reiki?
O que significa prazo para interposição de recurso?
Como entender o perfil do pneu?